Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Alta do dólar ainda terá mais impactos no varejo

25 de dezembro de 2014 0
Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS

Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS

A alta do dólar ainda não teve todo o impacto no varejo. Para o Natal, a forte elevação recente da moeda norte-americana afetou pouco os preços porque as encomendas foram fechadas antes.

Como a tendência é o dólar ficar alto, os reflexos chegarão no consumidor ainda ao longo de 2015. A Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo incluiu uma pergunta da Rádio Gaúcha e do blog Acerto de Conta$ na pesquisa de final de ano:

- Sente na loja o impacto da alta do dólar?

Um resumo das respostas: Houve redução na participação de importados já neste Natal com pequenas alterações de preços. Mais queda de participação está prevista para 2015, para quando os comerciantes projetam dólar valendo de R$ 2,70 a R$ 2,90 e com repasses nos preços já nas próximas remessas.

Um exemplo, segundo o presidente da AGV, Vilson Noer: Os importados representavam 36% nas vendas de confecções em 2012. Caiu para 30% em 2013. Neste Natal, ficou em 25%.

Alguns setores do varejo são beneficiados, como perfumes, cosméticos, pneus, cama e mesa, óticas e eletrônicos, que sempre têm forte concorrência com dólar mais baixo.  Tem componentes importados, mas representam menos no custo final destes produtos, cerca de 20%.

Leia mais:

- Natal do comércio gaúcho é o mais fraco desde 2009

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

 

Envie seu Comentário