Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Argentina promete liberar produtos brasileiros e anima calçadistas

26 de fevereiro de 2015 0

A Argentina prometeu eliminar em 15 meses todas as barreiras à importação de produtos brasileiros. O país tinha recorrido de uma determinação da Organização Mundial do Comércio, mas agora diz que vai acatar a decisão. Caso não o faça, outros países podem retaliar a entrada de produtos argentinos sem contrariar a OMC.

A notícia anima calçadistas, um dos setores que mais sofre com as restrições às exportações para a Argentina. Já havia previsão de melhora de embarques com a alta do dólar.

Fabricantes brasileiros de calçados já estavam desistindo de vender para compradores argentinos porque a mercadoria era barrada. O processo começou em 2012.

- Em 2011, chegamos a exportar o equivalente a US$ 189,8 milhões para a Argentina, número que caiu a US$ 79,45 milhões no ano passado. O calçado brasileiro já chegou a representar 70% do total comprado do exterior por aquele mercado, espaço que foi tomado pelos asiáticos. Hoje, apenas 25% dos calçados comprados pela Argentina são brasileiros. – conta o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, Heitor Klein.

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

Envie seu Comentário