Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de dezembro 2010

No decorrer do tempo

31 de dezembro de 2010 0

As horas passam, os dias também,

sai ano, entra ano, mas é sempre bom saber:

"...que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc.  Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós." - Manoel de Barros

À frente, entre cornetas e aplausos

30 de dezembro de 2010 1

2010 foi um ano bom! Na 3por4 impressa de hoje, teço algumas impressões. Leia aqui. Lá no jornal e aqui, neste post, a ilustração é do Hauli, o Fábio Panone Lopes. Grafiteiro, ele fez muito por este tipo de arte no ano em Caxias e região. Organizou grafitagens coletivas, botou painéis na cidade, trabalhou com os funcionários da Tramontina. Deu mais chinfra a um tipo de manifestação artística que é vista meio de revés por muitos setores da cultura. Mas o movimento foi além, na batida dos Poetas Divilas, que procuram ensinar a pescar, como se diz. É melhor assim do que certas estruturas assistencialistas, muito comuns neste meio. O assunto, aliás, foi tema de duas entrevistas na 3por4 do fim de semana. Tanto o coreógrafo Ocávio Nassur, referência na área, quanto KL Jay, dos Racionais, condenam o uso do hip hop e da cultura de rua como estratégia de "acomodação social" (na 3por4 do Almanaque encartado na edição de amanhã, fiz uma seleção de declarações dos entrevistados da coluna em 2010, confira!).

Tem que ser ousado, pensar à frente. Isto, infelizmente, não se aplica a todas as esferas. Na iniciativa oficial, a Cultura em Caxias ainda é mais contabilizada do que efetivamente promovida. Busca-se números, eventos, quantidade. Muito disso feito na base da contrapartida dos recursos públicos, como o Financiarte. Ainda não temos uma proposta artística, um pensamento de fundo que organize uma agenda, um programa. Isto cria vácuos no setor e alguns revezes: o caso da doação de R$ 100 mil ao documentário sobre a cidade dexiou a comunidade cultural pasmada. Ironia do destino, o filme dito como um apotência fez 216 espectadores quando foi exibido em sala comercial. Pois é, pra que?!, diz aquela musica.  

Neste panorama, salvam-se as iniciativas isoladas ou a força do coletivo, como no caso da Cia 2 e do Licantropia, aquele show muuuito legal que juntou uma moçada pra lé de competente para revisitar o repertório dos Secos e Molhados. Bom, cornetas e aplausos este colunista também recebe diuturnamente. Repito, como fiz outros anos, são impressões, zelando pela livre manifestação de outras ideias. Assim, dizem, podemos seguir em frente. Que venha 2011!


A novidade musical do ano

29 de dezembro de 2010 0

 

Ele é paulistano, nasceu na periferia, Zona Leste, cresceu vendo televisão, ouvindo rádio e lendo filosofia. Lançou neste ano seu primeiro disco, Feito Pra Acabar, e vem sendo incensado como a grande revelação do ano. Está na lista dos melhores de sites e publicações impressas. Marcelo Jeneci, 28 anos, é o cara. Gravado por Vanessa da Mata, parceiro de Arnaldo Antunes, será certamente ainda muito comentado em 2011. Confira aí Felicidade, dele e Chico Cesar, um dos hits das 13 faixas de seu CD.



A mais bem vestida de 2010!

27 de dezembro de 2010 0

 


 


 

"O senso de estilo de Lady Gaga opõe-se ao previsível, é futurista e selvagem, espirituoso, e traz de volta à moda o senso de humor e a imaginação descontrolada".

Com esta justificativa a Vogue americana sacramentou a votação dos seus leitores, que elegeram a popstar como a mulher mais bem vestida de 2010. Na eleição, ela derroubou a it girl Blake Lively e a primeira-dama Michele Obama.

Um título e tanto para a moça que passou o ano aprontando com suas aparições digamos, no mínimo espalhafatosas. A sequência de imagens a seguir dá uma ideia do estilo Gaga de ser.



Vestida assim, ela posou para o consagrado fotógrafo David La Chapelle:



Outro look que deu o que falar foi o vestido de carne, com o qual ela apareceu na entrega do MTV Video Awards:

Na festa do Grammy, a roupa era um Armani. Mas à Gaga, claro:


 E quem conseguiria explicar o modelito que ela usou no Britain Brit Awards?



Qual é o seu Papai Noel?

24 de dezembro de 2010 0

  


 


 


 


Pois é: Papai Noel pode existir ou não. Depende daquilo em que a gente acredita. Um sonho, uma fantasia infantil, um desejo a ser realizado. Personagens de ficção às vezes são um alento. Fantasias podem atenuar a rigidez ou as decepções do cotidiano. Resta saber com qual máscaras inventamos as cenas da vida. Agora mesmo, às 21h05 desta noite natalina, vejo um menino de dois anos e sete meses diante da figura do bom velhinho. Espanto, admiração, um certo medo. Quantas vezes ele lembrará disso pela vida afora?! Tudo entra em cena nestas festas de fé, de invenções. A imagem acima, distribuída como mensagem de boas festas pela Bloco d& Ideias, brinca com este teatro de representações. Independentemente de qual figura elegemos para esperar nas meias noites da vida, o fundamental é acender velas para a esperança. E festejar, sempre!













Baladas natalinas

23 de dezembro de 2010 0

Procurando balada pra depois da ceia de amanhã? Uma possibilidade é a PH Vip 2010 - Edição Natal, na All Need Master Hall. Com vários ambientes, a balada terá circo, teatro e cinema como tema, escalando bailarinos e personagens para animar a noitada. Entre as atrações, as Divine Girls, com discotecagem de Bianca Pio, Camila Pio, Le Mendes e Thais Pio. formam o projeto Divine - Girls in Action. As moças virão de Uberlândia, Minas Gerais, para tocar na festa caxiense. Cassiano Oxley será o anfitrião da PH Vip 2010. Outra atração é o You & Me + VJ Leo, trio da foto, formado por JZK, Luiza Caspary e Gabriel Von Brixen. Além deles, quem também participa é o VJ Leo, residente Save e integrante do Life is a Loop, o projeto de música eletrônica mais aclamado do Brasil.

Estrela na campanha da Dell Anno

21 de dezembro de 2010 0

Eis, em primeira mão, uma das imagens da top Carol Trentini na nova campanha da Dell Anno. Depois de Isabellli Fontana, em 2009, e Alessandra Ambrósio, em 2010, Carol Trentini foi eleita para personificar o estilo da Dell Anno em 2011. A top foi fotografada em São Paulo por Gui Paganini no cenário de um luxuoso loft, criado especialmente com móveis Dell Anno para uma pessoa habituada a conviver nas maiores cidades do mundo. A campanha, que homenageia a capital paulista, a grande metrópole brasileira, ganhará veiculação nas maiores revistas de decoração do País a partir de março. Nascida em Panambi (RS), aos 23 anos Carol já trabalhou com os principais nomes da moda mundial.  É a única modelo que aparece com frequência nas páginas da Vogue Americana, uma espécie de bíblia da moda mundial, além de ser 'queridinha' da poderosa Anna Wintour, editora da publicação. Ela é a caçula de uma família de 3 meninas.  Aos 15 anos, foi descoberta pelo mesmo olheiro que lançou Gisele Bündchen, quando andava pela rua com a mãe e as irmãs em sua cidade natal. Em seguida já estava vivendo em Nova York e viu sua carreira decolar após trabalhar para Marc Jacobs.


Dona Bastiana no plim plim!

21 de dezembro de 2010 0

No começo de dezembro, uma trupe de palhaços caxiense foi ao Rio de Janeiro, participar do Festival Internacional de Palhaços Anjos do Picadeiro. Entre a turma dos Médicos do Sorriso, Dona Sebastiana, personagem interpretada pelo ator Davi de Souza, que aprontou todas pelas ruas do Centro do Rio.A figura chamou tanto a atenção que concedeu até entrevista para a RJTV e o Bom Dia Brasil, ambos Globo. "Vamos invadir o Rio de Janeiro. Como o pessoal fez lá no Alemão, nós vamos fazer agora a invasão da alegria", disse Bastiana, numa das entrevistas. Para ver assistir aos vídeos:

<http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1389744-7823-PALHACOS+INVADEM+AS+RUAS+DO+CENTRO,00.html>

<http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1390033-7823-PALHACOS+LATINOAMERICANOS+SE+REUNEM+NO+CENTRO+DO+RIO,00.html>

Um mico e tanto

20 de dezembro de 2010 0

Na finaleira de 2010, surge um episódio candidato ao mico do ano. Ontem, quando se apresentava no Domingão do Faustão, lançando seu CD (sic), a atriz Susana Vieira, 67 anos, ficou na maior saia justa. No fim da apresentação, ela  foi sentar no colo do atual namorado, o mágico Sandro Pedroso, 24, e de Carson Gardeazabal, seu ex-marido, que estavam na primeira fila da plateia. Nesse momento, seu vestido, muito curto e justo, abaixou e deixou os dois bicos dos seios da atriz para fora. Ela não percebeu e continuou conversando com o apresentador. O vídeo tá bombando no YouTube.


Homenagem ao mestre Jardim

14 de dezembro de 2010 0

 

É hoje, a partir das 21h, no Zarabata Café, a homenagem musical ao professor Jardim. Mestre de uma leva de músicos caxienses, ele morreu há um mês e, pelo carinho e dedicação com que ensinou seu método próprio de tocar, marcou época na cena caxiense. A trupe de artistas que se reúne por lá é poderosa: Juliano Moreira, Gustavo Viegas, Marcelinho Silva, Leonel Costa, Audrey Arabela, Yuri Silva, Julio Cesar, William Douglas na banda principal, mais os convidados Camila Cornutti, Felipe Cesar Knob e Lucila Corso, os filhos José Antônio e Cláudio, e os Seresteiros do Luar. Quem organiza a homenagem é Ana Jardim, neta do professor, que é uma ótima cantora. Programa daqueles bem bons!