Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Parmalat e Líder são marcas envolvidas na nova fraude no leite no Rio Grande do Sul

14 de março de 2014 42
Foto: Cid Martins

Foto: Cid Martins

As marcas envolvidas na operação Leite Compen$ado 4 são Parmalat e Líder. Foram produzidos leites do tipo longa vida, que foram parar nos mercados de São Paulo e do Paraná. Cerca de 199 mil litros foram para a fábrica da Líder, no Paraná, e 100 mil litros foram para Parmalat, em São Paulo.

A investigação foi conduzida pelo Ministério Público Estadual. Novamente, foi adicionada ureia, que tem formol, no leite aqui no Rio Grande do Sul.

Os lotes dos produtos que chegaram ao consumidor ainda não foram divulgados. No entanto, os leites adulterados da marca Líder foram fabricados em 13 e 14 de fevereiro. Da Parmalat, segundo os promotores, também são da mesma época de fabricação.

Parmalat e Líder são da empresa LBR, que também teve a marca Bom Gosto envolvida em fraudes anteriores. Chegou a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta para intensificar a análise das cargas recebidas para evitar novas adulterações.

Agora, a LBR, inclusive, se negou a fazer o recall dos produtos, que seguem no mercado para os consumidores. A informação é dos promotores, que pediram a retirada do mercado.

A empresa LBR está em recuperação judicial. Também está negociando a venda de ativos, como fábricas.

A Rádio Gaúcha entrou em contato com a LBR para uma posição sobre o assunto. Aguarda um posicionamento.

Inicialmente, o Ministério Público informou a marca Glória entre as investigadas. No entanto, corrigiu a informação depois, afirmando que a adulteração e a investigação se restringiram à Parmalat e à Líder.

Leia mais no blog Caso de Polícia, onde o colega da Rádio Gaúcha Cid Martins explica toda a operação: Operação Leite Compen$ado 4: descoberta nova distribuição de leite adulterado com formol no Rio Grande do Sul

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

Comentários (42)

  • Everton diz: 14 de março de 2014

    Poxa vida!!! Mais uma vez, até quando teremos que passar por isso, expondo a saúde de nossos filhos para um risco sem limites!!! Vamos fiscalizar, cade as marcas, para nos prevenir…pois é a unica forma, não usarmos esses produtos , ou será que teremos que não usarmos mais deste produto mesmo!!!…Já sei TENHO A SOLUÇÃO vou comprar uma VACA!!!

  • leoT diz: 14 de março de 2014

    Nao sei como estas coisas acontecem… só gente fina, elegante e sincera…

  • Lucas diz: 14 de março de 2014

    Sim, existe uma saída. Comprar só leite da Santa Clara. Esta marca sim possui alta exigência na qualidade dos produtos. Palavras de quem conheçe o processo. Só a Santa Clara possui rigores em qualidade que as outras marcas não possuem. O leite que a Santa Clara descarta, as outras marcas recolhem.

  • rbs diz: 14 de março de 2014

    Ótima ideia do Everton. Comprar uma vaca. Estas marcas são bem conhecidas Parmalat, Bom Gosto e Líder. São facilmente encontradas nas principais redes de supermercados em Porto Alegre. Cuidado !

  • Fabiano diz: 14 de março de 2014

    Os secretários estaduais da agricultura e da saúde, meio ambiente deveriam pedir demissão, as empresas deveriam ter seus registros cassados.

  • Gilberto Harnich Junior diz: 14 de março de 2014

    Moro em Cascavel/PR e tenho leite LÍDER em casa!! Divulguem os Lotes!!!!

  • Diego Maia diz: 14 de março de 2014

    Na China isso dá MORTE… aqui não dá é NADA, NADA VEZES NADA! País lixo…

  • ADRIANO Z diz: 14 de março de 2014

    COM CERTEZA LEITE PASTEURIZADO EM SACO, CHEGA DE TOMAR SODA, O LEITE FICA HORAS EM CIMA DE UM CAMINHÃO VAI PRA A INDUSTRIA, FICA MESES NA PRATELEIRA DO SUPERMERCADO SERÁ LEITE OU PRODUTO QUIMICO? SE UM LEITE NORMAL EM DOIS DIAS TALHA.

  • josymary diz: 14 de março de 2014

    Por causa desse tipo desses ”terroristas assassinos ” que as crianças estão nos hospitais do câncer infantil, tomando esse leite adulterado, envenenado.pobres dos inocentes!!!!!

  • Vaquinha triste diz: 14 de março de 2014

    Não se iludam…leite em saquinho também é adulterado.
    E hoje em dia não tem essa de que esta ou aquela marca é garantida…NÃO SEJAMOS INGÊNUOS.
    e as “fontes” da adulteração estão em toda a cadeia (produtor, transportador, intermediário e indústria)
    Meu sonho (entre tantos) de cidadão, é ver um dia o Ministério da Agricultura(onde falta de um tudo), Ministério Público e Polícia Federal fazer um pente fino no setor.
    Certamente será mais um escândalo mundial.

  • Marcelo diz: 14 de março de 2014

    Parem de tomar leite. Não precisamos deste veneno que é cheio de hormônios. A Vaca não foi feita para fabricar tantos litros de leite, somente para sua cria. Somente com muitos hormônios ela produz leite nessas quantidades. Estão tomado alem de formol, entre outras porcarias muito hormônio. Leite de Arroz, leite de amendoas (altamente proteico e saudável) pensem nisso.

  • Raul diz: 14 de março de 2014

    Perfeito, Marcelo! Acrescento: 6 a 12 meses de leite materno e chega!

  • Régis diz: 14 de março de 2014

    Marcelo, tudo bem que o leite é perfeitamente dispensável para os adultos, mas não me fala uma bobagem dessas de hormônio. Vaca de alta produção é afinamento genético e alimentação adequada. As pessoas já começam deturpar as informações….

  • LAERT diz: 14 de março de 2014

    Estão matando o povo lentamente e fica tudo por isso mesmo.

    As fábricas continuam funcionando normalmente.

    E o pior…o povo paga pelo veneno contido no leite.

  • Nereu diz: 14 de março de 2014

    Temos copa, e não temos governo para dar um basta a esses infames que estão envenenando o povo. Alguns destes bandidos que foram presos nas fraldes anteriores, então na cadeia? Duvido. Certamente estes bandidos contribuem para os governantes se elegerem, então fica difícil puni-los.

  • Farias diz: 14 de março de 2014

    São reincidentes, deveriam portanto serem fechadas, ou vão esperar que algo pior aconteça?

  • Luísa diz: 14 de março de 2014

    Marcelo, vou começar a tomar leite de amêndoas, então. Tu paga?

  • Edemar Guedes Lemes diz: 14 de março de 2014

    O que realmente aconteceu com as outras marcas que foram desmascaradas em outra operação?Isso esta acontecendo de novo pela inércia de nossos representantes e defensores,estamos vivendo em um país em que tudo pode.Pode roubar,matar,traficar,contrabandear e nossa JUSTIÇA é omissa.Com leis antigas e seus membros igualmente antigos.Que PAÍS DE MERDA que herdarão nossos filhos e netos.

  • Evandro Lutz diz: 14 de março de 2014

    Puxa vida!! Quando eu era castigado pelos pais quando pequeno, nunca mais repetia a traquinagem! Agora esse povo continua a fazer? Como que podem dormir? Como conseguem ficar tranquilos? Como conseguem olhar para sua família? Gente, uma coisa eu digo, se não nos mobilizarmos um dia, se nós BRASILEIROS não nos unirmos em um protesto gigante, mas um PROTESTO, não essas barbaridades que se vê aí na ruam que chamam de protesto, PROTESTO PACÍFICO, ir para as ruas, fazer passeata sem político no meio, sem bandeiras e fazermos esses VERMES perceberem que nós somos GENTE, HUMANOS, e não qualquer coisa que compra qualquer coisa e fica feliz. Somos GENTE, seur irresponsáveis que fazem esse tipo de coisa. VOCÊS são assassinos!!!

  • APOLLO diz: 14 de março de 2014

    A justiça tem que punir com rigor, estes crimes, assim deveria ser, mas a punição mais justa seria tudo que envolve o processo do leite destas empresas da saída do leite do campo a saída do leite embalado, passassem para uma empresa do mesmo ramo que tivesse totalmente isenta destes fatos, uma empresa séria, porque estes criminosos donos destas empresas, morreriam de desgostos ao ver todo o patrimônio que construirão sendo dado de bandeja para alguém sério.

  • Franceline diz: 14 de março de 2014

    Marcelo, sou produtora de leite e posso te afirmar que leite, ao contrário do q disseste, não é só hormônio e sim água, minerais, gordura, proteínas, lactose. Além disso, animais destinados a produção leiteira produzem muito além do que necessitam suas crias, essa alta produção é resultado de muito investimento em genética e nutrição adequadas.

  • Ricardo diz: 14 de março de 2014

    Tem em que ser votada a pena de morte no Brasil, estes calhordas brincam com a saúde do povo, na China teve gente fuzilada e a família pagou a bala!

  • Maria Margarete Bombonato diz: 14 de março de 2014

    O problema do leite não é de quem produz, e sim, de quem embala.
    Tomo leite de pacote, é mais confiável.

  • ZICO diz: 14 de março de 2014

    TOMEM LEITE DE COCO !!!!!

    NATURAL , GORDURA SAUDAVEL E ACESSIVEL.

    OU FAÇAM EM CASA O LEITE DE ARROZ E DE AMENDOAS.

  • Hermes diz: 14 de março de 2014

    POR ISSO QUE SÓ BEBO VINHO NO CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTA. FORA LEITE. LEITE DE VACA É PRA TERNEIRO E NÃO PRA SER HUMANO. O ÚNICO ANIMAL QUE BEBE O LEITE DE OUTRO ANIMAL É O HOMEM. CÁLCIO PODE SER ENCONTRADO EM OUTRAS FONTES QUE NÃO O LEITE. VAMOS SE LIGA PESSOAL.

  • Antonio Carlos diz: 14 de março de 2014

    Existe uma saída. Um boicote total a todo leite produzido no RS. Dessa maneira talvez as industrias tomem alguma providência, testando o leite que chegar até a usina. Entretanto outra coisa é preocupante. Os produtos que levam leite em sua composição. Por exemplo, quem em sã consciência consumiria doce de leite mumu? O leite dessa empresa foi contaminado. O mais triste foi ver a resposta da empresa, alegando que não era responsável pelo transporte. Foi lamentável essa atitude, rebaixando o consumidor ao mais baixo nível da idiotia. Então eles embalam qualquer coisa? Não verificam a qualidade do que recebem?
    Pobre consumidor, sendo lesado dessa maneira!

  • Chicão diz: 14 de março de 2014

    há que saudade da CORLAC pelo menos se sabia que se estava tomando leite com gosto de leite e comendo manteiga com gosto de manteiga…

  • Adair diz: 14 de março de 2014

    Esses bandidos do leite querem é dinheiro, lucro fácil, e nossa saúde que se dane!

  • luiz diz: 14 de março de 2014

    quanto mais dinheiro menos consciência,tem uma leitaria no centro do estado na aréa central de svs a maior sujeira vacas com doenças, magras sem nenhuma medicação ,criação de porcos junto onde tiram leite e mais coisas ….. cade a vigílancia sanitária

  • Revoltado diz: 14 de março de 2014

    Tinha que matar um cara desses!!

  • paulo nunes diz: 14 de março de 2014

    Eu era totalmente contra o Pepe no Uruguay por liberar a maconha, mas , sabe ,as vezes fico pensando …TO SENDO IDIOTA…enquanto meu foco vai para um lado eles fazem coisinhas e fica tudo tranquilo .Feio o que os pobres fazem…mas envenenar os outros….No Uruguay quem tava envolvido ta em cana …mas aqui são senhores de negocio…empresarios…puro ladrao e nao da nada…

  • Cristiano diz: 14 de março de 2014

    A que ponto chega a ganância e a falta de caráter das pessoas que cometem uma barbaridade destas.
    Pena de morte para estes vermes.

  • Bruno Gessinger diz: 14 de março de 2014

    Na realidade um adulto não precisa nem deveria tomar leite. Por ser alimento de alto valor biológico, ele tem uma degradação muito rápida. Mesmo que não houvesse adulteração, o banho químico acontece igualmente. Leite in natura ao ar livre estraga em pouco tempo( as vezes menos de um dia). Além disto, quando a criança vai crescendo as enzimas digestoras vão “perdendo” a capacidade digestora e atuante. Na real leite serve como um contaminante, mesmo sendo in natura. Cálcio? A natureza está mais que cheia de fontes alimentares. Prego a greve contra leite. Queijo não.Adoro pizza.

  • Luiz diz: 14 de março de 2014

    Nossas leis são frouxas, nossa fiscalização pior ainda.
    Funciona assim: Quanto vou ganhar adulterando? MUITO. Se for pego quanto eu perco ? BEM POUQUINHO. O que faço então ?
    Deixo os espertos da justiça, fiscalização, legislativo e outros descobrirem.

  • Rose Santos diz: 14 de março de 2014

    Gostaria de saber da Marca LANGUIRU, sendo que sempre falam de uma e de outra mas a Languiru passa por esses testes? ou é feita uma vista grossa em relacao a empresa. Nao vejo nada em noticiarios dessa marca.

  • henrique diz: 14 de março de 2014

    Tem muita gente opinando sem o mínimo de conhecimento técnico para tal. “Banho químico”, que termo sem fundamento.> O leite é importantíssimo as crianças e aconselhável aos adultos. Existe uma cadeia muito grande, desde produtores aos funcionários de indústrias que dependem disso para sustentar suas famílias. Isso sem contar a infinidade de sub-produtos produzidos a partir do mesmo. Adulteração é crime, sim, e deve haver punição severa aos mesmos. Isso eu nem ninguém desejaria que um filho ou quem quer que seja tomasse leite, com presença de substâncias químicas adicionadas ilegalmente. Mas não vemos generalizar o LEITE como o culpado. O leite é o um dos alimentos mais complexos que existem. Existe leite de qualidade no mercado, o consumidor deve ficar atento e pesquisar sobre o produto que está consumindo.

  • bruno braga diz: 14 de março de 2014

    tomem leite desnatado, mais raro a falsificação

  • Jaqueline diz: 14 de março de 2014

    Eu não tomo leite, mas aqui em casa minha mãe e meus sobrinhos tomam todos os dias. O jeito é comprar uma vaca, daí teremos certeza de que o leite não é contaminado! Por isso que algumas crianças sentem dores de estômago ou diarréia, tá aí o motivo!

  • Angelica de Souza diz: 14 de março de 2014

    Preciso de orientação!!!
    Tenho leite Parmalat em casa e estão estragados…já abri 3 e todos estão ruins.
    Será que são dos lotes adulterados??
    A validade é ate Junho/14

  • bruno braga diz: 14 de março de 2014

    Amigos, evitem as marcas denunciadas: lider, mumu, italac, parmalat, bom gosto, etc. pesquisem os nomes e fabricas no google. Tambem notei que eles falsificam mais os leites integral e semi-desnatado. O desnatado raramente é falsificado. E se for dar leite a criança que seja em pó. Jamais em caixa.

  • Diógenes Rodrigues diz: 14 de março de 2014

    Só utilizo leites PIA, nunca vi problemas com esta marca, abraço.

  • Manoel Dias diz: 28 de abril de 2014

    So tem uma solucao no momento, acabar com esse congresso de merda que tem o Brasil e com o senado, e o BRASIL voltar a ser administrado pelo exercito somente assim as leis seriam mais respeitadas pois como esta, e dai para pior. Se é em qualquer outro pais o minimo seria prisao perpetua isso se nao fosse pena de morte a esse criminosos.

Envie seu Comentário