Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

BFF: amizade depois dos 40

20 de março de 2017 0

Dezesseis anos após me formar resolvi voltar à sala de aula para uma especialização. Duplo desafio para dar um up grade no currículo. Primeiro, porque estava há bastante tempo longe de universidade, já meio enferrujada. Segundo porque a gente tem medo do desconhecido, do novo. Especialmente se o novo são os outros e a gente está na casa dos 40!

Na foto, do arquivo pessoal, uma de nós está faltando.

Na foto, do arquivo pessoal, uma de nós está faltando.

É incrível como esse estigma nos acompanha. Mas matrícula feita, lá fui eu para o mundo acadêmico viver as benesses do conhecimento. Toda empolgada com a nova jornada, cheia de vontade de aprender e com um olhar mais maduro sobre o processo. E o susto inicial: era a aluna mais velha, de longe. Inclusive mais velha que a maioria dos professores! Passado o susto inicial, com desconfiança de ambos os lados, a coisa começou a engrenar. Eles devem ter pensado: “o que essa tia faz aqui?”. E eu: “como sobreviverei a esse time que vive na velocidade da luz?” Mas a nossa capacidade de adaptação é incrível. Logo já estava enturmada e encontramos o ponto de equilíbrio.

A turma era de 14 alunos. Formamos um grupo de seis mulheres e fomos do início ao final do MBA sempre juntas, uma segurando a barra da outra quando necessário. Cada uma contribuindo dentro da sua expertise. Sem cobranças, só amizade e profissionalismo. Seis mulheres extraordinárias, de 20 a 40 anos. Todas diferentes, lindas, principalmente por dentro, e tão iguais: buscando seu espaço.

O MBA acabou e seguimos juntas, unidas por uma identificação maior que o tempo não vai conseguir separar. Eu venci. Superei o medo de encarar uma sala de aula depois dos 40 e ganhei amigas queridas, verdadeiras e muito jovens — algumas poderiam até ser minhas filhas! Aprendemos a nos admirar e a respeitar nossas dificuldades individuais. Cresci muito com elas e espero continuar aprendendo com minhas coleguinhas de classe! Porque as amizades se tornam cada vez mais sinceras e profundas depois que enxergamos o mundo sob a lente dos 40!

Envie seu Comentário