Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de junho 2010

A nova guerra

29 de junho de 2010 0

Foi divulgado hoje o primeiro trailler de Tropa de Elite 2, que estreia dia 08 de outubro. O filme foi rodado entre 25 de janeiro e 15 de abril no Rio de Janeiro. Dirigido por José Padilha e produzido por Marcos Prado, traz Wagner Moura no papel principal. O roteiro é Bráulio Mantovani.

Na nova história, O capitão Nascimento enfrenta um novo inimigo: as milícias. Ao bater de frente com o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que imaginava. E não é só. Ele precisa equilibrar o desafio de pacificar uma cidade ocupada pelo crime com as constantes preocupações com o filho adolescente. Quando o universo pessoal e o profissional de Nascimento se encontram, o resultado é explosivo. Confira aí algumas das imagens do novo filme:

Lacuna

26 de junho de 2010 0

Desisto, insisto?

Ao meio, partido

Frente ao revés

Invisto. E só.

Kuduro progressivo

25 de junho de 2010 1

Há dias estive com uma moçada de Portugal, num encontro de dança em Salvador. Muitos papos, muitas informações. Uma das novidades que descobri foi que o povo de lá, e de boa parte da Europa, está dançando ao som do kuduro progressivo. O kuduro, originado em Angola, ganha versão mais eletrônica ao som da banda portuguesa Buraka Som Sistema. Confira aí no vídeo uma amostra do gênero.

Arquitetura fashion

25 de junho de 2010 0

As formas da arquitetura da obra de Oscar Niemeyer, um trangressor da arquitetura moderna, inspiraram o trabalho de Daiane Roldo do Amaral, que também recebeu menção honrosa no 21º Prêmio UCS/Sultextil.

Poesia que transgride

25 de junho de 2010 0

Na criação da aluna Marina Rissinger Pedron, a poesia concreta deu a forma da roupa. O trabalho de recorte do tecido e o antológico poema Viva a Vaia, do genial concretista Augusto de Campos, foram vetores da roupa, que também obteve menção honrosa no 21° Prêmio UCS/Sultextil.  

Trangressão manufaturada

25 de junho de 2010 0

Eis o trabalho assinado por Anelise Dellazeri, que recebeu uma das menções honrosas do 21º Prêmio UCS/Sultextil, quarta-feira à noite, no Campus 8 da UCS. A figura transgressora que inspirou o trabalho foi Joana D´Arc. O trabalho de artesania da peça chamou a atenção dos jurados.

Prêmio para roupa 3D

24 de junho de 2010 0

Ricardo WolffenbüttelMarcos Paulo Piccoli vibrou ao receber o Prêmio UCS/Sultextil, ontem à noite, no Campus 8 da UCS. Seguindo o tema transgressão, ele criou peças masculinas cheias de volumes e texturas.

Concebeu seus modelos no computador, em 3D, para depois confeccionar as peças. Um trabalho elogiado pelo estilista Luciano Canale, que integrou o júri. Como prêmio, o novo e promissor estilista ganhou uma viagem a Paris. Mais detalhes na 3por4 impressa de amanhã.

E vale reforçar o convite: a hoje, às 19h30min, é o último dia Maratona de Moda, com o tradicional desfile com materiais alternativos. O tema é rock' n roll e a coluna adianta que todas as peças foram confeccionadas em jeans. Passa lá para ver a criatividade da moçada de perto.

Empreendimento

08 de junho de 2010 1

O Dimenti é um grupo que articula muitas linguagens em sua trajetória na cena cultural baiana. Ontem, assistindo ao Um Dente Chamado Bico, na sede do ICBA, em pleno Corredor da Vitória, zona de moradia das mais caras de Salvador, deu pra ver como eles amarram seu discurso artístico às questões de identidade, com olhar crítico. A instalação coreográfica simulava o lançamento de um residencial luxuoso, daqueles que invadem esta região endinheirada baiana. Recurso para, à imagem de Pierre Verger, questionar e liquidificar conceitos e preconceitos sobre a tal baianidade pra turista ver. Mais um acerto da companhia!

Conectividades

07 de junho de 2010 0

Pense numa linha cor de rosa choque rasgando o horizonte do mar verde azulado da Bahia de Todos os Santos. Miragem? Não. Foi no sábado, no fim da manhã, quando 40 integrantes da performance Pingos e Pigmentos posicionaram-se na avenida que desce rumo ao Solar do Unhão, com guarda-chuvas rosas abertos, no trabalho do grupo Construções Compartilhadas, que propõem poéticas de intervenção na cena urbana. As tais sombrinhas começaram a "pingar" em frente ao Teatro Castro Alves, abrindo o encontro Interação + Conectividade, que o grupo Dimenti organiza até o próximo domingo, em Salvador. Tem mais de 80 pessoas reunidas diretamente neste encontro de dança contemporânea e variações. A programação é diversificada, contemplando muitos jeitos de dançar ou pensar a dança. Vou atrás dessa imagem dos Pingos e Pigmentos. Promemo postá-la. É, no mínimo, uma abertura significativa para um encontro que pensa e movimenta questões fundamentais sobre os processos de criação, exposição e diálogos das múltiplas possibilidades de expressão do movimento corporal. O encontro começou muito bem!

Retomar

01 de junho de 2010 1

Este blog andou paradinho. Culpa de tanta correria, mas é preciso retomar fôlego.

Hoje tem espetáculo na Estação Ferroviária: dança, música a teatro juntos, celebrando os tais 100 anos da chegada do trem e a elevação de Caxias à condição de cidade. Confio na competência da Ana Fuchs, que assina a direção geral. Mas, confesso, que a grandiloquencia da proposta me assusta. A conferir! 

O que vale dizer também é que, enfim, começa-se a tratar a Estação como espaço cultural com atividades para o público em geral, além dos ótimos espaços para a leitura que lá já existem. Demorou!

Já escrevi várias vezes sobre isso, mas não vou deixar de repetir: de um lado do Largo da Estação, a revitalização começou há anos. Do outro lado, onde tem a mão do poder público, tudo demora mais.

Mas, enfim, valendo-me de um adágio (sic) popular, antes tarde....

Também convido os leitores para conferir a revista 135 Anos de Cultura, encartada na edição desta terça-feira do Pioneiro. É um trabalho que divido com minha parceirona aqui na redação (e minha interina também), a Tríssia Ordovás Sartori. Conversamos com nonos e nonas, falamos com uma galera jovem. Tentamos aproximar passado e presente, registrando um pouquino do que é hoje esta Serra gaúcha.

O material tem como cereja os artigos da Cleodes, da Vitalina, da Ana Elísia, do Paviani e do Pozenato. Um luxo acadêmico.

E também gosto muito de termos colocado como trilha sonora dos programas de tevê (amanhã, quinta e sexta, durante o Jornal do Almoço, na RBS TV) um hip hop da moçada do Poetas Divilas, que pode ser conferido no Pioneiro.com. Tem um sentido de inclusão da nova Caxias que ferve nas bordas, nas periferias. São os novos caxienses, os novos migrantes. E eles também têm muito o que dizer.