Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Hannover: Busca pela popularização do carro elétrico

28 de abril de 2012 0


Os carros elétricos estavam por toda parte na Feira Industrial de Hannover, que aconteceu na última semana na Alemanha. Além de terem um pavilhão inteiro só para eles, estavam também nos stands de tecnologia verde, na parte de automação industrial e na apresentação de pesquisas pelas universidades. Havia ainda veículos sendo usados para transporte na feira e um espaço para test drive com mais de 20 carros elétricos.

Participantes da missão gaúcha – promovida por Fiergs e Sebrae-RS – contam que estes carros já marcam presença na feira há anos. Só que nunca estiveram por todos os lados, como nesta feira. Já é possível comprar um por 35 mil euros, para o qual 30 minutos de carga elétrica permitem rodar cerca de 50 quilômetros.

- Passou da idealização para a linha de montagem muito rápido. – comenta o empresário Ivo Geremia, da Rijeza Metalúrgica, de São Leopoldo.

O filho e também empresário, Darlan Geremia, complementa salientando que já estão sendo vendidos produtos acessórios ao carro elétrico.

- Por 15 mil euros, já se compra o equipamento para carregar o carro, semelhante a uma bomba de combustível.

Os fabricantes ainda vendem o motor elétrico e indústrias expõem o teto solar para usar energia do sol para carregar o equipamento que abastecerá o carro. Mas ainda se ouve bastante que é preciso baixar preço e ganhar mais autonomia para bateria. Aí, entram as pesquisas.

Na feira, estava exposto um protótipo que já faz 800 quilômetros com uma carga de bateria. Foi desenvolvido em uma parceria da Universidade de Ciências Hochschule Offenburg com a empresa privada Evomotiv.

- Conseguimos o resultado em três meses. Agora, queremos chegar a 1,4 mil quilômetros. – ambiciona o estudante Dold Michael.


Rádio Gaúcha e Acerto de Conta$ fazem a cobertura da Feira Industrial de Hannover, na Alemanha. Giane Guerra viajou a convite do Sebrae-RS.

Envie seu Comentário