Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Custo e falta de incentivo atrasam energia solar no Brasil

01 de julho de 2012 0

Energia solar foi a principal pauta do Destaque Econômico deste domingo, na Rádio Gaúcha. Sol é uma matéria-prima que o Brasil tem de sobra, mas o trabalho de fazê-lo gerar energia ainda engatinha.

A PSR Consultoria divulgou levantamento mostrando que instalar energia solar passa a valer a pena em 13 Estados. Entre eles, está o Rio Grande do Sul. Foram consideradas a incidência solar de cada região e o custo atual da tarifa de energia elétrica.

A energia solar custa cerca de R$ 500 por MWh, quase quatro vezes a média dos leilões de energia entre 2004 e 2011, de R$ 122. O valor efetivamente pago pelo consumidor residencial, no entanto, está próximo da solar devido a custos de transmissão, distribuição e impostos.

Resolução recente permitiu que a energia gerada pelo sol nas residências seja passada para o sistema elétrico. Antes, só podia ser usada para aquecer a água. As concessionárias se adaptam. O consumidor terá que informar à distribuidora, que deve fazer o registro da Aneel e providenciar as mudanças necessárias no sistema de medição.

Confira uma versão maior das entrevistas sobre energia solar:

Professores Adriano Moehlecke e Izete Zanesco, coordenadores do Núcleo de Energia Solar do Tecnopuc, Parque Tecnológico da PUCRS.

Gerente de Inteligência de Mercado da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Alexandre Zucarato.

Assessor da Superintendência de Pesquisa e de Eficiência Energética da Aneel, Aurélio Carelhos de Melo.

Ouça o Destaque Econômico, na Rádio Gaúcha. Domingos, às 9h.

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

Envie seu Comentário