Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Leitores perguntam: Orientações sobre golpe da dívida falsa

17 de fevereiro de 2013 15

No ano passado, o advogado Ben-Hur Rava, que já coordenou o Procon-RS, alertou o Acerto de Conta$ sobre um golpe que cobrava dívidas falsas. Uma empresa de factoring (fomento mercantil, concessão de crédito) manda uma correspondência, inclusive para pessoas do Rio Grande do Sul, alertando que há uma cobrança e solicitando a presença em São Paulo.

Relembre: Golpistas enviam fax cobrando dívidas falsas

O envio ocorre tanto por fax quanto pelos Correios. Veja abaixo a imagem enviada pelo advogado:

O post rendeu cerca de 200 comentários e e-mails com dúvidas de pessoas que podem ser vítimas do golpe. Em entrevista ao Destaque Econômico, da Rádio Gaúcha, Rava dá mais orientações para quem suspeita ser o alvo dos golpistas. Ouça:

Entrevista Ben-Hur Rava.

Ouça o Destaque Econômico, na Rádio Gaúcha. Domingos, às 9h.

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

Comentários (15)

  • Martha diz: 18 de abril de 2013

    Acabei de receber uma carta dessa,a empresa se chama Paulistana cred moro no Rio e querem que eu compareça em São paulo.O escriturário é o mesmo Renato J. Santos por favor esse golpe continua circulando será que alguém vai dar uma solução para isso,esses golpistas vão ficar impune?

  • Marina Gomes diz: 1 de maio de 2013

    também acabei de receber uma dessas cartas. como devo proceder?

  • o que eu faço recebi uma hoje 02/05/20013 diz: 2 de maio de 2013

    o que eu faço me ajuda

  • Luciane diz: 21 de junho de 2013

    Também recebi uma carta dessas e ameaçam por telefone sobre o nome ficar negativado. Acarta é quase igual só muda o nome da empresa.

  • Leandro diz: 1 de julho de 2013

    Minha esposa também recebeu uma correspondencia, igualzinha, só muda o nome da empresa araguaia comercial, eles não tem nem o trabalho de mudar o layout da carta, alguem deve colocar um fim nessa baderna, onde está a tal justiça nessa hora.
    Agora agente que não deve nada pra ninguem tem que ficar indo atras de procon, spc, serasa por causa dessas fraudes, quem é que vai pagar o dia de serviço perdido, o tempo desperdiçado, e o constrangimento. É possivel processá-los por esses danos.?

  • Elisangela diz: 3 de julho de 2013

    Acabei de receber uma dessas empresa ARAGUAIA COMERCIAL, escriturário chefe Renato J. Santos, fiquei preocupada entrei na internet pra pesquisar e vi esses comentários, estou indignada, temos que nos juntar pra colocar esses bandidos na justiça.

  • Mauro diz: 4 de julho de 2013

    Recebi uma dessas tambem da ARAGUAIA COMERCIAL, escriturario chefe Renato J. Santos. Não caiam nessa.

  • Graciete diz: 17 de julho de 2013

    Também recebi essa carta ontem (16/07), e o meu pai está recebendo telefonemas, ligaram para o fixo como não conseguiram segundos depois ligaram para o celular da minha mãe, isso é muito sério, é caso de polícia, providências precisam ser tomadas e urgentemente.

  • Nívea diz: 31 de julho de 2013

    Acabei de receber uma carta dessas,dizendo q devo a Araguai Comercial,com o nome do msm Escrituário chefe,Renato J.Santos co os telefones,(11)2779-9803/(11)2832-9337/(11)2857-1525.Mas tbm fiquei muito indignada pq tinha certeza q não havia esta dívida.Então entrei na internet p pesquisar e me deparei com estes comentários e tive certeza q se passa de uma quadrilha.Por favor me ajudem o q fazer qto á isso.

  • Eduardo savio Boaventura diz: 3 de setembro de 2013

    Minha esposa recebeu uma carta igual a da reportagem, este golpe tambem está em Minas Gerais. Vamos todos denunciar para que estes bandidos sejam presos o quanto antes.

  • Maria G, Souza diz: 25 de outubro de 2013

    Acabo de receber uma carta só que da 7ª Agência de Negociações, o nome da suposta empresa é Qualitus Cred, Quem envia é o Renato J. Santos.

  • Val diz: 12 de novembro de 2013

    Recebi uma carta da 7ª Agencia de Notificações de Cobrança – Notificação Extrajudicial da empresa QUALITUS CRED e quem assina é RENATO J. SANTOS, no valor de R$ 1.164,20 referente a devolução de cheque de 2005 e solicitando que eu vá até São Paulo para quitação. Sendo que eu nunca ouvir e nem nunca tive nenhum relacionamento de credito com essa tal empresa e nem muito menos tive cheque devolvido pelo mesmo. Quero saber como faço para denunciar oficialmente esses caras.

  • Miguel diz: 2 de abril de 2014

    CALMA PESSOAL, NÃO SE ASSUSTEM, SÃO PICARETAS ESTELIONATÁRIOS PÉ-DE-CHINELO

    Recebi também uma “Notificação Extrajudicial” de uma tal “7ª Agência de Notificações”(que não passam de uma sopinhas de letras que não existe) cobrando um cheque meu de 2007(de uma compra desfeita e cancelada que nem me lembrava). Eles não tem nem o trabalho de mudar o layout ou o nome do tal “Escriturário chefe”(Renato J. Santos) kkkkkkkkkkkk

    Cheques prescrevem em 3 anos(pelo novo Codigo Civil) e títulos prescritos não podem ser protestados. E mesmo que não estivesse prescrito ainda temos que “…Ação cautelar de protesto exige comprovação da existência de relação jurídica entre as partes…”

    Se informem melhor em http://www.endividado.com.br/faq_det.php?id=362

  • leandro antonio diz: 18 de maio de 2014

    tambem essa carta, moro no sul de minas gerais,será que devo fazer um boletim de ocorencia???

  • rafaela diz: 23 de junho de 2014

    Meu irmão acabou de receber. Solicitei que fizesse uma ocorrência na Polícia Civil, tomando por base também todos os depoimentos aqui. A polícia deve investigar. Se passar por devedor, ir ao local e pegar em flagrante.

Envie seu Comentário