Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Ração ou alimentação natural para os pets?

10 de outubro de 2015 0

Foto: Jonas Ramos / Agência RBS
Não é novidade que as pessoas veem se preocupando mais com a saúde. Academias e parques lotados, grande procura por lojas que ofereçam produtos saudáveis, orgânicos, e por aí vai. E esse cuidado reflete nos animais de estimação, claro. Mas sempre há muita dúvida em relação à alimentação natural para os pets. Devemos deixar de oferecer ração? É possível cozinhar para os animais em casa?

A assessoria da Empório de Bicho, clínica de Caxias que oferece o serviço que implica em dietas baseadas em alimentação natural para cães e gatos, conversou com a médica veterinária Manuela Fischer e esclarece algumas dúvidas:
Somente os animais obesos precisam de acompanhamento nutricional?
Todos os proprietários de animais deveriam consultar um veterinário nutrólogo pelo menos uma vez. Essa consulta, preferencialmente, deve ser com o animal ainda filhote. O profissional calcula a quantidade de alimento que cada animal deve consumir diariamente, de forma a evitar tanto a perda quanto o ganho de peso.


Quais são os benefícios da troca de ração por comida caseira?

Principalmente a maior palatabilidade, aceitação e digestibilidade. Sendo mais digestível, o animal irá produzir menor volume de fezes. As comidas caseiras também são livres de corantes e conservantes.


Qual é o principal vilão da alimentação caseira?

O modo de preparo. Os ingredientes devem ser pesados e as vitaminas e minerais devem ser incluídos diariamente. Esse processo é trabalhoso e demorado, por isso muitos proprietários tentam abreviá-lo e acabam errando. Um pouco a mais ou a menos do suplemento mineral e vitamínico pode trazer sérios prejuízos à saúde dos pets.

Ela é capaz de reduzir gordura e sódio?
Sim. A grande vantagem da dieta caseira é que se pode mexer na formulação. Acrescenta-se e retira-se sódio, gordura, proteína, fibra, etc… Sempre pensando de forma individualizada para as necessidades de cada paciente.


A ração faz mal ao pet?

Rações de alta qualidade, as superpremium, não fazem mal. A expectativa de vida de cães e gatos aumentou ao longo dos anos e um dos motivos foi a introdução dos alimentos completos e balanceados no mercado. As rações de alta qualidade são feitas para promover saúde e longevidade, e não só suprir as necessidades nutricionais.

Envie seu Comentário