Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Vietnã e Rússia são países que mais elevaram compras de produtos gaúchos

15 de abril de 2015 0
Foto: Divulgação Porto de Rio Grande.

Foto: Divulgação Porto de Rio Grande.

As exportações do Rio Grande do Sul tiveram desempenho negativo em 2014, mas alguns destinos diferentes dos embarques amenizaram o impacto. Foi o que mostrou levantamento feito por Guilherme Risco, da Fundação de Economia e Estatística.

Este ranking foi liderado por Rússia e Vietnã. Aumentos superiores a 150% nos valores comprados do Rio Grande do Sul.

O destaque dos embarques para a Rússia foi o aumento da carne suína, que ocorreu após esse país proibir a entrada de produtos da União Europeia e dos Estados Unidos. Já o farelo de soja ajudou a impulsionar as exportações para Eslovênia, Paquistão, Irã, Indonésia e Turquia. O grão de soja foi o produto com maior crescimento nas vendas para o Vietnã, enquanto o óleo de soja foi o responsável pelo bom desempenho da Índia.

Para as Filipinas, destaque para as vendas de trigo que ocorreram no final do ano. Já para a Angola, foram vendidos, principalmente, alimentos embutidos.

Os países da América Latina que se destacaram como destino das exportações gaúchas em 2014 foram impulsionados, principalmente, pela compra de produtos manufaturados, como óleo diesel para o Paraguai, carne de aves para a Venezuela, plásticos para o México e arroz para o Peru.

- Essa melhora nas vendas do Rio Grande do Sul ocorreu, em grande parte, para países que vêm sendo apontados como regiões que terão forte crescimento econômico nos próximos anos, que é o caso de Vietnã, México, Indonésia, Filipinas, Paquistão, Irã e Turquia. Esses países têm uma participação ainda modesta na pauta de exportações do Estado no momento (6,6%), mas podem compensar as vendas, quando houver um arrefecimento para destinos mais tradicionais. – analisa o pesquisador da FEE, Guilherme Risco.

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

Envie seu Comentário