Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Natalia Borges Polesso lança livro de poemas

05 de janeiro de 2015 0

livro

Eis a capa do livro Coração à Corda, que a escritora Natalia Borges Polesso lança quinta-feira, às 19h, na Do Arco da Velha Livraria e Café. A publicação tem 86 páginas e sai pela editora Patuá. Conforme nota na coluna impressa desta segunda-feira, é a primeira incursão dela pela poesia. Com o livro de contos Recortes Para Álbum de Fotografia Sem Gente, da editora Modelo de Nuvem, ela ganhou o Prêmio Açorianos 2013.

Abaixo, mais um trechinho de um de seus poemas:
quero falar de boca cheia
lotada
cuspindo farofa
e um poema

Projota fará show em Caxias em abril

04 de janeiro de 2015 0

proj

José Tiago Sabino Pereira, ou Projota (acima, em foto de Luringa/Divulgação), é um dos grandes nomes do rap brasileiro do momento. Como outras figuras feito Emicida e Criolo, ele despontou nas batalhas de MCs, onde venceu quatro vezes a batalha da Santa Cruz e três vezes a Rinha dos MCs. Como produtor, Projota atua em seus trabalhos e para amigos.

Seus principais trabalhos são Carta Aos Meus (2009), Projeção (2010), Projeção pra Elas (2010), Não Há Lugar Melhor no Mundo que o Nosso Lugar (2010), Muita Luz (2013), entre EPs e Mixtapes, e o seu primeiro CD, gravado pela Universal Music, Foco, Força e Fé.

Com esse cacife e fã clube certo, ele é uma das primeiras atrações anunciadas para a temporada de shows de 2015 em Caxias. Vai se apresentar dia 11 de abril, na All Need Master Hall, em noitada que inclui show da banda Seu Cuca. Abaixo, um dos recados dele, na faixa Mais do Que Pegadas. Sobe o som.

O que Criolo ensina sobre 2014 em Caxias

01 de janeiro de 2015 1

criolo

Foi na finaleira do ano, dia 5 de dezembro, que Criolo (acima, em foto de Junior/Divulgação) fez seu primeiro show em Caxias. Foi, na minha opinião, um dos momentos mais bonitos da agenda cultural de Caxias. Criolo levou ao palco aquela convocação pela generosidade, a delicadeza e o fim das barreiras sejam elas sociais, musicais, estéticas.

De alguma forma, ele levantou a bandeira de outro momento significativo e rico da agenda cultural caxiense deste ano, o Festival Brasileiro de Música de Rua. Quanta riqueza artística, quanta variedade sonora, que tamanha generosidade dividida com o público da rua, com a rua aberta, sem catraca, sem ingresso caro, sem arroubo colonizado — everybody macacada, tá ligado?!

Não à toa, o festival foi finalista do Prêmio Brasil Criativo. Inova, acresce, contribui, inclui.

Volto a Criolo que, na entrevista que me concedeu, falou algo tão precioso:

— A via é tão frágil, eu, você, todo mundo é frágil. Quando você participa de alguma coisa, de um debate, isso é maravilhoso.

Participar, somar, incrementar, dinamizar é bem melhor que cercear ou cercar. São entendimentos do que seja cultura também com o viés do entretenimento. E que mapeiam opções bem pontuadas da cena caxiense.

Sou sempre mais Criolo, brazuca, mestiço:

— Acredito que é a força do povo brasileiro que ecoa no resto do mundo. Não tem muito como explicar.

Roteiro turístico mostra casario de Garibaldi

31 de dezembro de 2014 0

Casa Zoppas  Crédito Vicente Silveira

O roteiro turístico Passadas – A Arquitetura do Olhar é um bom  programa para quem tem interesse por história, cultura e arquitetura. A opção turística e cultural é oferecida pela secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi. O passeio apresenta ao público um casario de construções datadas do final do século XIX e início do século XX. Tudo localizado no Centro Histórico do município.

Entre os pontos a se visitar estão a Casa Zoppas, acima, com sues típicos lambrequins, e a suntuosa Casa Mazzini, abaixo. Ao todo, são 35 prédios de famílias italianas, francesas e sírias se impõem na Buarque de Macedo e ruas adjacentes, como marcas do florescimento do comércio por tropeiros, mascates e artesãos nesta que foi uma das principais estradas do sul do país – e, na época, principal via de ligação das colônias do oeste da serra com a capital do estado. O resultado é uma composição histórico-arquitetônica que encanta os visitantes e moradores do município.

O roteiro, lançado em novembro de 2001 e ampliado em 2013, tem o intuito de conscientizar os moradores locais acerca da preservação dessas relíquias histórico-arquitetônicas. O Passadas pode ser visitado a pé ou de Tim-Tim – um caminhão de guerra modelo GMC, de 1944, adaptado ao transporte de turistas. É possível realizar o passeio com ou sem o acompanhamento de guias.

Informações no fone (54) 3462 8235, no site turismogaribaldi.com.br e no aplicativo Garibaldi Turismo. O agendamento com os condutores pode ser feito no fone (54) 9938 2944, com Aline Lazzari, presidente da Associação dos Condutores Locais de Turismo.

nova---carlkinhos
Crédito das fotos: Vicente Silveira/Divulgação

Veja roupa que Maria Helena Sartori vai usar na posse de José Ivo Sartori

30 de dezembro de 2014 1

Maria

É assinado pelo estilista caxiense Carlos Bacchi Filho o vestido que a primeira dama Maria Helena Sartori vai usar na posse do marido, o governador José Ivo Sartori, quinta-feira, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Aqui, reproduzimos o croqui da peça.

O vestido foi feito em crepe estruturado, tule francês e renda francesa. A base do vestido é bege. O tule e a renda ganharam tingimentos artificiais e também com chás, para quebrar a cor vibrante. Estas partes tingidas são verde claro.

Além disso, há um trabalho em bordado e aplicações com pérolas de vidro, contas de resina e cristais, tudo no tom do verde, que foi tingido.

Segundo o estilista, tudo está muito caprichado, elegante e também discreto. Aliás, Bacchi também assina a roupa da filha de Sartori, Carolina.

 

Oficinas de arte para gestante e crianças em janeiro

29 de dezembro de 2014 0

casal1

Janeiro pode ser um mês bacana para começar a fazer alguma atividade artística. A dupla de artistas formada por Gio Mazzochi e Doug Trancoso (acima, em foto de Daniela Xu, BD) e a atriz Aline Tanaã (abaixo, em foto de Ricardo Wolffenbüttel) oferecem duas opções ao público.

Uma delas é a Oficina de Artes Integradas – Teatro Vivencial e Toy Art para gestantes. Será de 6 a 9 de janeiro, das 18h às 20h30min, no Atelier Gio e Doug. Propõem teatro vivencial, meditativo e de expressão feminina das gestantes. Inclui na confecção de um móbile com a técnica de papietagem.

A outra oficina é de Teatro Integrado e Toy Art para crianças. O objetivo é integrar teatro com a criação de um brinquedo de arte, estimulando a expressão e criatividade dos pequenos. Esta atividade será entre 12 e 15 de janeiro, das 14h às 17h. Para inscrições: 9197.7770.

aline

Remake de série promete ousadia em janeiro

28 de dezembro de 2014 0

paola
Agora que 2014 já está na finaleira, as expectativas se voltam para 2015. Na Globo, uma produção que gera expectativas é Felizes Para Sempre.

Escrita por Euclydes Marinho e com dez capítulos, a série estreia em janeiro. Trata-se de uma releitura de Quem Ama Não Mata, minissérie exibida em 1982 e também do mesmo autor. Na época, a produção inovou no formato, sendo toda narrada em flashback. Estrelada por Marília Pêra e Cláudio Marzo, contava a história de casos de violência doméstica contra mulheres.

Agora, a nova versão promete ousadia também por anunciar um casal lésbico, formado por Paola de Oliveira (acima, em foto de Jorge Figueiredo/Divulgação) e Maria Fernanda Cândido (abaixo, em foto de Marcio de Souza/Divulgação). A dupla deve protagonizar cenas ousadas, incluindo beijo. Com produção da O2 Filmes, a série tem direção geral de Fernando Meirelles, com cenas rodadas em Brasília e São Paulo.

Maria

Johnny Hooker: uma ousadia pop de 2014

27 de dezembro de 2014 0

Um nome bem interessante que apareceu na cena musical de 2014 foi o do recifense John Donovan, mais conhecido como Johnny Hooker. Cantor, compositor, ator – ele chegou a participar da novela Geração Brasil -, além de roteirista e diretor.

Seu estilo visual e musical transita pelo ambiente do glam rock, do pop e do tropicalismo, tendo como referencia figuras como David Bowie, Freddie Mercury, Edy Star, Ney Matogrosso, Cazuza, Michael Jackson, Madonna e Mick Jagger.

Uma de suas aparições marcantes foi no longa Tatuagem, de Hilton Lacerda, onde aparece cantando a principal trilha do filme, Volta, e nesse clipe que tem a participação do ator Irandhir Santos.

Sandra Annenberg e os desafios de ser âncora

26 de dezembro de 2014 0

TPM_149_vermelhas_019

Capa da edição de dezembro/janeiro da revista TPM, a jornalista Sandra Annenberg (acima, em foto de Thelma Vilas Boas/Divulgação) fala sobre seu trabalho e as conquistas profissionais. Afinal, quando começou no telejornalismo, lugar de mulher era nas notícias de moda, culinária e comportamento e quem dava o “boa tarde” primeiro era sempre o homem.

Batalhadora que só, ela começou a trabalhar aos 6 anos, saiu de casa aos 18, já foi atriz de novela, mulher do tempo e garota-propaganda. Ela conta como seu namoro com a televisão começou:

— Minha mãe trabalhava na TV Cultura e, quando não tinha com quem me deixar, me levava com ela. Eu amava. Andava pelos estúdios e falava: “Quero trabalhar com televisão”.

Não deu outra, com sorriso e competência, conquistou se espaço no meio jornalístico:

— Essa conquista foi um trabalho de formiguinha, etapa por etapa. Eu me lembro de quando eu fazia o São Paulo Já, antecessor do SP TV. Era apresentado pelo Carlos Nascimento, pelo Rodolpho Gamberini e por mim. Mas a mim só cabiam os assuntos leves: comportamento, moda, culinária, essas coisas. Aos poucos, eu falei: ´Gente, eu posso falar de outra coisa. Estou me tornando jornalista para isso´.

Filho de Bob Marley canta em Porto Alegre em janeiro

25 de dezembro de 2014 0

Julian Marley !!!

Bah, sente os dreads…. É Julian Marley (foto de Joshua Timmermans/Divulgação), filho de filho de Bob e muito conhecido pela semelhança da sua voz e da sua aparência com o pai. Ele vai se apresentar em Porto Alegre dia 15 de janeiro, no bar Opinião. Vem fazer os vocais na tour The Wailers Band Reunion.

As apresentações no Brasil têm Chinna Smith (guitarrista, produtor de grandes nomes do reggae mundial e ex-parceiro de Bob Marley, Peter Tosh, Ziggy Marley e Alpha Blondy). O tecladista Tyrone Downie, o baterista Aston Barrett Junior e o guitarrista Owen Reed completam o time de ex membros do The Wailers. Todos fizeram parte da banda durante os cinco anos posteriores à morte de Bob.

Os produtores do show garantem que nenhum grande clássico eternizado por Bob Marley ficará de fora do repertório, como Is This Love, No Woman, No Cry, Redemption Song, Get Up, Stand Up.