Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de setembro 2010

Registros de Cuba

30 de setembro de 2010 1

Fotos Edson Pereira, Divulgação 

Abre amanhã, no Centro de Convivência da UCS, a exposição Las Calles de Havana. Como fotos como estas, a mostra reúne registros feitos pelo fotógrafo Edson Pereira durante temporada de estudos em Cuba. Na ótica de Pereira, existem muitas afinidades na paisagem humana, hábitos e custumes de cubanos e brasileiros. A exposição fica até dia 15 de outubro.  

Paul McCartney em POA

29 de setembro de 2010 0

O ex-beatle Paul McCartney se apresentará em Porto Alegre no dia 7 de novembro.

O cantor vai se apresentar no estádio Beira-Rio, como parte de sua turnê latino-americana. Os ingressos começariam a ser vendidos na próxima semana. A confirmação do evento foi feita na manhã desta quarta pelo vice-presidente executivo do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer.

Mais detalhes sobre a venda de ingressos serão divulgados nos próximos dias. Após a passagem pela capital gaúcha, Paul e sua banda se apresentarão em São Paulo, no Estádio do Morumbi, nos dias 21 e 22 de novembro.

A turnê Up and Coming Tour

Desde seu lançamento em março, a nova temporada da turnê Up and Coming Tour já foi apresentada em 25 shows entre América do Norte, América do Sul e Reino Unido. Sucesso de crítica em todas as apresentações, os shows foram vistos por mais de 500 mil pessoas nos últimos meses.

No Brasil, os shows seguirão o mesmo set list variado, com músicas que somam quase três horas de apresentação. Estão confirmadas composições de diferentes épocas da carreira de Paul McCartney, passando pelo período dos Beatles, Wings, carreira solo e material de The Fireman’s 2008 / Electric Arguments.

Atrações do New Jazz Festival

28 de setembro de 2010 0

Foto Ricardo Wolffenbüttel

Vale replicar as atrações do New Jazz Festival, que rola dias 23 e 24 de outubro, no Aristos London House. Na primeira noite, se apresentam o Projeto CCOMA, a banda Mahabharata, a Cia Municipal de Dança, o DJ Negadalucas, o DJ Zonattão (foto) e o DJ Panetone. Na segunda noite, o line up inclui Joel Rodrigues e Alessandro Weber, Mirta Gomez, Fernando Aver Jazz Trio, Luiz Cunha, Livesoundtrack, além de uma performance de jazz Broadway. Na finaleira, nos dois dias, rola jam session.

A grife Lipovetsky

27 de setembro de 2010 0

Foto Tania Menerz, Press Photo, Divulgação

Semana passada, passando por São Paulo, o filósofo francês Gilles Lipovetsky falou sobre consumismo e felicidade no restaurante Mani. O endereço badalado do bairro Pinheiros, comandado pela chef gaúcha Helena Rizzo, é especialista em cozinha contemporânea. E isso, traduzindo em consumo e costumes hypes, significa status, fusão de receitas, ingredientes inovadores, orgânicos. Coisas de uma nova postura diante de um mundo que precisa, cada vez mais, surpreender os que vivem nele. Mas até onde vai nossa ânsia por novidades, nosso frêmito inveterado pelo novo de novo?! Até que nos decepcionemos com tudo isso, descobrimos que vivemos a era do vazio, que nossos egos são eternamente inflados e esvaziados diante dessa panaceia de moda, luxo, consumismo etc e tudo. Há soluções? Qual o curativo que o filósofo francês sugere para tantos paradoxos? Respostas logo mais, às 19h, na abertura do 2º Ciclo de Debates sobre Educação e Ética e Pós-Modernidade, no UCS Teatro. Lipovetsky fará um painel sobre estas e tantas outras idiossincrasias que vivemos em tempos de hipermodernidade.

DNA mineiro fecha o Em Cena em alta

27 de setembro de 2010 0

Foto Franciele Soares, Divulgação

Dizem que teatro mineiro tem DNA. Tem mesmo! Além da competência para encantar o público, eles sabem muito bem como contar uma história, são engenhosos na solução cenográfica de suas peças e, mais do que tudo, têm aquele viço, aquele brilho no olho que conquista. Foi assim com a peça Arande Gróvore, ontem à tardinha, no Parque dos Macaquinhos. A Cia Arande Coletivo de Atores, de BH, que nasceu em meio a outra marca registrada mineira, o Grupo Galpão, mostrou uma dessas montagens pra não esquecer. Elenco afinado, uma linguagem que, apesar de, em tese, não ter uma palavra sequer em português tradicional, não deixou de comunicar sua trama. É disso que precisamos no cotidiano do teatro:inventividade e inteligência. E, claro, sensibilidade. Vi gente choramingando na plateia. Claro que o clima de despedida do 12° Caxias em Cena contava. Aliás, como registrei na 3por4 impressa de hoje, foi um festival dinâmico e eficiente. Que venham os próximos!!

Projeto CCOMA em Sampa amanhã

25 de setembro de 2010 0

O Projeto CCOMA toca amanhã, em São Paulo, na segunda edição do MCD Lab, que rola na Serraria, um espaço de arte, música e performance. O duo caxiense formado por Swami Sagara e Roberto Scopel foi selecionado com mais outros dois projetos, anvil FX e  Barros. . A performance de amanhã será competitiva. Depois da apresentação, tem votação pública no Facebook. O vencedor da segunda etapa fatura a viagem para Berlim.

Em 2010, a 2o edição do MCD LAB, traz como inspiração a cidade de Berlin, que conta com uma das mais diversas e interessantes cenas culturais da Europa e é, desde a década de 90, um dos principais destinos de criativos de todo o mundo.

Para a seleção, o CCOMA fez um remix. Ouça aqui. Boa sorte, rapazes!!!!

Sobre invenções de Sandro Ka

23 de setembro de 2010 0

Foto Sandro Ka, Divulgação

Altares de insignificâncias, reverência para banalidades. Cotidiano reinventado,relações, reordenações. Insuborninações ao relato racional, transitoriedades e transversalidades. Sandro Ka recoloca o trivial na condição de essencial. Prosaicas peças passíveis de novas percepções. Quando o artista compõe estas coleções, supreende, exigindo um novo olhar. Não é mais prosaico, nem menos visível este ordinário imagético.

Há tempos, a arte clama por narrativas inventivas, sem barroquismos, mas sabendo também deles, reiventando seu discurso. Penso na memória que cada peça evoca individualmente e, no contexto, solapa a lembrança, tramando nova rede de significados. Brincar de juntar coisiquinhas vira uma grande ousadia, numa estratégia contemporânea de amarrar simultaneidades e múltiplas interpretações . Sobre tudo, sobre as coisas e sobre o tempo.

Assim é a exposição Sobretudo, que o artista plástico Sandro Ka abre hoje, às 20h, no hall do Campu 8 da UCS. A reprodução desta obra acima, chamda de Concílio, sugere um pouco das relações imagéticas criadas pelo artista. Vale conferir!

Cinema para outubro

21 de setembro de 2010 0

Foto Imagem Filmes, Divulgação

A Sala de Cinema Ulysses Geremia já definiu sua programação para outubro. Pra começar, nos primeiros dois fins de semana, Soul Kitchen (foto), sobre um chef de descendência grega que dá novo pique a um restaurante quase decadente, na zona portuária de Hamburgo. O segundo título anunciado é Flor do Deserto, sobre uma descendente somali que vira top model mundial. Um típico “baseado em história real”. A terceira atração, que adentra novembro em cartaz, é o filme Vincere, de Marco Bellocchio, que narra um romance em meio a ascensão do fascismo na Itália.

O brasileiro na Bienal do vídeo criativo

20 de setembro de 2010 0

É simpático o vídeo brasileiro selecionado para a semifinal do “YouTube Play. Bienal de vídeo criativo”, um concurso organizado pela Fundação nova-iorquina Solomon R. Guggenheim e pelo YouTube. As 20 vagas na final serão disputadas por 125 produções, entre as quais outras quatro da América Latina. O vídeo brasileiro selecionado,Birds on Wires, foi realizado por Jarbas Agnelli, da AD Studio. Confira aí, ó:


O papel de Vladimir Brichta

17 de setembro de 2010 0

Foto Ricardo Wolffenbüttel

Apesar de provocar frisson no mulherio, ele não encara o papel do galã de comercial de margarina. Vladimir Brichta quer mais é escolher bons papéis no teatro seguir fazendo cinema e bons projetos na televisão. Foi o que ele contou à 3por4, na entrevista concedida segunda-feira à noite, antes de encenar Hamelin na programação do Caxies Em Cena. A íntegra do papo será veiculada no Almanaque de amanhã.