Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Confira imagens do novo trabalho da Cia. Municipal de Caxias que será apresentado hoje e amanhã na Casa da Cultura

27 de agosto de 2015 0

Cia7

A Cia. Municipal de Dança de Caxias apresenta nesta quinta e sexta-feira, às 20h, no Teatro Pedro Parenti, o espetáculo (Entre)fluxos. O espetáculo é composto das obras MFK, de Daggi Dornelles,17’ e 34’’ de Gislaine Sachett e Eternidade de Ney Moraes. Também será apresentado um fragmento de De Parte em Parte, de Brenda Angiel, que integra o repertório da formação.

17’ e 34’’ (acima) fala sobre o tempo que, como sistema de arquivo, impede que tudo aconteça ao mesmo tempo. Os intérpretes são Paula Giusto, Pedro Coelho, David Cruz e Ana Paula Stedille.

Eternidade (abaixo) é um solo com a bailarina Paula Giusto trabalhando em torno de razões e desrazões em que o tempo (temporalidade) vem a ser uma invenção ou uma invasão, na qual instante e eternidade se confundem.

cia3
O estudo coreográfico MFK desenvolveu-se a partir de uma única proposta de investigação de movimento que gerou pequenas sequências individuais foram se multiplicando, na medida em que eram expostas a encontros com outros corpos, outras sequências, outros planos espaciais e variadas circunstâncias. Na variação M (abaixo), atuam Alessandro Rosa, Assaury Gonçalves e Thiago Roque.

cia5

Na sequência F do estudo MFK (abaixo) os bailarinos são Jênifer Bonho e David Cruz.

Cia1

Na sequência K das triangulações coreográficas assinadas do Daggi Dornelles os intérpretes são Alessandro Rosa, Janaína Cruz e Tábata Faé:

Cia6

E tem ainda um fragmento da obra De Parte em Parte, que já integra o repertório da Cia., que tem as sempre aplaudidas sequências de dança aérea. Nesta parte do espetáculo, dançam/voam Alessandro Rosa, Ana Paula Stedile, Assaury Gonçalves, David Cruz, Janaína Cruz, Jênifer Bonho, Paula Giusto, Pedro Coelho, Tábata Faé e Thiago Roque. Abaixo, uma imagem desta parte do espetáculo:

cia2

Os ingressos podem ser retirados no Teatro Pedro Parenti e sugere-se a doação de 1kg de alimento não perecível ou 1kg de ração para animais.

Fotos de Jonas Ramos

ÓoauêaÍ na psicodelia, nesta quinta-feira, em festa no Marechal Rock Bar

26 de agosto de 2015 0

Óoauêaí

Banda bacana, com fôlego e autoria e um nome que desafia o léxico, a ÓoauêaÍ é uma das atrações da festa que rola nesta quinta-feira à noite no Marechal Rock Bar.

Formada por Diego Bonaldi (baixo, vocal, backings, teclado, cazu e monotron), Isabela Salles (baixo, guitarra, vocal, backings, teclado, monotron e percussões), Allan Lazarotto (guitarra, vocal e backings) e João Lucas Albuquerque (bateria, percussão e backings), a banda aposta em música própria, experimental, com influências de jazz, blues, rock progressivo e psicodélico. Também há uma influência, assumida, d’Os Mutantes.

Poliglotas, eles cantam em português do Brasil, de Portugal, inglês, espanhol e francês. Uma moçada bacana que, no palco, tem muito pique e competência.

Além deles, a festa no Marechas tem a Reverendo Zumbi e exposições/bazar com Serginho Luiz, Customiza Gabriel, Shit shirt, Artenativa e Dom Toni. Os ingressos custam R$ 2,00 ou R$ 5,00 (a decisão é de quem paga) e a casa abre às 18h.

Foto Jéssica Correa/Divulgação

Encontro de coros movimenta Garibaldi no próximo sábado

26 de agosto de 2015 0

Coro - Marcos Sabei (1)

Movimentação de canto coral no fim de semana em Garibaldi. Sábado, a cidade sedia o II Festival de Música. Promovido pelo Coro Simplesmente, o encontro começa às 15h30min recebendo os convidados na Escola Estadual Santo Antônio.

Ali, às 16h, serão oferecidas aulas de leitura de partitura, com o professor Tiago Fernando Andreola; Expressão Cênica (Dança), com a professora Aline Giacomet; Expressão Cênica (Teatro), com a professora Manuela Guerra; Técnica Vocal, com a professora Franceli Zimmer; Percussão e Ritmo, com o professor Germano Villa Benini; e Danças Circulares, com a professora Natália Eilert Barella. As inscrições são gratuitas.

À noite, às 19 h, no Salão de Atos da Escola Santo Antônio, um concerto reúne o Simplesmente e os seguintes coros convidados: Coro São Marcos, Madrigal da Luz (Teutônia), Coro Juvenil do Instituto Tarcísio Michelon (Bento Gonçalves) e Coral Santa Cecília (Lajeado).Os coros apresentam-se no Salão de Atos da Escola Santo Antônio. A entrada é franca.

Foto Marcos Sabei/Divulgação

Festival movimenta o Largo da Estação nesta quarta e quinta-feira em Caxias

25 de agosto de 2015 0

lennoz1

Música, teatro e dança estão entre as atrações do 1º Festival da Estação Inverno, que movimenta o Largo da Estação nesta quarta e quinta-feira, das 18h às 22h, em Caxias

Na finaleira da estação que da nome ao festival, a programação tem Intervenção do Curso Práticas Teatrais do TME, Lennon Z & The Sickboys (foto), Juke Joint, Natural Dread, Studio de Danças Camila Oliveira com o espetáculo Ciranda de Roda, projeto Ar-te Livre, mais os DJs DJ Felipe Esteves e Danna.

Nos bares e restaurantes serão concedidos descontos especiais para os participantes da Plastech Brasil 2015. A iniciativa é da Secretaria da Cultura e a Associação dos Amigos do Largo da Estação (AALE).

Foto Diogo Sallaberry/BD

Salão de Dança terá debates acadêmicos e apresentações ao público

24 de agosto de 2015 0

Antonio Lorenzett, Divulgação 

Dias 23, 24 e 25 de setembro, Caxias vai sediar  VII Salão de Dança do RS. Trata-se de um encontro para promover a aproximação das diferentes instituições de Ensino Superior do RS que oferecem Cursos de Graduação em Dança (Licenciatura, Bacharelado e Tecnológico), de pesquisadores, docentes, acadêmicos e comunidade artística.  A programação completa é esta abaixo. Em duas noites, haverá apresentação de trabalhos dos acadêmicos de dança, na Sala de Teatro do Ordovás, com entrada franca:

PROGRAMAÇÃO:

 DIA 23.09.2015

 Local: Centro de Cultura Henrique Ordovás

17h – Credenciamento

19h – Abertura: Espetáculo “Discotheque” com a Cia Municipal de Dança de Caxias do Sul (foto acima, de Antonio Chimia Lorenzett/Divulgação)

20:15h – Palestra: “O Artista-docente” – Prof. Ms. Luis Ferron

21h/21:30h – Debate com o público

Mediação: Ms. Carlos A. Pereira dos Santos

 

DIA 24.09.2015

Local: UCS Bloco 70

8h30h/11h – Sessão de Comunicações

11h15/12h – Sessão de Pôsteres – Foyer

 

Sala 107

14h/14:45h Conferência 1:  “Um percurso indisciplinar de pesquisa”

Profa. Dra. Christine Greiner (PUC/SP)

14:45h/15:15h – Debate com o público

Sala 107

15:45/16:45h Mesa redonda 1: “A Dança depois da universidade”

Prof. Dr. Gustavo Duarte (UFSM), Prof. Dr. Thiago Amorim (UFPEL), Profa. Dra. Cibele Sastre (UERGS), Profa. Dra. Magda Bellini (UCS)

Mediação: Profa. Dra. Viviane Adriana Saballa (UFPEL)

16:45h/17:15h – debate com o público

 

20:30h – Local: Centro de Cultura Henrique Ordovás

Mostra Artística Universitária (UCS, UFRGS, UFSM/Licenciatura, UERGS)

Entrafa franca, aberta ao público.

 

DIA 25.09.2015

Local: UCS Bloco 70

Sala 107

10h/10h45 – Conferência 2: Arte contemporânea, corpo, espaço e suas quebradas

Profa. Dra. Thereza Cristina Rocha Cardoso (UFC)

10h45/11h15 – debate com o público

Foyer

11h15/12h – Lançamento de livros e Panorama videográfico: “Dança – História e Memória em movimento”

 

Sala 107

14h/15h – Mesa Redonda 2: “Produção criativa em dança na universidade”

Profa. Dra. Luciana Paludo (UFRGS), Profa. Dra. Tatiana Reconpenza Joseph (UFSM), Profa. Ms. Lucia Brunelli (ULBRA), Profa. Ms. Carina Sehn (UCS)

Mediação: Profa. Dra. Vanessa Bellani Lyra (UCS)

15h/15:30h – debate com o público

 

20h – Local: Centro de Cultura Henrique Ordovás

Mostra Artística Universitária (UCS, UFPEL, UFSM/Bacharelado, ULBRA)

Entrafa franca, aberta ao público.

Cristian Rigon marca show de lançamento de DVD

23 de agosto de 2015 0

cris

O bluseiro Cristian Rigon marcou a data do show de lançamento do seu primeiro DVD, Down on the Highway: será dia 18 de setembro, no Mississippi Delta Blues Bar, em Caxias.

O trabalho foi gravado em fevereiro deste ano, no Teatro do SESC, em Caxias do Sul. São 12 faixas e reverberam o CD solo de mesmo nome, lançado em 2013. A gravação, edição e finalização das imagens foram feitas pela Blast Vídeo Produtora, com captação de áudio, mixagem e masterização da Black Stork Studio.

Além da banda que acompanha o músico, formada por Marcos Petta (baixo), Léozão Reis (bateria), Rafael Taufer (guitarra) e Alexandre Alles (piano), Down on the Highway tem participações de Gonzalo Araya (harmônica), Alexandre Bergmann e Camila Dengo (vocais), do filho de Cristian, Caio Rigon, 12 anos, que tocou bateria em uma das músicas, e da banda The Blues Beers, da qual o músico é integrante há oito anos.

Foto Tatieli Sperry/Divulgação

Festival Especial começa neste sábado apostando na arte como inclusão

22 de agosto de 2015 0

ripi

Iniciativa pra lá de bacana, carinhosa e atenta aos desafios do bom convívio nesses tempos tão duros, o Festival Especial – Inclusão pela Arte começa neste sábado, às 15h, no Zarabatana Café.

As atividades vão até sexta-feira, direcionadas a deficientes intelectuais e múltiplos, promovendo acessibilidade cultural com apresentações de artistas da música caxiense e projeção de filmes em diferentes unidade das Apae de Caxias

Hoje, a programação contempla grupos que têm trabalhos de canto, dança e música com este público. As apresentações começam com o Projectus Grupo de Dança de Inclusão e seguem com o Coral da Escola Helen Keller, Coral da Apadev, Grupo Percussivo da Apae e, fechando, tem a banda Velho Hippie (acima, em foto de Angela Pimentel/Divulgação).

A realização é da Varsóvia Educação e Cultura, De Guerrilha, Fecomércio RS e Sesc sob o guarda-chuva do Festival Brasileiro de Música de Rua. Projeto potente e de qualidade que merece apoio e muitos aplausos!

Racionais sábado e Emicida em novembro para fortalecer o movimento

20 de agosto de 2015 0

racionaisMarcelo Pretto (1)
Programa daqueles para quem cultura o gênero: sábado tem Racionais MC’s (acima, em foto de Marcelo Pretto/Divulgação), às 22h, no Pepsi On Stage, em Porto Alegre. Como não deu para os produtores locais fecharem uma apresentação em Caxias, resta a Capital para ver o maior grupo de rap brasileiro.

O show é da turnê de Cores & Valores, sexto trabalho de estúdio Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e KL Jay. Além das composições do disco novo, o set list tem certo Diário de um Detento, Capítulo 4, Versículo 3, Vida Loka I, Vida Loka II e Negro Drama. A abertura será do brasileiríssimo Rael, (ex “da Rima”).

Para novembro, dia 12, a pedida é Emicida (abaixo, em foto de José de Holanda/Divulgação). O rapper tem show agendado para o Opinião. Vem para mostrar o repertório do novo disco, Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa, segundo registro da sua carreira, teve uma parte gravada em Cabo Verde e em Angola, ambos países da África, e marca a retomada do cantor às suas raízes.

Este, sim, pode ainda vir a Caxias. E o blog está na torcida desde já!!

Emi_Jose_de_Holanda-3532

O sarau multicultural de Flores da Cunha no próximo sábado

20 de agosto de 2015 0

Genesis 02 A APAC – Associação dos Produtores de Arte e Cultura de Flores da Cunha – anuncia mais um Sarau Arte Livre. A atividade que une cultura e lazer será sábado, começando às 14h30min, na Praça Nova Trento.

Tem muitas atividades. Como registra a coluna impressa desta quinta-feira, a banda Presságio faz show antecipando as músicas autorais do seu primeiro EP e inclui alguns covers de rock. Também tem apresentação de dança, com bailarino Álvaro Gonçalves apresentando a coreografia Ghetto e Giovana Zanette, mostra o trabalho Véu de Ísis, inspirado na dança árabe.

Também rola uma exposição da fotógrafa Tuany Areze. Batizada de Gênesis, o ensaio retrata os sete dias da criação, tendo ser humano como figura central. O projeto traz nove fotos com a modelo Lo Yu Chen (acima) e tem produção de Elisa Stuani Dosso, Lorien Dosso Valescchi e Natane Areze.

Durante o sarau ocorre ainda Encontro de Veículos Antigos e bazar com as marcas Almanaque Cultural – Livros e Revistas, Coolorida, Ethnia Tribal Jewelry, Gota De Aroma, Cheesecakes (Diála e Marina) e Oui Cookies.

Tiago Sozo Marcon seleciona crônicas em novo livro ilustrado pela filha Brenda

19 de agosto de 2015 0

olustra

O arquiteto, fotógrafo e escritor Tiago Sozo Marcon tem novo livro pronto. Conforme a coluna impressa desta quarta-feira, Deus Veste Legging será lançado dia 19 de setembro, na Do Arco da Velha Livraria e Café.

A publicação traz um recorte de 10 anos de produção de crônicas entre 2005 e 2015. Marcon reuniu textos e selecionou os mais atemporais, submetendo-os aos escritores Celso Gutfreind e Luis Augusto Fischer, que assinam a orelha e o prefácio, respectivamente.

A filha Brenda Bressanelli Marcon, de 11 anos, faz as ilustrações como a mostrada acima. Segundo o autor, a ideia de aliar ao texto um traço imagético mais infantil, ainda ingênuo (por isso autêntico) busca garantir um contraste interessante, com num molho agridoce. Os desenhos dela no livro vão do período em que a menina tinha seis anos até agora, aos 11.

O livro reúne 50 crônicas, divididas em seis capítulos: A vida como talvez ela seja, Teses, anti-teses e sudoreses, A cidade: micromundo e macrocosmo, Eu, elas, eles e vocês, Uma teia. Um abismo?, Temporais e Pode contar comigo, disse uma crônica à outra.