Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Walmart vai fechar supermercados no Rio Grande do Sul

28 de dezembro de 2015 201
Foto: Rádio Gaúcha.

Foto: Rádio Gaúcha.

O Walmart vai fechar supermercados no Rio Grande do Sul. Lojistas com operações nas unidades estão sendo comunicados que terão 30 dias para encerrar as atividades.

Há fechamentos programados para quarta-feira. Só em Porto Alegre, a empresa vai encerrar as atividades em sete lojas.

A decisão deve atingir, principalmente, lojas da bandeira Nacional. Atualmente, a rede tem cerca de 50 unidades no Estado. Fala-se que metade corre o risco de fechamento. Possui ainda as bandeiras BIG, Todo Dia e Maxxi Atacado, no Rio Grande do Sul.

Mundialmente, a varejista norte-americana está revendo o portfólio. Há o movimento de fechamento de lojas.

No Brasil, o Walmart comprou as lojas do grupo português Sonae, em 2005.

A assessoria de imprensa do Walmart foi procurada para mais detalhes. O blog recebeu o seguinte posicionamento:

“Por conta do atual ambiente econômico no Brasil, a empresa tomou a decisão de fechar algumas unidades no estado com baixo desempenho. Estamos fazendo todo o possível para transferir os funcionários dessas unidades para outras lojas e, quando não for possível, oferecemos apoio para recolocação profissional. Presente no Rio Grande do Sul com mais de 100 unidades, a empresa mantém compromisso com o mercado gaúcho, a fim de servir melhor seus clientes e garantir a sustentabilidade do negócio no longo prazo. Em 2015, investimos R$ 1,3 bilhão na abertura de novas lojas, reforma de unidades antigas e integração de sistemas no Brasil.”

Empregos

A empresa não informa e ainda é difícil dimensionar o número de postos de trabalho que seriam cortados. Mas estima-se que ultrapasse 1 mil empregos. Presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, Antônio Cesa Longo afirma que esses trabalhadores serão bastante procurados por outras empresas do setor pela experiência no Walmart.

Atualmente, o setor supermercadista do Rio Grande do Sul tem uma rotatividade de 2 mil funcionários por mês. São 4,4 mil lojas no Estado.

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

Comentários (201)

  • eliseu diz: 28 de dezembro de 2015

    Alguém esta notando desde que o “zé polenta” assumiu o governo em janeiro as empresas nesta Capital e, no resto do Estado estando fechando as portas, simplesmente ninguém esta comprando devido a contenção de despesas desse desgoverno, em virtude do parcelamento e atraso nos salários. E, podem apostar o desemprego vai continuar aumentando e a situação vai ficar muito pior nos próximos três anos.

  • Roberto diz: 28 de dezembro de 2015

    caro eliseu, quer parte de “Mundialmente, a varejista norte-americana está revendo o portfólio. Há o movimento de fechamento de lojas.” voce não entendeu? não tem nada a ver com o “do bigode”

  • Alex diz: 28 de dezembro de 2015

    Talvez o aumento dos impostos proposto pelo diferenciado governador do Estado (diferenciado porque nunca nenhum outro governante governou aumentando impostos) não tenha relação direta com o fechamento de lojas do walmart, mas é óbvio que, se continuar assim, as empresas irão embora do rio grande do sul. Não somos politicamente diferenciados, não somos mais cultos, … Somos iguaizinhos ao restante dos brasileiros. Somos, na média, bem burrinhos. A prova prática disso é a situação do rio grande.

  • Rafael diz: 28 de dezembro de 2015

    O que eu notei foi que depois que o pt começou a ganhar no estado e na capital só coisas ruins começaram a acontecer …. Essa crise não é de agora amigo… Pensa antes de falar…

  • Nicole diz: 28 de dezembro de 2015

    Ou será que é porque agora eles se viram obrigados a pagar direitos trabalhistas que até então tentavam burlar? Vide anúncio de meia página na Zero Hora de domingo publicado como parte da multa que o Ministério do Trabalho aplicou à empresa…

  • PAULO diz: 28 de dezembro de 2015

    É ISSO AÍ!!….E, SÓ O COMAÇO!……E MUITAS EMPRESAS AINDA VÃO FUGIR DO SUL……SALVE SE QUEM PUDER!

  • Criticador diz: 28 de dezembro de 2015

    Alguém já se deu conta de que tem gente que acha que a crise começou em janeiro e que o PTrolha já há mais de uma década no poder só tem conseguido demolir o país?

  • Ivan Leitzke diz: 28 de dezembro de 2015

    TODAS as bandeiras do grupo Wallmart tem um atendimento LAMENTÁVEL. Motivo pelo qual passo longe das lojas do Grupo.

  • Paulo Brasil diz: 28 de dezembro de 2015

    Eliseu, tu não sabe de nada, vai aprender sobre economia e interpretação de texto antes de postar asneiras.

  • Lari diz: 28 de dezembro de 2015

    O Sartori está começando a mandar as empresas embora. Logo quem vai é a GM.

  • Fraga diz: 28 de dezembro de 2015

    Se hoje estamos nesta situação lamentável…. A culpa é do governo federal. Já haviam empresas indo embora antes do Satori assumir, mas daí tem gente que não se lembra.

  • Pampeano diz: 28 de dezembro de 2015

    Olha, não vou sentir muita falta, viu?
    Por vezes uso uma loja da rede Walmart (BIG), mas apenas quando há uma promoção de um item do meu interesse, pois o atendimento deixa a desejar e uma prática muito usual é um preço na gôndola e outro no caixa.

  • Antonio diz: 28 de dezembro de 2015

    Que pese o estado estar quebrado a crise é nacional, aliada à política de fechamento da empresa só irá aprofundar mais a crise.

  • amanda da silva diz: 28 de dezembro de 2015

    Eu acredito que o Sartori está tomando as culpas por algo que nem diz respeito a ossada dele pois a Walmart é uma empresa de nome mundialmente conhecido e com certeza não é por causa de doze meses de governo que eles vao fechar as portas. Isso já vem de muitos anos. E vamos combinar só quem entra em mercados da rede Nacional sabem quea rede eestá sucateada. Nessas ai o povo que acaba pagando. As redes big serão as próximas pois nunca vi um mercado ser deixado tão de lado como ele. Sem guardas no estacionamento e como consequências os roubos de carros e motos são diários. (Às vezes mais de cinco ao dia). Isso é uma questão de tempo. Se eles não tem como dar o suporte adequado na questão segurança, não conseguem mais se reerguer. Eu que não coloc a minha vida e de minhas filhas em risco indo até lá. Depois do leite derramado nao adianta chorar dizia meu sogro. Essa é a minha opinião.

  • Carlos Eduardo diz: 28 de dezembro de 2015

    Comentários como os do Eliseu e do Alex mostram bem o porquê do Rio Grande estar ficando para trás. Esse estado está tomado de “Eliseus” e de Alexes” e dessas criaturas que reduzem todo o problema econômico a uma sigla partidária que destruíu tudo o que havia de próspero, bom e maravilhoso que era o ano passado, precisa aprender muito. De fato o Alex tem razão em uma coisa “não somos mais cultos (será que fomos? em todo o caso vou dar um crédito a ele), somos iguaizinhos ao restando dos brasileiros (e éramos diferentes? Falta de educação, transgressão, corrupção sempre foi igualzinho ao resto, ou não?) e somos burrinhos (ele é burrinho, ainda tem gente que enxerga um palmo adiante do nariz). Aos que acham que o RS é diferenciado, tem cultura, blá blá blá, blá blá blá… está vivendo sob a sombra de nomes e de história feita por outros e está precisando muito fazer a sua parte no dia de HOJE. Ademais, os outros estados, também tem história. O problema é que o povo “culto” daqui não as conhece. Só para mostrar que o problema dos salários dos servidores não é exclusividade do RS o estado do RJ está pagando até R$ 2.000,00 na data de pagamento. Para quem recebe acima disso, receberá conforme o estado for arrecadando, sem data certa. Quanto ao 13º ainda não foi pago e a proposta do governo é o pagamento parcelado.

  • nelsonpoa diz: 28 de dezembro de 2015

    Os comentários são bem interessantes. Se for por essa linha, o Zaffari também vai fechar portas em breve, alguém se arrisca em qual loja vai ser a primeira?
    Eu arrisco a dizer qual vai ser a primeira loja a fechar da Walmart, a loja do Teresópolis, que é um verdadeiro chão de reclamação de todo bairro, não tem que um morador que diga que aquele Nacional é referência em alguma coisa. Já devia ter fechado há muito tempo, tal é o desrespeito aos moradores do bairro. Talvez a segunda seja a loja do antigo Mobycenter, que foi fechada pela vergonha de vender produtos vencidos. O problema é de gestão, porque mesmo com a crise e tu vendendo menos, na verdade tu deixas apenas de vender aquilo que te garantia um lucro acima do teu faturamento normal. Vão fechar as lojas para não ter prejuízo além do esperado e que estava previsto em termos de crescimento e metas. Esse pessoal não botar para perder. Eu acho que é na crise que as oportunidades aparecem, e governador que parcela salários e não consegue pagar 13º dos funcionários é um mau patrão, o resto é o que estamos vendo dia a dia. Não adianta ter dinheiro porque esse pessoal não sabe gastar e olha que faz horas isso. Enquanto o modelo não mudar ainda vamos ver motoristas dirigindo bêbados e matando pessoas.

  • Alan diz: 28 de dezembro de 2015

    Não entendi nada. Noticia sem estrutura alguma. Alguém me explica… “O fechamento deve atingir lojas da bandeira Nacional. Atualmente, a rede tem 50 unidades no Estado. Fala-se que metade corre o risco de fechamento. Possui ainda as bandeiras BIG, Todo Dia e Maxxi Atacado, no Rio Grande do Sul”

  • Lucia Souza diz: 28 de dezembro de 2015

    Acho que até demorou muito para acontecer face o abandono que algumas lojas apresentam. Até os poucos funcionários que restam questionam do porquê de procurarmos àquelas lojas tendo em vista o mau atendimento e pouca variedade de produtos.

  • Adriane diz: 28 de dezembro de 2015

    Nao gosto do nacional …prefiro zaffari …amo o zafari

  • Régis Alencar diz: 28 de dezembro de 2015

    O que me deixa triste e preocupado é que mais pessoas irão iniciar o ano sem emprego. O que me deixa feliz é que a Wallmartvai fechar esse portfólio de mercados terríveis com atendimento idem. As bandeiras Nacional e Todo dia são piadas! Só falta te expulsarem a ponta pés das lojas.

  • Sem partido diz: 28 de dezembro de 2015

    O erro está nesta população sem educação, que só quer entrar em disputas de time e partido. O problema é quem escolhe as pessoas para governar! Tem que ser muito ignorante para não ver a situação que o PT deixou o país. Certo que o próximo seria metralhado por sofrer as consequências.

  • Julia diz: 28 de dezembro de 2015

    Antes tarde do que nunca! Produtos vencidos ou dentro da validade mas estragados, atendimento péssimo, profissionais mal educados…esse é o verdadeiro motivo. Já estava na hora desta droga fechar!

  • José diz: 28 de dezembro de 2015

    Caro Eliseu, mais de nove milhões de desempregados no Brasil e a crise é por causa do governo gaúcho!!!! A crise é mundial e as empresas multinacionais para não terem prejuízos fecham filiais pelo mundo todo para conter as despesas. Além do que o serviço desta empresa no RGS é de péssima qualidade.

  • leo diz: 28 de dezembro de 2015

    Esse elizeo deve ser um Zé pólen tá que come pão com mortadela mesmo

  • Fabiano diz: 28 de dezembro de 2015

    VOCÊS QUE AINDA ACHAM QUE NÃO TEM NADA HAVER COM O NOSSO GOVERNO E QUE ACREDITAM EM PAPAI NOEL,APARTIR DO DIA 1 O ICMS VAI VOLTAR!!!
    COMBUSTIVEL E PRODUTOS BEM MAIS CAROS
    ISSO FAZ COM QUE ÁS EMPRESAS VÁ EMBORA SIM!!
    INCLUSIVE A STEMAC ESTA INDO P/GOIAS E ENCERRANDO ÁS ATIVIDADES AQUI.
    SIM,ISSO É SÓ O COMEÇO PESSOAL!
    ESTA NA HORA DE ACORDAR.
    EX:O GRUPO RBS ESTA FAZENDO UMA FAXINA TAMBÉM,GM,VONPAR,ETC..)

  • Juliano diz: 28 de dezembro de 2015

    Demissão em massa!!!!

  • Alex diz: 28 de dezembro de 2015

    Carlos Eduardo, eu lamento por ti, pois tu não sabes ler. No meu comentário, eu critico todos os governantes que governam aumentando impostos. Além disso, eu afirmo que a média dos gaúchos é igual à média dos brasileiros. Para demonstrar tal afirmação, eu digo que a prova prática é que o rio grande está quebrado, situação essa bem parecida com a situação brasileira. Concluindo: não sou PT, nem PSDB, menos ainda PMDB. Sou apenas um sujeito que entende que a forma como os brasileiros governam está equivocada.

  • Marcelo diz: 28 de dezembro de 2015

    Já vai tarde, o nacional é uma rede muito ruim, lojas sujas e mal atendimento (creio devido ao baixo salário que não deve empolgar ninguém).
    Outro que deveria fechar é o big que está na mesma situação, sem falar que pra conseguir carrinho nos dias de movimento é preciso seguir clientes até os veículos pra pegar o carrinho.
    Eu acredito que é a crise em geral que causa isto tudo, nada a ver com o governo que pegou a guaiaca furada e cheia de aranhas.
    ()S

  • Mauricio diz: 28 de dezembro de 2015

    Impressionante ler os comentários aqui!!!
    Acordem meus conterrâneos, a culpa não é desse ou daquele governante, a culpa é de vocês!!!!! Enquanto continuarem elegendo a Dilma, Fortunati, Maria do Rosário, e em um futuro próximo Manuela ou Luciana Genro continuaremos sendo umas das capitais mais atrasadas do Brasil.

  • Diego Dresch diz: 28 de dezembro de 2015

    Vai tarde! Há tempos que os supermercados Nacional vem prestando um serviço de péssima qualidades. Atendimento horrível, produtos vencidos (já vi vencidos há mais de um ano!), preços diferentes na prateleira e no caixa, funcionários agredindo verbalmente os clientes. Estou escrevendo somente o que presenciei. Então como disse, vai tarde!

  • Fabricio diz: 28 de dezembro de 2015

    Inacreditável o pessoal culpando o Sartori, não quero defender ele que tem vários falhas, mas neste caso a culpa é da crise econômica federal, a SELIC em incríveis 14,25% que restringe o crédito, a falta de confiança das pessoas no futuro econômico e político em BRASILIA, aliado a mudanças de comportamento no mundo inteiro, onde cada vez mais pessoas fazem compras por internet e não fisicamente, pra piorar os supermercados do Nacional são horríveis, péssimos e na sua maioria mal localizados. Pra concluir, a RBS poderia ter dito que o Walmart vai fechar lojas em todo o Brasil, ou acham que o RS é o único lugar do mundo que importa?

    http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/walmart-estuda-fechar-30-lojas-no-brasil-diz-jornal

  • Diego diz: 28 de dezembro de 2015

    Quando é no governo do PT, é a “crise mundial”. Aí quando é no estado, é culpa do Sartori.
    Petistas só internando mesmo.

  • fabiano diz: 28 de dezembro de 2015

    VOCÊS QUE AINDA ACHAM QUE NÃO TEM NADA HAVER COM O NOSSO GOVERNO E QUE ACREDITAM EM PAPAI NOEL,APARTIR DO DIA 1 O ICMS VAI VOLTAR!!!
    COMBUSTIVEL E PRODUTOS BEM MAIS CAROS
    ISSO FAZ COM QUE ÁS EMPRESAS VÁ EMBORA SIM!!
    INCLUSIVE A STEMAC ESTA INDO P/GOIAS E ENCERRANDO ÁS ATIVIDADES AQUI.
    SIM,ISSO É SÓ O COMEÇO PESSOAL!
    ESTA NA HORA DE ACORDAR.

  • Fabiano diz: 28 de dezembro de 2015

    ESTÃO AGINDO CONTRAMINHA LIBERDADE DE EXPRESSÃO??
    PQ ESTÃO TIRANDO MEU COMENTÁRIO?

  • Nadia diz: 28 de dezembro de 2015

    Aqui em caxias o Nacional não durou, ainda temos o Big e o Maxxi ( e é caresimo).
    Fecham porque a crise vem de tempos.. alias pelo menos 8 anos de governo PT e só não vê isso quem não quer. Mercados sujos, mal organizados e quero dizer que tem outros na fila!! Pena pelos funcionários que serão mais alguns na fila do salario desemprego e posterior corrida pelo sustento diário. mais funcionários informais!!! Tterceirização que foi a solução do PT vai deixar muita gente a mingua!

  • talles santana diz: 28 de dezembro de 2015

    Vejo como natural essa reestruturação. A rede Nacional foi sendo imputada nos municípios gaúchos num outro momento da economia e da cultura do país. Não faz sentido para uma companhia.manter ums estrutura como a que tem em Xangrila que tem 10 mil hab fixos e movimenta 100 mil so 4 meses do ano e tendo uma unidade a menos de 10km em Capão da Canoa. E o q dirá Imbé que tem um e logo a menos de 5km tem um em Tramandai. A estratégia de ocupação vem desde os fundadores e quando a concorrência ainda nao estava consolidada. Hj não cabe mais. Esse fechamento será oportunidade de negócio pra outras redes.

  • Giovani diz: 28 de dezembro de 2015

    Carlos Eduardo, perfeito!
    Não podemos nos esquecer que o arrocho vem do Governo Federal, que além de não fechar as suas contas, boicota propositalmente e por birra os estados que tem partidos “contrários” no poder.
    Essa inclusive é uma tendência do DESGOVERNO atual do País…. os fechamentos e demissões apenas começaram e um 2016 negro nos aguarda, infelizmente.
    A sujeira foi empurrada para baixo do tapete por anos, décadas e por vários governantes…..
    O RS já não é mais uma federação rica a muito tempo, perdemos na agricultura, perdemos na educação (nossos resultados são vergonhosos – comparados a estados do Norte / Nordeste) e de eleição em eleição um governo acusa o outro ao invés de uma união de todos para o crescimento do nosso Estado.
    Deixamos a horas de nos importarmos realmente com o que é importante e agora com remédio amargo e tendo que enfrentar a dura realidade…. de chegar ao fim do poço (sim por que não pagar salário é o fim do poço) a culpa é do Sartori que nem chegou ainda.
    Deixando bem claro, não sou de esquerda nem de direita, aliás, para deixar mais claro, considero Políticos todos do mesmo saco, não vejo diferença entre eles, somente nomes e siglas, as quais pulam de cor de partido como se trocassem de roupa, conforme seus interesse próprios.
    O povo também não se ajuda: Elegemos (não votei deixando claro) animadores de festas, radialistas, jogadores de futebol, traficantes e queremos nossos problemas resolvidos…..
    É duro ter que acreditar que teremos saída pela Política.. sinceramente.
    Muito relutando, acredito que a saída para crise está no exército.. tá na hora de reassumir os princípios da família, pois mesmo nas garras da ditadura nunca vi tanta distorção, corrupção e podridão juntas.
    As pessoas confundiram democracia com roubalheira e ninguém tem medo de subir mais impostos, alimentos como também não tem medo de roubar, matar e estorquir.
    aaaaa quanto ao Nacional / Walmart, ao julgar pela qualidade dos serviços e por alguns mercados que frequentei…. eliminaremos alguns ratos e baratas fechando pois os preços e a qualidade dos produtos são deploráveis.

  • Bernardo M diz: 28 de dezembro de 2015

    O povo e sua ignorância. O aumento de impostos e parcelamento de salarios não é resultado apenas do governo Sartori. O PT ficou anos no poder e afundou nosso estado também. O povo que é ignorante e acredita na midia e em todas as manipulações impostas por partidos políticos. O pior dano ao país é vivido pelo governo federal, que em 12 anos conseguiu destruir todo o país, gerando crise, desemprego e pobreza. É facil ser comunista e socialista com jatinhos à disposição, salários de 30 mil reais e todas as regalias. Enquanto o povo só reclama do aumento de passagens, o país está em colapso.
    Quanto ao walmart, eu evito frequentar seus estabelecimentos, pois são caracteristicos em possuir preços absurdos, atendimento insatisfatório, filas de caixas lá no açougue e constantes divergencias de preços entre o caixa e as prateleiras. É um absurdo. O zaffari presta um serviço muito melhor, não cria propagandas enganosas de ofertas na TV, respeita o cliente, possui mais agilidade de atendimento, higiene e organização superior. Quem sabe se organizar, vai ao mercado durante a semana, compra com mais economia e menos estresse, sai do zaffari satisfeito e com espirito de retorno. Já na multinacional descontrolada, todas as vezes que fui ao Nacional, BIG e todo dia, me estressei. Multinacional exploradora!

  • alex diz: 28 de dezembro de 2015

    So sei dizer que isto é lamentável,pensar que milhares de pessoas ficarão desempregados muitos chefes de família depende destes empregos ,e independente de partido o fato e que a crise so está aumentando

  • Ana diz: 28 de dezembro de 2015

    Já vão tarde! O pior mercado do mundo é o nacional!

  • Nataniel diz: 28 de dezembro de 2015

    O erro está nesta população sem educação, que só quer entrar em disputas de time e partido. O problema é quem escolhe as pessoas para governar! Tem que ser muito ignorante para não ver a situação que o PT deixou o país

    E alguém acredita na urna eletrônica?
    Eu nem um pouco, por isso, compareço por obrigação. (?democracia?)
    Vai demorar muito para sairmos do fundo do poço em que fomos colocado.

    Salários de servidores parcelados, os de vereadores, deputados, senadores, governadores, duvido que sejam parcelados, sem contar que ex-governadores recebem pensão vitalícia de mais de R$ 30 mil/mês conforme publicado, não sabia disso, é uma falta de vergonha dessa corja que governa em benefício próprio.

  • Mauricio diz: 28 de dezembro de 2015

    É muita ignorância na situação atual do país comemorar o fechamento de uma rede como o Nacional!!! Pensem em quantos postos de trabalho….. em todo o ICMS que deixará de ser arrecadado….. Continuem com esse pensamento, elegendo a Dilma, Maria do Rosário, Luciana Genro e Manoela, não é por nada que são e continuarão sendo umas das capitais mais atrasadas do Brasil!!!!

  • Marco diz: 28 de dezembro de 2015

    Sartori vai afundar o estado. Impostos e aumento do próprio salário.

  • carol diz: 28 de dezembro de 2015

    Culpa é do walmart mesmo…não faz questão de investir nas lojas. O BIG que dava muita grana pros donos foi jogado de lado. SUGARAM toda a grana que ganharam e agora têm que fechar! Todas as lojas da rede estão terríveis e só tem gente mal educada trabalhando (salvo as pessoas de mais idade…).
    E o Zaffari abrindo lojas por todo Estado e País…isso não é culpa do Governo e impostos, é muito mal administrado esse walmart!

  • R Fenando diz: 28 de dezembro de 2015

    As pessoas(povo) no RS tem que se posicionar, se querem um estado enxuto investindo em segurança e saúde ou se vão querer continuar andando em favor do atraso. Quem votou no PT não tem condições de reclamar do bigode. Herança do desgoverno Tarso que afundou tudo de vez. Me decepcionei pela falta de ousadia, em querer cortar na carne. Nem todo mundo vive das tetas antes gordas e agora magras do estado. Mas parece que nada vai mudar, Manoela e Luciana Genro estão liderando pesquisas de opinião para prefeitura em Porto Alegre,então. Desembargador José Aquino, colorado, assumiu o governo do Estado e doou um terreno ao Inter, e agora está reclamando que o Estado não dá aumento ao judiciário que só suga…que ponto este povo chegou.

  • carol diz: 28 de dezembro de 2015

    Ah, sou solidária com quem perderá o emprego…conheço umas 10 que saíram de lá! Uma lástima perderem seu ganha pão, mas a empresa “não faz por onde”!

  • Torosentado diz: 28 de dezembro de 2015

    Meus caros conterrâneos, quem em sã consciência acredita que toda essa ruína nas finanças do estado é culpa do atual governador? Vamos acordar minha gente, raciocinem, pelo amor de DEUS será que vocês não percebem o estrago no pais inteiro que esta sendo feito por esse desgoverno PTralha, assim foi no governo estadual anterior, o companheiro tarso genro entregou o estado em frangalhos! E acreditem teremos muitos anos de carestia ainda. Serão dezesseis anos na esfera federal e na esfera estadual foram quatro anos, o suficiente que irá refletir por décadas!!! tenham certeza disso. Enquanto isso o companheiro tarso esta numa boa!! Ou alguém duvida?

  • Ze de Cruz Alta diz: 28 de dezembro de 2015

    Aqui em Cruz Alta, NUM PERÍODO DE 3 ANOS, é o pior mercado com relação ao atendimento, sempre com poucos funcionários mesmo em horários de pico, filas gigantescas e, a algum tempo, sem reposição de estoque.

    Culpa do atual Governo? Chamo de má ADM mesmo, pois se este é o motivo, o anterior também leva “culpa”!

  • Duda diz: 28 de dezembro de 2015

    Devemos voltar alguns anos e ver que o Estado está nessa situação, não por culpa do do atual governador e sim, por vários anos de má gestão. Estamos vivendo um reflexo de vários anos e por conta disso, sofremos com aumentos de impostos, parcelamentos de salário. E já pararam para pensar, se você fosse o governador hoje, o que você faria se pegasse o estado “quebrado” e uma crise mundial?
    Estamos em crise mundial, não sabemos o que acontece em outros estados, porque não vivemos lá. Não podemos julgar por partidos ou por quem está governando atualmente, sem saber o que aconteceu por vários anos e foi escondido da população!!

  • Carlos Roberto diz: 28 de dezembro de 2015

    Sei os dois motivos:
    1. Rissul
    2.Não tiveram competência. Logo logo Big e sua falta de limpeza também fecham.

  • Gilberto diz: 28 de dezembro de 2015

    Quanto comentário imbecil colocando a culpa no atual governador… Não estou defendendo o mesmo, até porque algumas ações dele estão incorretas… Agora vir um espertalhão e falar que ele está quebrando o estado… aí é muita ignorância, como governar um estado do tamanho do RS sem dinheiro??? Não foi ele quem quebrou o estado amigão… Nota-se que tua inteligência resume-se aos votos no PT…

  • Marcio diz: 28 de dezembro de 2015

    O Walmart vem fechando lojas ao redor do mundo. Nada a ver com a crise do BR ou do RS. Fechou há 2 anos 30 lojas no RS. Isso foi no governo do Tarso. Tudo isso não tem a ver com o Sartori ou com o PT. É bem maior que isso e parte tem a ver com a crise e parte tem a ver com o reposicionamento da marca no mundo. Parem com estas besteiras partidárias. Coisa de província mesmo. Uma coisa vai acontecer no RS em número maior do que já vem ocorrendo que é a fuga das empresas do RS devido ao custo maior com impostos. De novo, não tem a ver com o Sartori ou PT. Elas já estão fugindo há tempos.

  • Luis Moura diz: 28 de dezembro de 2015

    É um favor o Wal Mart ir embora. O Zaffari é o Zaffari o único supermercado do Brasil. O resto é mercadinho. O Zaffari é um orgulho gaucho.

  • Cristiano Bernardes diz: 28 de dezembro de 2015

    Fico triste por causa das famílias que serão afetadas com este acontecimento.

  • Luiz Almeida diz: 28 de dezembro de 2015

    Toda vez que vou a um Nacional ou BIG sempre tenho que depois ir no Zaffari porque faltou algum item da minha lista. Além disso, o atendimento Nacional/BIG é muito estranho, as pessoas parecem trabalhar desmotivadas. Lojas sujas e bagunçadas. E mais: tente falar com um gerente Nacional/BIG: não existe. Em compensação, no Zaffari sempre você vai achar alguém para resolver seu problema.
    Em resumo: Nacional/BIG não vai me fazer falta nenhuma porque eu tenho sempre um Zaffari ou até um Unisuper por perto.

  • cesar marcondes diz: 28 de dezembro de 2015

    Comentários como os do sr. Eliseu demonstram apenas o quanto as pessoas costumam opinar sem conhecimento de causa. Quem conhece um pouco de como as empresas atuam no mercado, sabem que é muito comum, quando uma operação não gera o resultado planejado, as estratégias são reavaliadas ou, a operação é descontinuada. Simples assim!
    As Casas Bahia venderam a operação no RS por situação similar, assim como a Esso vendeu a operação brasileira por não estar tendo os resultados esperados. Fazer comentários sem conhecimento de causa é mais fácil do que estudar e procurar informação confiável. Aliás… administrar um estado que foi destruído pelo apadrinhamento político, por interesses partidários e que possui mais da metade da folha de pagamento em inativos e pensionistas, também não é tarefa fácil.

  • paticia diz: 28 de dezembro de 2015

    As questoes trabalhistas contra o Wal mart sao inumras por todo o brasil, no so aqui no RS..
    um pouco acho que eh para salda dividas..isso eh..se saldar..
    uma pena das pessoas que trabalham la…
    e quem critica nao sabe como eh trabalhar la…se colocar no lugar do outro eh essencial, pois o ma atendimento soh reflete a insatisfação com o trabalho, e como ehuma empresa que nao faz “acordos”..resta trabalhar mal para ver se são mandados embora…pena..

  • Pedro diz: 28 de dezembro de 2015

    agora o zaffari coloca o pão francês a R$ 50,00 de vez.

  • NUNES diz: 28 de dezembro de 2015

    A questão do fechamento do Nacional e algumas marcas Wallmart não tem nada a ver com o governo atual ou passado. A ideia inicial era que o Nacional competisse com o Zaffari, uma concorrência que não ocorreu devido ao sucateamento do Nacional e a qualidade do Zaffari. como a marca Nacional acabou sendo depreciada imagino que o Wallmart invista em outro estado ou País menos crítico ou crie outra marca para competir. As vezes é questão de mercado recuar trocar a marca para investir ou recuar para não afetar as lojas que vendem do grupo.

  • fabiano diz: 28 de dezembro de 2015

    santa maria tambem esta na lista ou nao

  • Adauto diz: 28 de dezembro de 2015

    Já deveriam ter sido fechados, mas pela vigilância sanitária.
    Não é raro encontrar mercadorias vencidas, fora do prazo, deterioradas, podres, nessa porquice de Nacional!
    Os gestores do walmart deveriam estar presos!

  • carlos souza diz: 28 de dezembro de 2015

    O Big e o Nacional em Rio Grande, até que são bem organizados, mas o Maxxi, nossa, bem complicado, que estrutura ruim. Porém com estrutura ruim ou não, lamento pela onda negativa que este fato implica. Menos gente trabalhando, menos gente consumindo, economia mais parada ainda. É… quero descer do trem, antes de 2016.

  • Adriano diz: 28 de dezembro de 2015

    Como pode vivermos em um estado de gente tão cega?

    Ninguém percebeu que a situação ocorre devido ao modelo do funcionalismo adotado no país e no estado? Um funcionário público custa muito mais que um funcionário da iniciativa privada pois possui regalias (SIM, REGALIAS!!!!) que os demais não têm pq não existe sustentação econômica para tal.

    Antes de falarem bobagem e pensarem nos próprios umbigos pensem que seus filhos, netos, bisnetos e lá se vai irão pagar essa conta. Tudo por um país podre onde não se busca melhorar e sim “meu emprego com estabilidade e aposentadoria integral”.

    A conta não fecha, pessoal. 1 + 1 é 2 e sempre vai ser. Parem de pensar nos próprios benefícios, que o Judiciário pare de achar que possui autonomia pois o dinheiro sai de um local comum, do meu, do teu, do NOSSO bolso!!

    Parem de disutir por PT, PMDB ou outros; o sistema todo é podre.

  • Edson Iahn diz: 28 de dezembro de 2015

    Prezados colegas gaúchos, sou catarinense e acima de tudo somos todos brasileiros. Sinto por um estado sempre tão forte estar passando uma situação assim. Gostaria que todos os gaúchos registrassem isso: Nós aqui em SC estamos melhor no momento graças a NUNCA termos sido governados pelo PT, mas sofremos com um governo nacional do PT que leva nossos impostos e devolve praticamente nada. Onde o PT governou deixou essa herança maldita. Se unam e PT nunca mais. Um abraço e que tenham um feliz 2016.

  • João Tchê! diz: 28 de dezembro de 2015

    Tchê!

    Alguém comentou sobre a loja do Teresópolis. Há mais de 10 anos me deparei com vários produtos vencidos, avisei a gerência, e tiraram os produtos.
    FIquei muito tempo sem ir. Quando voltei, acho que lá em 2011, a mesma situação, diversos produtos vencidos.
    Naquele tempo disque procon ou reclamação pela internet, ainda engatinhavam aqui, e nada foi feito.
    Enfim nesse ano, esqueci de comprar iogurte para minha filha, passei na loja e advinhem, a mesma situação, muita coisa vencida!
    As lojas do Nacional servem para “desovar” produtos que estão por vencer nas grandes lojas da rede. Nada contra o atendimento que tive, mas sim com a notória incapacidade de gerir seu estoque ( ou capacidade, vai entender o que eles querem – nunca esqueço da carne do futuro, no Nacional do moby, que tinha data de fabricação posterior a data do dia :-s)

  • VALDOBALBINOT diz: 28 de dezembro de 2015

    PÉSSIMO atendimento, indiferença com clientes, mix de produtos insatisfatório, e para piorar, preços ruins. Tendo o Zaffari como parâmetro, são uma rede de cidade pequena. Mas paradoxalmente fazem parte de um conglomerado multinacional que EXPLORA seus funcionários e tem sido flagrado por práticas desonestas. Já vão tarde.

  • David Madruga diz: 28 de dezembro de 2015

    É,uma empresa de call-center de São Leopoldo fechou há pouco e mandou 600 para o globo ocular da via pública.

  • Lauro diz: 28 de dezembro de 2015

    Melhor fecharem todos. São caros, bagunçados e nunca os preços no caixa são iguais. Ja quiseram me cobrar 254,00 e mandei passar tudo novamente e deu 182,00. As redes pequenas locais dao um banho no preço.

  • Marcelo diz: 28 de dezembro de 2015

    Quem compra nas lojas da rede Walmart sabe porque estão tendo que rever mundialmente o portfólio. Atendimento lamentável.

  • Fábio diz: 28 de dezembro de 2015

    Tem que fechar mesmo. O único Nacional que eu conheço que era razoável era o de Gramado, nem sei se é ainda. O resto são mercados deprimentes, parecem que fazem força pra serem ruins. Culpa do(s) governo(s) ? Haha….dá uma passadinha no Zaffari pra ver se estão fechando alguma coisa.

  • Jane Petry diz: 28 de dezembro de 2015

    Sinceramente eu não entendo porque toda notícia tem que estar relacionada a administração deste ou daquele governo. A rede Walmart vai fechar unidades por problemas de Administração interna, uma série de irregularidades,produtos vencidos e deteriorados, valores diferentes na prateleira e caixa,principalmente carnes de frango e peixes já em decomposição, ambiente inadequado,funcionários suando e passando mal em dias quentes, Big Esteio, funcionários despreparadaspor opção de mão de obra barata. Enfim, são estes os principais motivos que eu vejo e não este blá blá blá de culpa do governo de sempre.”A prática enganosa dos preços divergentes será expressamente estabelecida no artigo 5° da Lei n° 10.962, de 11 de outubro de 2004.”

  • Delio diz: 28 de dezembro de 2015

    Desde que o WM adquiriu a rede Nacional, a qualidade caiu demais. Particularmente não vou sentir falta.

  • Mayara diz: 28 de dezembro de 2015

    A culpa nao é do governo do estado e sim do federal que está desestabilizando a nossa moeda. Infelizmente os serviços prestados pela maioria dos supermercados do nacional são péssimos mas penso nas pessoas que ficarão sem emprego, uma situação corriqueira ultimamente devido a roubalheira que não temos nem noção de números zeros após a vírgula. Esta notícia eu jatinho conhecimento desde o início do ano. No final, o que me preocupa também é o monopólio pois a companhia Zaffari esta dominando, até onde eu sei, irão construir um Zaffari ou Bourbon ao lado do Praia de Belas.

  • Angelin diz: 28 de dezembro de 2015

    Sr. Eliseu, bommesmo foram os governos vermelhos que ajudaram a afundar o estado, inchando de funcionários parasitas né??? E voce não gosta de polenta? vai pro ceará apoiar o Jardel Pó

  • Lucimar Santini diz: 28 de dezembro de 2015

    Precisamos cair na realidade de que o povo gaúcho não é superior aos outros. Em que seria? Aqui há corrupção, escolas sucateadas, aumento diário da violência, politicos desavergonhados, iguais ao restante do país! Enquanto o povo não aprender a votar, sem pensar em levar vantagem, não há perspectiva de melhora. Sou totalmente apartidária. Mas não cega! Não há como culpar o atual governador por uma crise que vem de outros desgovernos anteriores. E é evidente que desde que o PT tomou conta das contas do país, o bolso deles encheu… o do povo esvaziou! Quanto ao fechamento de alguns mercados dessa rede, eles sempre deixaram a desejar. Preços diferentes entre prateleiras e caixa, mau atendimento, sujeira… E mau atendimento quem dispensa são os empregados, esses mesmos que querem manter o emprego. As pessoas precisam se conscientizar que atender bem é fundamental, limpeza é fundamental e essencial, principalmente em estabelecimentos que fornecem alimentação! E isto é culpa de quem trabalha ali, da gerência que nada faz para melhorar, qualificar. Precisamos crescer muito ainda, aprender mais ainda, respeitar os valores de todos e não apenas os nossos aqui do sul. Chega de bairrismo. Somos iguais ao resto do país e em alguns aspectos, até pior! E cada povo tem o governo que elege e merece…

  • Fabio – sem partido a favor do bom senso diz: 28 de dezembro de 2015

    Aos que criticam o Satori,

    O PT liquidou com o pais e o Estado. Tudo virou um monte de funcionário publico, que ganha um absurdo e não produz nada, alem de mais burocracia pra justificar o próprio emprego.

    Desse buraco nao se sai tao cedo. Infelizmente a mentalidade petista continua incrustada no dia a dia das pessoas o que significa que em 3 anos o pais vai voltar a ter a economia que tinha nos anos 80.

    Ao Eliseu que chamou Governador de Ze Polenta.

    O pessoal do polenta da serra construiu o segundo maior polo metal mecânico da america latina e uma dos maiores PIBs da america do sul. O PT, que odeia iniciativa privada e ve empresário como discípulo do diabo, vai conseguir finalizar com desmonte da industria da serra. Esse pessoal polenta e o que segura o salário, com o imposto que paga, dos funcionários públicos o Eliseu, pelo visto, acha que devem continuar ganhando um absurdo, andar de carro importado e passar ferias na Europa, sem trabalhar nada.

    Parabéns ao Eliseu e aos outros como ele. E por causa de vocês que realmente da pra acreditar que o futuro vai ser ótimo.

  • eduardo fernandes diz: 28 de dezembro de 2015

    Com o péssimo atendimento dado aos clientes após a administração pelo Walmart do Nacional e BIg, não é de se estranhar que as pessoas deixem de ir onde não são bem atendidas. Não é questão de revisão de portfólio é que questão de prejuízo por ninguém que ir a um lugar onde é ofendido, mal atendido e por vezes pode até sair agredido fisicamente, como já presenciei um uma loja BIG.

  • Areno diz: 28 de dezembro de 2015

    Atendimento péssimo, produtos com preços diferentes entre gôndola e caixa… Isto reflete no sucesso das lojas do ‘esquilo” (recentemente inauguraram uma na Cabral) Explica??… Preço justo, atendimento bom, ambiente adequado… Nada de fantástico, apenas o mínimo para quem quer manter o negócio… Nós consumidores não aceitamos mais produtos/serviços ruins.

  • Renzo Bassanetti diz: 28 de dezembro de 2015

    A Wal Mart é useira e vezeira em se tratando de tratar e remunerar mal seu quadro de pessoal, além de ser uma das campeãs em processos por assédio moral aos funcionários. Agora que a fiscalização apertou, provavelmente esse será um dos “fatores” que levarão a rede à fechar as portas por aqui.

  • Rafael diz: 28 de dezembro de 2015

    A crise, não é somente em nosso RS, ou Brasil, se pararem para analisar, boa parte do mundo está em crise economica, desde 2008 os governos tentam segurar suas economias, é claro que os lamentaveis episodios de corrupção, e crise politica, falta de credibilidade do país no mundo, só ajudam a piorar o cenário, em relação ao Wal-mart, estão perdendo clientes e não é de hoje.

  • Leonardo Sassi diz: 28 de dezembro de 2015

    Eu trabalhei no Wal-Mart e isso acontece sempre, como essas lojas foram compradas de um outro grupo, elas estão mal localizadas conforme a maneira do Wal-Mart trabalhar, não tem nada haver com governo ou coisa assim, eles acham que tem muitas lojas iguais uma perto da outra, e em lugares que não tem nenhuma.

  • Carlão diz: 28 de dezembro de 2015

    Desde que o Zé Polenta assumiu aqui e a Maria mentirosa em Brasilia…essa dupla está quebrando o Brasil…ah! o partido do Zé Polenta é o mesmo do Vice da chefe da quadrilha instalada em Brasilia…alguns ainda acham que a crise é de algum partido…vão capir um lote…são todos ladrões…aqui aumentam o ICMS lá em Brasília querem instituir a CPMF…
    Será que alguém ainda consegue defender algum politico?
    Será que existe político sério?
    Algum partido politico se preocupa com a população?
    A saída do País é o aeroporto.

  • David Madruga diz: 28 de dezembro de 2015

    Outro super ruim e que tem que fechar é o Carrefour.Já os funcionários,a concorrência pode absorver.

  • Daniel Soares diz: 28 de dezembro de 2015

    Já vai tarde….

  • Carlos Pardhal diz: 28 de dezembro de 2015

    O povo gaúcho tem que se ligar, em SC a gasolina varia de preço nos postos inclusive em Florianópolis e Camboriú o valor mais alto é R$ 3,29. Em Porto Alegre chega a R$ 3,69 e a partir de 01/Jan/16 vai ter novo aumento graças ao ICM.

  • Carlos Gaida diz: 28 de dezembro de 2015

    Uma empresa capitalista como a Walmart é dinâmica e somente sua diretoria sabe o que e quando fazer. Assim como vieram, vão embora. É a vida. Os pontos de venda consolidados serão absorvidos pela concorrência. Os funcionários serão recontratados, os fornecedores reconvidados a participar da nova marca. O povo continuará comprando. Vejo assim. Rei morto Rei posto…

  • DonaCris diz: 28 de dezembro de 2015

    Já vai tarde!!! Lixo de supermercado. Que venha ocupar o lugar uma empresa competente, que respeite e valorize o consumidor.

  • Dionatan diz: 28 de dezembro de 2015

    Legal que os cretinos petistas esquecem facilmente da decada de desgoverno petista quando falam do sartori, e esquecem que o governo anterior era do seu Tarso… só pode ser piada esses montes de bosta…

  • Paulo diz: 28 de dezembro de 2015

    O pessoal comenta e comenta falando mal do estado, mas não se deram o trabalho de pesquisar na internet e verificar que varias lojas da rede ja fecharam e continuam fechando ao redor do globo. Pesquisem antes de sair comentando, um abraço.
    PS: Para os “críticos” preguiçosos de plantão, fica um link ja “mastigado” :D
    http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2014/02/walmart-fecha-25-lojas-no-brasil-e-diz-que-melhora-no-pais-e-prioridade.html

  • Luiz diz: 28 de dezembro de 2015

    NÃO TEM NADA A VER COM POLÍTICA!!!!

    Pode ser até notícia de história em quadrinhos e a coisa descamba para o antipetistas X antisartoristas X tucanos. Pô!

    A Walmart vai fechar os mercados por um único e exclusivo motivo: eles estão perdendo clientes porque são muito ruins. É só ir no Dia%, no Zaffari, em qualquer outro (exceto Carrefour) e ver que são muito mais limpos, organizados, com muito menos produtos vencidos e com um atendimento muito mais simpático. O Big/Nacional está sendo vítima é da sua incompetência, só isso. Sem Dilma, Sartori, Aécio e Cunha na jogada.

  • Luiz diz: 28 de dezembro de 2015

    Dá pena ler comentários como o do Fabio, que se diz “sem partido e a favor do bom senso”, descendo o pau no PT. É ridículo ver pessoas que se acham sem partido e sem ideologia reproduzirem discursos perfeitamente coerentes com um perfil partidário e ideológico neoliberal.

    Porque as pessoas não se assumem? Fabio, diga “sou de centro direita, fecho com o Democratas e defendo uma política de liberalismo econômico com Estado mínimo”?
    Não dói nada.

    Sabe porque você não faz isso? Porque a imensa maioria da população é tão ignorante sobre política que está ideologicamente engajada mas nem se dá conta disso.

  • Cristiano diz: 28 de dezembro de 2015

    Bom, acredito que o atendimento fideliza o cliente, quando se é bem atendido, com produtos e serviços de qualidade o cliente volta, mas infelizmente a maioria das pessoas que trabalham no nacional, estão sempre com cara de bunda, independente da culpa ser da pequena remuneração, de brigar em casa ou etc, o cliente não tem culpa. E podem ter certeza, se o funcionário for bom, tentarão remanejar ele. No mais, aumento na concorencia por emprego.

  • Fabio – sem partido e a favor do bom senso diz: 28 de dezembro de 2015

    Ao Carlao use diz que a saída do pais e o aeroporto.

    O problema Carlao, e que infelizmente o RS faz parte do Brasil e o Brasil, que ja tinha uma reputação ruim, agora ta com uma fama horrível de pais Bolivariano e corrupto. Ninguém quer brasileiro em lugar nenhum. Ninguém da emprego pra brazuca porque o brazuca tem fama de ignorante, no sentido de que não consegue aprender a fazer nada, e ladrão e falsificador de passaporte.

    Acho que a tua ideia não e das melhores infelizmente.

  • Fabio – sem partido e a favor do bom senso diz: 28 de dezembro de 2015

    Moderador,

    Qual o criterio pra ao ter publicado meu comentário? Ordem da Globo pra não falar da insatisfação regional? Vocês são um bando de covardes cariocas. RBS vai pro inferno!

  • Guilherme diz: 28 de dezembro de 2015

    Walmart fechando lojas no Brasil e alguns filhos da mãe falando que a culpa é do Sartori… aí ninguém acredita… Sartori vem fazendo um monte de caga***, mas o estado já estava uma pindaíba… e a principal razão para isso, além dos outros governos estaduais, é a gestão federal, que está uma bagunça há tempos… os caras são cegos, se abraçam em partidos e só sabem criticar a oposição, vale para os dois lados… reclamam de políticos e fazem o mesmo, só pensam no umbigo e seus interesses.

    Já em relação ao Walmart, não podemos esquecer que o atendimento do Nacional piorou, e muito, depois que eles assumiram… os preços são altíssimos e o atendimento é uma porcaria. Na verdade, as grandes redes se nivelam abaixo do fundo do poço… o Zaffari só se apoia no nome e tradição, é menos que pior que os maiores concorrentes, mas há muito que o atendimento é muito ruim… parece que para os funcionários, você é um mero detalhe da operação.. sei mais da vida deles que dos meus próprios amigos… enfim, nunca é bom fechar lojas, a fraca concorrência agradece e quem paga a conta é o consumidor.

  • Falcão diz: 28 de dezembro de 2015

    Lari, a GM pode até ir embora, mas e a Ford que não deixaram entrar e entregaram de bandeja pra Bahia. Lembra ????????

  • Luciano diz: 28 de dezembro de 2015

    O fato é que em uma economia retraída , a demanda diminui e as empresas vão em busca de uma maior lucratividade ou vão revisar suas operações. Infelizmente o RS , a muito tempo está defasada na economia , seu povo bairrista , que está mais preocupado com a grenalização a polaridade partidária não mais consegue buscar as soluções necessárias para voltar a ser um estado competitivo.
    O orgulho de ser gaúcho , isolou o estado . Sim a empresa x , vai para Goias . Sim SC , paga o funcionalismo …Sim votamos em partidos e não na solução para o estado ou em um plano estratégico para tal.

  • Rafael Oliveira diz: 28 de dezembro de 2015

    Vejo comentários do governo do estado como se o que estamos passando fosse apenas em nosso estado e não no país todos, depois da farra do PT segurando aumento da luz e até reduzindo antes das eleições segurando o preço do combustível usando empresas que eram reconhecidas mundialmente como caixa eletrônico está conta iria chegar para alguém pagar e este alguém é injustamente nós o povo brasileiro e não somente o do Sul como algumas pessoas com a pior cegueira acham ” pois o pior cego é o que não quer ver né ” entaum deixem de ser burros cegos e pensem no futuro que espera nossos filhos é isso que queremos para eles?

  • roberta selau diz: 28 de dezembro de 2015

    sou empresaria e tenho comercio de gás entre outros, para os que ainda não sabem a economia do Brasil é pautada no consumo…quando redes como as da rede globo(esta reportagem se inclui) iniciam campanha (não sei com qual objetivo, talvez depor o atual governo, uma vez que é o governo que mais igualou as renda até hoje, tonando milionários menos milionários e pobre menos pobres) dizendo crise crise crise… e os brasileiros param de consumir pois tem medo..o que acontece o consumo reduz e consequentemente a roda da economia também, um tiro no próprio pé pq vc para de consumir e seu patrão demite vc pq não esta vendendo… em tempos como este como o colega disse é tempo de oportunidade, o comércios que de produtos essenciais como comida embora menos também podem ser atingidos se sobressaindo os que tem bom atendimento, produtos de qualidade e variadas opções de preços… e nestas categorias o nacional não se enquadra…

  • Gilnei diz: 28 de dezembro de 2015

    Depois que foi comprado pelo Walmart a qualidade caiu e muiiito. Isso não tem ligação com governo, seja ele qual for, e sim com a forma de atuar. Se viu prateleiras vazias, sujeira, funcionários desinteressados e um atendimento péssimo.

    Aproveitando a olada, parem de colocar a culpa no governo. Essas mudanças dependem da gente. São nossas atitudes que mudam a situação. E não estou falando em protestos, mas das atitudes do dia a dia.

    Nós governamos nossas vidas, nossos negócios.

    E para finalizar, acredito que existe uma oportunidade para ocupar o espaço que deixará o walmart. Vamos trabalhar.

  • raul hermann diz: 28 de dezembro de 2015

    Soma de vários fatores: má gestão em primeirissimo lugar; momento econômico; e impostos altos, que geram fechamentos de lojas!

  • Claudio diz: 28 de dezembro de 2015

    O mais engraçado lendo alguns dos comentários é que o verão vai ser chuvoso, as enchentes continuam e a culpa é do PT. Ontem meu cachorro teve dor de barriga e a culpa foi do PT. O RS foi governado nos últimos anos pelo PMDB, PSDB e Porto Alegre já fazem 6 a 7 anos que o PT não governa mas a culpa da crise no estado e em P. Alegre é de quem??? do PT. Amanha vai cair granizo em algum local no Brasil, até em Pernambuco caiu granizo e a culpa é do PT. Agora o Sartori vai entregar as estradas para os pedágios e a culpa vai ser de quem, do PT. O inter não se classificou para a libertadores, e a culpa??? rsrsr do PT. O Gremio pegou o grupo da morte mas a culpa sempre vai ser do PT.

  • augusto diz: 28 de dezembro de 2015

    Os empresários estão debandando do RS. Dale Sartorão da Serra. Vamos logo fechar esta porqueira. Só a Tumelero já basta.

  • Skywalker diz: 28 de dezembro de 2015

    Lamentável é esse comportamento provinciano e ultrapassado desse bovinho bunda, chamado Gaúcho. Zaffari isso, Zaffari aquilo. Por isso esse Estado é uma vergonha em sua economia. Pelas malditas tais tradiçoes gauderias. Tudo e daqui etc. Pro lixo a opiniao de vcs. Retrógados! Veiacos! Falam mal do Nacional, mas nao saem de dentro, pois querem economizar uns pilas de tão quebrados. Daí querem atendimento de europa. Em Sao Paulo o Walmart dá muito certo com esse mesmo atendimento. No Nordeste também. A desgraça é o provincianismo maldito de vcs.

  • Siclério diz: 28 de dezembro de 2015

    Concordo amplamente com o comentário do Luiz. Reconhecendo a parte ruim que é o aumento de desemprego pelas demissões que irá gerar, mas acreditando na possibilidade de que esses espaços físicos possam ser ocupados brevemente por outras redes e assim recontratar esses funcionários, considero que a baixa qualidade dos serviços das bandeiras Nacional e BIG, especialmente (pois essas eu conheci bem) é a real causa para a falência estrutural da rede Walmart, não só no RS, como no Brasil e no mundo. De certa forma,….sim, já vai tarde!! Poucos sentirão saudades,…

  • Cristiano Silva diz: 28 de dezembro de 2015

    O fechamento dos mercados da Walmart não têm nenhuma relação política como muitos querem induzir aqui. É pura e simplesmente concorrência mesmo. Próximo onde moro os pequenos e mini mercados estão apostando forte na divulgação e nos preços muito competitivos frente aos grandes. Estão ganhando muitos clientes com esta iniciativa. Em tempo: Já trabalhei na rede que antecedeu o grupo Walmart (Sonae) e as iniciativas de redução de mercados já eram frequentes, só que eles apostaram na rede Big como contrapartida em vista aos inúmeros fechamentos dos mercados Nacional. Desde àquela época os mercados eram problemáticos, funcionários desmotivados e rotatividade constante.

  • carol diz: 28 de dezembro de 2015

    vão pelo menos baratiar as vodkas e os energeticos?/?????

  • Jordano Vencato diz: 28 de dezembro de 2015

    Tem mais estados da federação aumentando o ICMS é só procurar ler um pouco que acham. O certo é que a estrutura estatal do pais em geral está inchada demais e se os governantes não tomarem uma atitude a tendencia é piorar mais e mais.

  • Fernando de Oliveira diz: 28 de dezembro de 2015

    Concordo com o Luiz. Creio q estão fechando muito mais pela falta de qualidade e péssimo atendimento do q por gestão pública, seja federal ou estadual.

    Basta lembrar q o Nacional do antigo Mobycenter chegou a ser fechado por reiteradas vezes vender produtos vencidos. Aliás, a falta de higiene nos supermercados da rede Walmart é coisa gritante! São ambientes sujos e com uma atmosfera pesada. Ruins de serem frequentados e dificilmente tem os melhores preços.

  • Paulo diz: 28 de dezembro de 2015

    Amanda!!..Deixa eu ver se entendi!! …Acharam a * ossada * do Sartori!?

  • Fábio diz: 28 de dezembro de 2015

    Em ano que os supermercados aumentaram seu faturamento, só tenho uma explicação:
    Péssimo atendimento, péssimos produtos, péssimos locais, ou seja, tem mais que fechar mesmo, não se renovam. É lamentável mais é a realidade, o atendimento do BIG e do Nacional em São Leopoldo é muito deplorável. Não tem nada haver com crise, é marca mesmo, é assim com qualquer grande marca.

  • Guidogf diz: 28 de dezembro de 2015

    Engraçado os militantes petistas, querendo colocar a culpa no gringo pela situação crítica atual. Típico de alienados do mantra, quanto pior melhor. Esquecem de dizer que o petista Tarso Genro, entregou o estado numa penúria só. Para militontos a culpa é sempre dos outros. Se hoje roubam é porque roubaram antes, se tem corrupção hoje é porque nos outros partidos também tem corruptos. Já que é assim, porque só tem petistas ou de sua base aliada presos. Alta cúpula petista presa, dois tesoureiros presos e outros a caminho. Vai ver é tudo culpa do FHC!

  • Vinicius diz: 28 de dezembro de 2015

    ABANDONAR O BAAAAAARCO!!!!

  • pedroivo@biodao.com diz: 28 de dezembro de 2015

    BON EO SO O BIODON E TAMBEM O ZE POLENTON, SO DE CACIAS EO SO SEI DIZE QE NON TEM DINYERO MAIS VAI CEA A LEICAO E O DINERO VAI APARECE EO SO BEM ISPERTO EO SO DE CACIAS SO VIVO E VOCEIS SON OS BRRO

  • DANIEL MARQUES DA SILVA diz: 28 de dezembro de 2015

    O CRISE NO BRASIL ESTÁ ATINGINDO ATÉ EMPRESAS AMERICANAS.RUIN PARA NÓS ACOSTUMADOS COM OS EXCELENTES PREÇOS DO GRUPO WALMART (BIG,NACIONAL,MAXX ATACADO).LAMENTÁVEL,MAS SE PARA O FUNCIONALISMO GAÚCHO TÁ RUIN,IMAGINE SEM A ARRECADAÇÃO DOS IMPOSTOS PARA O RIO GRANDE DO SUL,A COISA VAI PIORAR.

  • Felipe Pereira diz: 28 de dezembro de 2015

    Analisando bem, esta é uma ótima notícia para o estado, num primeiro momento existiram desempregados, mas logo em seguida alguém precisará assumir esta demanda pois estes mercados são relevantes em termos econômicos abrindo um bom espaço para os mercadinhos de bairro que dão emprego, pagam impostos como os grandes e o mais importante, deixam seus lucros aqui no estado em não nos EUA!!

  • pris diz: 28 de dezembro de 2015

    empresas como essas tem mais é que fecharem. pois alem de não investir no estado/nação, ainda leva os lucros para fora do país. Deveriam era leiloar essas lojas, uma a uma, para brasileiros que queiram trabalhar pelo RS. Gerando empregos e investindo no crescimento do estado !!!!

  • OlhoVivo diz: 28 de dezembro de 2015

    A coisa é simples só não vê quem não quer ou por que tem interesse na situação. Não existe crise nem mundial nem brasileira nem gaúcha. Em economia o que uns chamam de crise pra outors é oportunidade. Desde que o mundo é mundo, sempre existiu guerras, tiranos, fome, etc, então crise é regra. No âmbito federal o problema é a corrupção que tomou conta ninguém acredita mais em nenhuma palavra deste governo pode até nem ser corrupto mas está desacreditado e assim não tem como a economia reagir. No RS estamos na direção de um apequenamento econômico radical disfarçado de austeridade na gestão administrativa da máquina pública. Pena que quando o cidadão gaúcho se der conta já será tarde demais, dai restará lamentar a perda de empregos, as prateleiras vazias, os preços elevados e a precariedade ainda maior dos serviços públicos que já não são lá essas coisas. E feliz ano novo!

  • Luís diz: 28 de dezembro de 2015

    Com certeza deve ser parte estratégica pelos lucros e má imagem de supermercados como o Nacional. Sou assíduo comprador no Big pelos preços mais baixos pois as mercadorias são as mesmas do Zaffari e as diferenças, normalmente, significativas. Penso que quanto menor a concorrência pior para o consumidor. Lamento as cabeças que vem culpa tudo em governos, partidos.

  • Frankstein Junior diz: 28 de dezembro de 2015

    Trabalhei na ALRS por 3 anos, o Tarso trouxe duas empresas para cá, a Samsung elevadores e uma de maquinas agricolas. Já esse Zé polenta toda a quinta feira promove festinhas e churrasco nos fundos do Piratini (dá para sentir o cheiro e ouvir as cantorias logo alí no Paula Soares), ano que vem ele vai aumentar mais os impostos, além de incompetente é omisso.
    Admitam “povo sem partido” que o gringo da fala mansa enganou todos vocês.
    Meu partido é o rio grande? Que piada sem graça!

  • Direita Raivosa diz: 28 de dezembro de 2015

    O PT criou a maior crise econômica e política da história do Brasil.
    Estimulou a luta de classes desde 1979.
    Mandou a Ford embora do Rio Grande do sul há 12 anos.
    Quebrou as estatais, principalmente a Petrobrás.
    Vem sugando o BB e a CEF. Não quebraram , mas, estão a caminho.
    E vem PTista dizer que o “polenta” é que está quebrando o estado que ele recebeu falido? Tenham a santa paciência!!
    E, agora, os PTistas estão dizendo que são vítimas da “intolerância ideológica”…
    São muito caras de pau.
    Incentivam e dão recursos para invasões de terras e de prédios, usam a CUT e o MST/Black blocs (alunos de faculdades e marginais que são pagos) para quebrar as propriedades privadas, e vem se fazer de santos?

  • Fernando diz: 28 de dezembro de 2015

    O Nacional vai fechar porque é uma porcaria de mercado, atende mal seus clientes, paga mal seus funcionários… por a culpa no governo não justifica a incompetência deles.

  • Luis Antonio de Campos diz: 28 de dezembro de 2015

    Olha isso também pode ser uma baita jogada de marketing. Comunicando que haverá fechamento no estado das lojas NACIONAL e criando todo um debate sobre isso. em seguida as lojas fechadas abrem como Walmart e com outra estrutura e fornecedores para voltar a concorrer no mercado….

  • Adilson Di diz: 28 de dezembro de 2015

    CRISE MUNDIAL – Alguém já ouviu falar nesta palavra? Pois é, o mundo vem numa crescente resseção há muitos anos, tanto que toda a Europa sofreu um grande baque no início desta década e vem se arrastando até agora, tanto que a classe média do continente europeu ficou sem conseguir honrar suas contas, e teve que dormir relento em praças e até pediam esmolas. A crise foi tão forte que derrubou as bolas asiáticas, tanto que a avalanche mundial atingiu em cheio o mercado imobiliário americano, causando um grande bolha que afetou toda economia mundial. Na Europa acontecem até hoje grande protestos contra a TROIKA que exige medidas de austeridade dos países integrantes da União Europeia. Veja-se o exemplo da Grécia que teve que eleger o Primeiro Minitro Tsipras, destituí-lo e depois reelege-lo novamente. Portanto imputar o fechamento de MULTINACIONAIS instaladas em nosso território a qualquer dirigente estadual ou federal é a maior falta de cultura ou a maior falta de carater mesmo. O Brasil resistiu fortemente a grande crise mundial, porém a corrupção exacerbada e o alto custo da máquina pública, acabou acometendo nossa economia, portanto urge “TODOS” ajudarem a recuperar nossa economia, e a proporem soluções tanto para o Brasil quanto para o Rio Grande do Sul. Qualquer falácia é dar tiro no pé.

  • Rafael diz: 28 de dezembro de 2015

    Não li todos os comentários, parei no do Alex, pois concordo absolutamente!! Enquanto nós gaúchos acharmos que somos superiores ao Brasil, estaremos na “LAMA” deu de ladainha de que somos melhores, mais cultos, mais isso ou aquilo, não somos. Somos arrogantes e burros.. Burros, somos um estado não industrializado..vivemos focado no campo. Beleza, ótimo viver do campo, porem quando ha estiagem ou chuva demasiada perdemos dinheiro (por anos acontece)!! Mas esse é outro tópico. O fato é a crise não começou com o burro do Sartori-PMDB (verdade), também não começou com o Tarso-PT (verdade), a crise aqui começou ha mais de uma década, quando o estado abriu mão de se industrializar, assim como não fez Santa Catarina e Parana que hoje estão e léguas a nossa frente!!!! Então, é óbvio que a Walmart esta saindo do RS por causa dos importos..-”ahh eles estão revisando seu portfolio” !”balela” isso é apenas desculpa. Se isso é verdade, por que fecham só no RS??????Respondam!! Então vamos refletir mais sobre os problemas, e principalmente parar de culpar apenas uma bandeira ou outra partidária visando apenas o amor ao partido, o problema no RS e também no Brasil é cultural, não importa a bandeira!! Abraços!

  • Ricardo teixeira diz: 28 de dezembro de 2015

    e vai vir mais por ai, com o pacotão de impostos na virada do ano.

  • João estrela diz: 28 de dezembro de 2015

    Eu não sou petista e acho absurdo toda essa corrupção no país como todos mas esse governador Eh um disparate total esse Zé polenta só quer aumentar impostos e bota a conta no bolso do trabalhador o tarso falhou mto mas se ganhasse acho que
    Não aumentaria impostos e esse jardel fdp quem votou nesse lixo??cheirando com nosso dinheiro e ninguém faz nada e ainda votou pra aumenta imposto aí é dose olhem sc como tá??gasolina a 3,39 To aqui e tá um sonho

  • Oliveira diz: 28 de dezembro de 2015

    Tá certo que as coisas no país não vão bem. Mas e o estado do RS? Está sem rumo, sem projeto de crescimento.Nosso governador é despreparado e não tem condições de governar um estado como o Rio Grande.

  • Não quero dizer meu nome kkkkk diz: 28 de dezembro de 2015

    Bom, já está mais do que na hora de fechar mesmo, e não só o Nacional e sim, todo o sistema WalMart. Todos os dias de manhã cedo, antes de iniciar o trabalho, eles fazem reuniões, pra ver o andamento das lojas e “motivar”. Motivar o cacete, pessoal ganha pouco, trabalha um monte, consequentemente, atendem mal! Falta gerencia em todos os sentidos…e aí a culpa é do Sartori? Sam Walton deve estar se remexendo no túmulo a essa hora….

  • Marcelo diz: 28 de dezembro de 2015

    Da uma pena de ler os comentários aqui. Os mesmos clientes que reclamam são os que ababandonam mercadorias pelo caminho, impacientes e se acham com razão! Um Zaffari é infinitamente mais apresentável devido ao respeito de seus clientes, quem sabe por ser de uma classe mais educada. O lugar onde frequentemente habitamos é nosso espelho. Quando o mesmo tipo de cliente frequentar o Zaffari vai estragar o mercado e ainda dizer que é culpa da administração haha

  • washington diz: 28 de dezembro de 2015

    eu moro na america 30 anos aqui e assim nao deu o lucro esperado e fechado nao tem molesa aqui quem manda eo capital eo brasil nao ta pra isso.

  • Marcelo diz: 28 de dezembro de 2015

    Já fechou tarde!!! Funcionários mal educados e preguiçosos, reclamam que ganham pouco mas na hora que pegam o serviço não pensam nisso, agora vão ficar desempregados já que nem para trabalhar não servem, o Nacional da Leopoldina então nem se fala o pior supermercado com piores funcionários que já vi, as caixas operadoras então nem se falam parecem que estão fazendo um favor de registrar e receber, e ficam bravas se o cliente não for rápido para empacotar as compras.

  • José diz: 28 de dezembro de 2015

    Blá Blá Blá. Como gostam de dizer que é culpa de um governo ou outro. Na verdade as grandes empresas visam lucro cada vez maiores sempre é quando entra um Junior como chefe ele pra mostrar serviço acha por bem cortar gastos com funcionários. Vejam como é no Big, sempre faltando atendentes no caixa e filas enormes. Ganham muito e pagam pouco. Quem quer trabalhar de domingo à domingo ganhando pouco (muito pouco ) e folgar um dia por semana. Os jovens de hj querem trabalhar pouco e ter mais tempo pra diversão e os adultos que tem família precisam ganhar mais pra sustentar a casa. A pouco tempo o próprio Big demitiu todos vendedores de eletro para poder contratar atendentes pegando salário mínimo. Tiveram que recontratar novamente mas com ajuda do sindicato.
    Lema : Mais com menos.

  • Jerson Teixeira diz: 28 de dezembro de 2015

    Fabiano tu és desprovido de cerebro e eu vou te ajudar,quem paga icms somos nós consumidores,as empresas só arrecadam e repassam ao governo.

  • Luis diz: 28 de dezembro de 2015

    Pessoal nem tudo acontece em função de uma crise politica!! Vamos prestar atenção nas Bandeiras do Walmart aqui no RS..NACIONAL, uma M… total, diga alguem que nunca teve problemas. Big, ate passa, para dois ou três produtos, o resto é dumping…Dia, bom prefiro não falar… e Maxxi, se alguém em uma loja achar pessoas atendendo será um milgre!

  • Cesar Millani diz: 28 de dezembro de 2015

    Acho muito interessante ler os comentários e ver como as pessoas que divergem de opinião não se respeitam, todos querendo impor seu lado.
    Quanto ao Wallmart fechar as lojas da rede Nacional acho ótimo, ja deveriam ter sido fechadas a muito tempo, inclusive acho que parte é de culpa dos funcionários que achavam estar montados num emprego tipo concurso público onde tinha estabilidade e podiam tirar sarro da cara dos clientes, atender com extrema falta de educação, insolentes, grosseiros e por aí vai, adjetivos negativos para o Nacional e sua trupe de funcionários não falta mas não vou perder meu tempo precioso falando dessa gente. Viva Zaffari!!!

  • Moises diz: 28 de dezembro de 2015

    Aos comentaristas de plantão.
    Estou por um tempo aqui nos Estados Unidos, e vejo que o Walmart é a rede que mais paga mau seus funcionários, e não é bem vista pelos consumidores americanos.
    Aí no Brasil o fechamento de lojas vem desde 2013, isto não novidade. Não misture a politica de governo com a má administração do Grupo, sem contar que o atendimento é péssimo .

  • Michel diz: 28 de dezembro de 2015

    Lamentável, mas a idéia da rede sempre foi monopolizar a venda de alimentos, tanto que em cidades menores principalmente, um acaba concorrendo com o outro, este já é um problema que vem se arrastando há tempos.
    Sem falar no detalhe de que não é tão fácil administrar a questão de funcionários, logística, perdas e danos por vencimento de produtos.
    Logo, não creio somente na questão da dificuldade do país em geral, mas principalmente na questão de gestão interna sim.
    Tanto que uma das unidades com mais de 30 anos e já consolidada, irá fechar, tanto que nem o açougue que era o carro chefe, não está mais funcionando.

  • Cássio diz: 28 de dezembro de 2015

    Tentem deixar a política partidária de lado e pensem no estado como uma empresa. O Sartori está agindo como um administrador, onde é necessário equilibrar despesas com receitas. Muitas das medidas impopulares tomadas até então são justamente para buscar esse equilíbrio. É óbvio que ninguém gosta de pagar mais impostos ou de receber salários com atraso, mas temos que considerar que o governador assumiu a gestão de uma “empresa” à beira da falência (ou mesmo já falida) devido a contínuas falhas de gestões anteriores…

  • elisabeth diz: 28 de dezembro de 2015

    Ótimo que fechem todas as lojas do Nacional- tudo é péssimo . O desemprego é relativo pois outras redes tomaram conta desse mercado

  • marcelo diz: 28 de dezembro de 2015

    A crise pegou no país todo. lojas no Rio de Janeiro e em São Paulo, fecharam as portas do mês de setembro pra cá e lá não se fala em aumentar impostos. A população resolveu escutar os economistas e pisou no freio do consumo,pra não comprometer ainda mais o orçamento familiar. A respeito da rede de mercados, já faz tempo que os pequenos trocaram as marcas e fornecedores para baixar os custos dos alimentos pois a Inflação vêm a meses corroendo o salário do trabalhador e alta das tarifas de frete, energia, água telefone, fez a população economizar como nunca!!!

  • André diz: 28 de dezembro de 2015

    Me assusta é que as pessoas estão associando tudo que acontece ao partido X ao partido y… Tem que se questionar é o fato desta multinacional faturar bilhões , isso bilhões ao ano e que tem como sócios majoritários uma das famílias mais ricas do mundo, o Walton,
    não investir em nada quando se fala de estrutura de pessoal e muito menos respeitar o direitos trabalhistas, talvez um dos motivos que devem estar reclamando. A consequência disso sem dúvida estão os baixos lucros. Já trabalhei nesta empresa por 12 anos e sei o que falo. É triste sem dúvida que muitas pessoas ficaram sem emprego, mas espero que outras empresas do ramo varejista preencha a lacuna que o Walmart vai deixar..
    Digo isso porque enquanto o Walmart fecha o zaffari está abrindo lojas por aí. .. É realmente a crise?

  • Ruy Ely diz: 28 de dezembro de 2015

    quanta besteira. agora o governador Sartori é culpado pelo fechamento das unidades do Nacional. quem diz isso são PeTralhas que mamam nas tetas da vaca que tossiu. faz um tempão que essa noticia vazou. agora estão efetivando o fechamento. unidades que não dão lucro serão fechadas. ou alguém acha que alguma empresa pode continuar com as portas abertas por falta de lucro? mau atendimento. gerentes pífios, produtos vencidos, preços nas gondolas diferentes das cobradas, estes são sim motivos e os culpados. o resto é conversa fiada.

  • Tonews Nascente diz: 28 de dezembro de 2015

    Todas as lojas “Nacional”e até o mesmo o “BIG”, decaíram drasticamente após após a troca dos proprietários. Várias vezes ao entrar em lojas com a bandeira do Nacional cheguei a sentir vontade de recuar tal era a desorganização e o desleixo em praticamente todas a áreas dos estabelecimentos.Aqui no Sul a troca de direção não funcionou.

  • M.Rosses diz: 28 de dezembro de 2015

    Já vai tarde, um péssimo supermercado, os funcionários trabalham muito e ganham pouco e fazem de tudo para contratar o mínimo de funcionários para não gastarem dinheiro, esse supermercado é uma VERGONHA, ainda bem que existe o ZAFFARI, graças a deus… pena que são meio nazistas segmentando os seus funcionários colocando-os cada um por setor dependendo de sua cor, é só ver como o CURRÍCULO deles é quando você vai tentar uma vaga, NUNCA vi um homem ou uma mulher negro ou negra trabalhando na empresa sem ser para “serviços gerais” se é que vocês me entendem, pelo menos antes era assim, não sei se mudou, pelo menos o Zaffari é bem competente e é isso que importa, problemas existem em qualquer empresa.

  • Chicão diz: 28 de dezembro de 2015

    O povo gaúcho está imbecilizado, desgraçadamente!
    Acha que a gravíssima situação que ora estamos vivendo é como se fosse um Grenal, entre PT e demais partidos.
    Walmart está fechando em face da crise política e econômica ocasionada por um governo corrupto, desonesto, imoral e antiético!
    O Estado Tirânico Petista é nocivo, pernicioso e nefasto ao país desde que assumiu o poder há 14 anos, infelizmente.
    De modo que eu não precise me alongar para comentar sobre os mal feitos deste bando de criminosos travestido em agremiação política, esses apátridas, traidores da Nação e do povo, inclusive esses inúteis sectários de plantão, reles soldadinhos de chefetes que os obrigam a fazer frente nas redes sociais, a ação da Petrobrás – que vocês faliram de tanto roubar, ladrões, infames! – valia 77 dólares.
    Hoje, a mesma ação após a criminosa dilapidação de seu patrimônio – na verdade do povo brasileiro – está cotada EM QUATRO DÓLARES!!!
    Os ladrões petistas roubaram NOVENTA E CINCO POR CENTO do que valia a nossa maior estatal, atualmente pré-falimentar em face dos processos que terá de enfrentar nos Estados Unidos por conta de uma administração voltada somente para o crime, assalto, aparelhamento do Estado, alianças espúrias, pedaladas fiscais, mentiras contumazes e manipulação de dados.
    Cambada de canalhas, os petistas, partido desgraçado o PT, que arrasa com o Brasil e aniquila com o povo mediante JUROS EXTORSIVOS, a elite mais danosa que tanto o PT e seus bandidos protegem e preservam.
    Inflação, desemprego, o Real perdendo valor desde que a irresponsável Dilma assumiu em mais de CINQUENTA POR CENTO!!!
    Aposentados à míngua, um quadro recessivo, sem qualquer medida de retomada do crescimento, desejam os bandidos petistas o quê?!
    Querem discutir, safados, o quê?!
    Endividaram o Brasil, quebraram o Rio Grande, massacram a população brasileira, e querem mais o quê?!
    Vão para o inferno, ladrões, cretinos, traidores, apátridas safados, que substituíram o patriotismo pelo partidarismo e trocaram o idealismo pola ideologia retrógrada, arcaica, bestial, elaborada pelo Foro de São Paulo, comunistóides de araque, palhaços, que não sabem sequer o significado de comunismo, bando de ignorantes!
    Lamento essa defesa que alguns idiotas fazem do PT, o símbolo do mal, do crime, do roubo, da desavença, e dividir o País, porcos imundos!

  • rogerio diz: 28 de dezembro de 2015

    Olha só…esse é o famoso mercado que anuncia um valor na gôndola e cobra outro mais alto no caixa….
    Pra mim, já vai tarde !!

  • GABRIELA SOUTO diz: 28 de dezembro de 2015

    o Brasil está há 12 anos com o mesmo partido no governo federal e de lá pra cá as coisas só pioram. Emtão, não digam que a culpa é dos governos anteriores. E muito fácil seria justificar isso dizendo que a culpa é do governo estadual atual que pegou uma bomba na mão que o Tarso deixou e que só não aconteceu antes por que o governo federal aliado mascarou! E mais uma prova que o fechamento das lojas não é algo exclusivo da crise no nosso estado e sim no nosso país, que a rede Walmart está fechando mais de 30 lojas no BRASIL TODO!!! Vamos deixar de ser cegos e opinarmos em cima de uma verdade que nos agrade!

  • João diz: 28 de dezembro de 2015

    Gente!! existe a rede de Supermercados DIA que é muito forte na Europa, chegando recentemente ao Brasil que não tem nada a ver com as lojas Tododia da Walmart. Alguns investidores se enganam com o povo e a “política” Brasileira, e tentam ganhar dinheiro aquí. Temos que mudar nossos “pensamentos”, “cultura”, EDUCAÇÃO, para termos um governo sério e boas administrações. Até os comentários são uma vergonha..!..!…. vamos colaborar, mudar nossa cultura nossos pensamentos, para que nossos governantes sejam sérios e trtabalhadores. Infelizmente o voto não é a voz do povo quí no Brasil.

  • Daniel Raota diz: 28 de dezembro de 2015

    É bom que fechem mesmo por que já não estavam mesmo fazendo jus a uma boa qualidade de atendimento com produtos sempre fora de validade e levando multas atrás de multas e mais não contratando ninguém para trabalhar e sujeitando pessoas desqualificadas para gerenciar suas lojas, as que forem dispensadas meu pesar por que sei o que é ruim e entram na lista dos desempregados do Brasil Varonil.

  • Paulo diz: 28 de dezembro de 2015

    Fui ao México este ano e por lá Walmart está abrindo inúmeras lojas, inclusive com um segmento premium. Abram os olhos, o problema é o Brasil. Não há crise internacional, nem crise no Walmart. Brasil está no buraco e as pessoas em todo mundo todo já sabem disso.

  • Sandro diz: 28 de dezembro de 2015

    Como tem gente I D I O T A que comenta A S N E I R A, falar que a culpa é do governador do estado por estar fechando lojas do WallMart nanana, só pode ser acefalo lobotomizado do P T, a crise financeira é a nível nacional devido ao governo de M E R D A que o PT faz na adm nacional, faça o favor de ler e se informar, e outra Nacional deve fechar várias lojas o atendimento é péssimo e os produtos mais ainda… É só olhar o crescimento dos mercados pequenos onde tem preço e qualidade pra ver que eles estão encerrando atividades pois tratam funcionários mal e tem produtos cada vez mais ruins.

  • maria cecilia diz: 28 de dezembro de 2015

    Walmart na Flórida é um espetáculo. Só no Brasil não conseguiram se estabelecer.

  • LUIZ diz: 28 de dezembro de 2015

    Só não pode fechar a TUMELERO, COMO FICARÁ NOSSO PISO?

  • PEDRÃO diz: 28 de dezembro de 2015

    Enquanto o Nacional fecha lojas o Zaffari abre. Tem que conhecer o mercado onda atua, não existe receita pré estabelecida, tem que se adaptar ao mercado local.

  • Sil diz: 28 de dezembro de 2015

    O WALMART, uma empresa multinacional vai fechar vários super mercados(NACIONAL), e os megalomaníacos dos gaúchos acham seu Governo Estadual é o responsável!!!!! Ah mas vão carpir um lote para suar bastante e quem sabe produzir alguma coisa, já que a opinião é ainda muito imatura.

  • marta aran diz: 28 de dezembro de 2015

    Trabalhei nesta empresa por 20 anos, ainda quando era Cia Real.
    O Walmart acabou com a empresa, com as lojas e com a dignidade dos Funcionários
    É uma lastima ver todo um trabalho sendo colocado fora, mas sinceramente, nenhum Profissionao merece trabalhar lá.
    Falta de respeito é o primeiro passo.
    Só quem esteve lá para saber como é.
    Que pena, acabaram com tudo!

  • Laura diz: 28 de dezembro de 2015

    Para quem não sabe a maioria das lojas Nacional em Porto Alegre, já mudaram de mãos, algumas vão se tornar Zafari e outras vão mudar o perfil. Os funcionários da maioria das lojas serão mantidos pelas novas empresas. Nos EUA. ninguém gosta do Walmart, devido ao péssimo atendimento, semelhante ao que temos aqui. A empresa apenas resolveu fazer uma reengenharia, para não perder mais mercado do que vinha perdendo.

  • rodrigo diz: 28 de dezembro de 2015

    Aqui em santa maria-rs acabou de ser noticiado que uma das duas unidades do nacional vai fechar, fizeram a sacanagem de avisar hoje que a loja fechará as postas quarta-feira as 17hs, com isso colocando cerca de 90 funcionarios sem emprego…nestas familias esses da rede walmart não pensa….aqui já são mais de 650 empregos perdidos esse mais, sem somar mais essa leva do nacional agora! vergonha de pais!

  • mike2 diz: 28 de dezembro de 2015

    O Nacional fez benchmarking baseado no case de sucesso do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Parabéns Governador Dr. José Ivo Sartori. A referência no modelo de gestão agrada a todos.

  • Fabiane Silva diz: 28 de dezembro de 2015

    Tantas coisa li nestes comentários! Mas um de Amanda, que diz: que não diz respeito a “ossada” invés de alçada kkkkkkkkkkkkkk matou a pau!!!
    Gente que não sabe nem escrever quer dar opinião!!

    Meu Deus!!!
    Chorei de rir…

  • Paulo Silva de Souza diz: 28 de dezembro de 2015

    A culpa é do Wal Mart! Leiam essa história

    Fechamento de loja do Wal Mart abala economia de uma cidade inteira

    São Paulo – O fechamento de uma loja do Walmart abalou seriamente a economia de uma cidade na Califórnia, Estados Unidos.

    A saída do Walmart de Pico Rivera significa muito mais para a cidade do que um supermercado a menos. A cidade dependia da varejista, que oferecia empregos a mais de 530 pessoas e impostos à prefeitura.

    A inauguração da loja de Pico Rivera, em 2002, foi em grande estilo. O prefeito da cidade, Gregory Salcido, cortou um grande laço com uma tesoura descomunal.

    Hoje, 13 anos depois, Salcido não está tão animado. “Esse é um golpe severo para a nossa comunidade, atingindo a economia local, casas e famílias que contavam com aqueles salários”, diz ele ao Los Angeles Times.

    Mais de 530 funcionários foram demitidos. O Walmart era o segundo maior empregador da cidade – o primeiro era o complexo educacional El Rancho Unified School District.

    A varejista era responsável por pagar quase 1,4 milhão de dólares por ano em impostos, de acordo com o prefeito, cerca de 10% do valor total arrecadado.

    Agora, funcionários públicos estão preocupados em como contornar o prejuízo nos impostos e em como lidar com as centenas de desempregados.

    Segundo o jornal americano, o supermercado foi um sucesso absoluto desde o começo. Por causa de seus preços baixos e por estar aberto 24 horas por dia, os corredores estavam lotados.

    Nos últimos anos, no entanto, os consumidores não estavam nada satisfeitos. Havia filas longas nos caixas e o serviço ao consumidor era ruim. Alguns reclamaram até da sujeira na loja.

    Reformas

    Além da unidade de Pico Rivera, outras quatro lojas do Walmart foram recentemente fechadas pelos Estados Unidos.

    Além da loja na Califórnia, a varejista fechou duas unidades no Texas, uma em Oklahoma e outra na Flórida. Segundo a rede, os locais ficarão fechados por seis meses, para reformas no encanamento.

    Para um sindicato, os locais foram fechados como retaliação a seus funcionários, por terem participado de uma greve em 2012 por salários melhores. Mais de 2.200 pessoas foram afetadas.

  • Isaias diz: 28 de dezembro de 2015

    Caro eliseu, “em virtude do parcelamento e atraso nos salários” não é só o funcionario publico que compra nesse mercado.. e não é por causa disso que estão fechando..
    a crise no rs n é desse governo, e sim dos ultimos 60 anos de governos péssimos que só incharam a maquina publica sem pensar em propor novas fontes de renda.. não é culpa do governo atual, pois passou 1 ano só e ja assumiu sem dinheiro.

  • Laura diz: 28 de dezembro de 2015

    Tem um Nacional na esquina onde moro e falando com os funcionários, muitos felizes, pois querem sair da Rede, como o super não faz acordo, agora por sair com todos os direitos trabalhistas que tem direito. Para aqueles que desejam ficar na rede serão remanejados para outras lojas. Não haverá promoção de mercadorias, as mesmas serão levadas para outras lojas e o restante doado para três instituições de caridade.

  • Rubia diz: 28 de dezembro de 2015

    Isso não tem nada a ver com questões politicas do RS e sim, pq os “nacionais” -principalmente – vendem produtos vencidos, são desorganizados, tem mtos q não possuem higiene em algumas parte do mercado….enfim…isso q citei já é motivo para advertência e possivel fechamento. Nas praias estão vendendo cerveja vencida…imagina a comida então….

  • rafa souza diz: 28 de dezembro de 2015

    Ridículo os coxinhas do Sartori defendendo ele; pelo amor de Deus parem de colocar a culpa em a ou b, o atual é Sartori e esse é o culpado pelo atual momento, essa gente parece que não lê notícia,

    1 muito estranho o senhor Ivo Sartori, parcelou parcelou e parcelou salario, depois da aprovação do aumento no icms, Tava sempre em dia, não é estranho seu coxinha

    2 o 13 parcelado veio junto com assunto de colocar pedágio em rodovia estadual (privatização), é com a proposta de terceirizar alguns serviços públicos (ou seja privatizar) acorda seu coxinha besta não pagar o 13 e dizer que não tem dinheiro é desculpa para vender tudo

  • vania diz: 28 de dezembro de 2015

    Sou da cidade de Pelotas e aqui temos varias opções de supermercados principalmente os macro atacados estao sempre lotados, mas a rede nacional deixa muito a desejar em termos de atendimento péssimo mesmo!!!!

  • Paulo leal diz: 28 de dezembro de 2015

    Tudo é culpa do governo e nessa época mais ainda do pt, as pessoas deveriam ler mais e interpretar as notícias. Como explicar o Zaffari abrindo lojas, neste ano. Será culpa do governo ou dos verdadeiros empresários que não enxergam só crise, mas uma oportunidade de crescer. A jeep abriu duas fábricas este ano no Brasil. Tu não sábias, né? Pois sim vamos ler mais e saber o que se está lendo para não sermos analfabetos.

  • James diz: 28 de dezembro de 2015

    Isso aí é armação da Dilma! É culpa do PT! O PT está mandando o Walmart embora!!!

    Poxa pessoal, já tá manjado esse papo de que é tudo culpa do PT ou do Sartori. Nesse item, o Walmart está se retirando do mercado por que o cliente gaúcho abandonou a rede.

    Os caras não investem mais, os mercados estão atirados, sem segurança. O povo gaúcho há anos vem abandonando redes do Walmart e a concorrência passou por cima.

    É a lei de mercado. Simples assim.

  • Fernando diz: 28 de dezembro de 2015

    Os caras estão falando que a culpa é do Sartori? O cara não vive no Brasil… vive num faz de conta magnífico. De certo, a culpa é do Macri que assumiu fazem 3 semanas também! Ora bolas!

    Isso que dá o povo retroalimentando com informações dos jornais brasileiros que tudo postam o país das bananas como o mil maravilhas.

  • luis antonio silva de Seixas diz: 28 de dezembro de 2015

    Acho que o único prejuízo é as pessoas que sustentam as suas famílias e que em muitos casos tem dali o único recurso . A culpa de lojas fecharem as portas nada mais é que um modo de enxugar despesas e e ficar com unidades que tem melhor margem de lucro, pois é, lucro. Pois eles tem lucro e muito lucro, giram com o produto do fornecedor e tem prazos longos para pagar que permitem que recebam até na venda a prazo antes de seus boletos. Nós devemos é rever a questão de cultura não só do estado como do pais. Hoje nossas escolas só ensinam o básico, tirando raras professoras que fazem a diferença, fora o uso indevido da liberdade que é utilizado para mascarar a falta de educação e respeito. Troca-se voto por cartão, jantas e promessas, como pudemos ter pessoas competentes e eficiente para governar o estado, estamos cheios de casos que é piada com a população como políticos que estão sendo investigados e foram colocados para julgar outros políticos corruptos. Um elevado índice de cargos de confiança que nada mais é que combinação politica entre políticos, e la dizem que ninguém sabe de nada. Viaturas da brigada e ambulâncias sucateados e carros a vontade para vereadores irem até ande não vão e recebem diárias indevidamente, e se olharmos bem veremos que não é de um partido ou outro, são todos, eles fazem prejuízo para o povo em um partido e quando cai a casa refugiam-se no outro partido na maior cara dura. A ideologia é qual o partido que da mais oportunidade de gastar o dinheiro público. Fim de ano sobe imposto no combustível, imposto estadual sim, mas tivemos imposto federal que subiu antes e nada foi reclamado. Imposto que esta sendo usado para recuperar o maior desvio de recurso público na história deste pais, o da Petrobrás, que não é culpa só da Dilma ou PT mas de vários políticos, empresários e partidos. Empresários que tem de ser punidos como está sendo feito, mas políticos e partidos que recebem a nossa procuração através do voto para administrar o uso correto do recurso público que é arrecadado com impostos pagos pela população, não tem tido a punição rápido e enérgica como deveria de ser pela gravidade da situação, pelo menos o afastamento imediato de políticos sem remuneração ede seus subordinados.

  • 6 tão doido diz: 28 de dezembro de 2015

    CulpA do Sartori??? Desculpa.. mas se ele tem q pagar dívidas do governo anterior, que deixou o Estado quebrado , algum jeito ele tinha q dar…
    As lojas da rede sao uma porcaria… Pagam mal os funcionários e os mesmos se acham no direito de tratarem não os clientes… sem contar as filas gigantescas e sempre sempre tem algum problema d divergência d preço.. Eh oŕrivel mal administrado!! Então NÃO a culpa não é do Sartori.. (desculpa aos PTistas que veem tudo como culpa do governo do Sartori, mas o PT quem deixou o Estado numa situação lamentável JÁ A SITUAÇÃO DA REDE WALL MART NÃO TEM NADA A VER COM NENHUM GOVERNO e sim com o fato das lojas serem “LARGADAS”

  • 6 tão doido diz: 28 de dezembro de 2015

    CulpA do Sartori??? Desculpa.. mas se ele tem q pagar dívidas do governo anterior, que deixou o Estado quebrado , algum jeito ele tinha q dar…
    As lojas da rede sao uma porcaria… Pagam mal os funcionários e os mesmos se acham no direito de tratarem não os clientes… sem contar as filas gigantescas e sempre sempre tem algum problema d divergência d preço.. Eh oŕrivel mal administrado!! Então NÃO a culpa não é do Sartori.. (desculpa aos PTistas que veem tudo como culpa do governo do Sartori, mas o PT quem deixou o Estado numa situação lamentável JÁ A SITUAÇÃO DA REDE WALL MART NÃO TEM NADA A VER COM NENHUM GOVERNO e sim com o fato das lojas serem “LARGADAS”.

  • Diego diz: 28 de dezembro de 2015

    Na verdade tem a nova rede de supermercados o DIA% que é espanhola e tem mais de 500 lojas em SP e agora tem mais de 50 lojas aqui no RS e os preços são muito mais baratos!

  • Marcus Machado diz: 28 de dezembro de 2015

    Com o péssimo atendimento que tem o Nacional de Capão da Canoa, não fará falta alguma. Infelizmente, não se preocupam com os clientes, são filas intermináveis e funcionários mal remunerados que não são sugados ao máximo.

  • beth diz: 28 de dezembro de 2015

    Kkkkkk… A maioria colocou as culpas no governador, presidente, política brasileira, PT e blá,blá…aposto com quem quiser, que 99 por cento desses palpiteiros não só votaram no governo do PT, como os reelegeram por diversas vezes e ainda vão continuar a fazer isso… É só os politicos fazerem uma dúzia de promessas que pronto os sabichões já caem no conto do vigário rsrsrsrs…Quem viver, verá!

  • beth diz: 28 de dezembro de 2015

    Kkkkkk… A maioria colocou as culpas no governador, presidente, política brasileira, PT e blá,blá…aposto com quem quiser, que 99 por cento desses palpiteiros não só votaram no governo do PT, como os reelegeram por diversas vezes e ainda vão continuar a fazer isso… É só os politicos fazerem uma dúzia de promessas que pronto os sabichões já caem no conto do vigário rsrsrsrs…Quem viver, verá!

  • beth diz: 28 de dezembro de 2015

    Kkkkkk… A maioria colocou as culpas no governador, presidente, política brasileira, PT e blá,blá…aposto com quem quiser, que 99 por cento desses palpiteiros não só votaram no governo do PT, como os reelegeram por diversas vezes e ainda vão continuar a fazer isso… É só os politicos fazerem uma dúzia de promessas que pronto os sabichões já caem no conto do vigário rsrsrsrs…Quem viver, verá!

  • Adão diz: 28 de dezembro de 2015

    A culpa é do Tarso! E do Olívio, do Pato Donald e da Fafá de Belém! Mas do Sartori? JAMAIS!!!

  • Jorge Guimarães diz: 29 de dezembro de 2015

    Esta Empresa pratica a “malandragem mercenária” ou seja, põe um valor da mercadoria na gondola e quando você passa essa mercadoria no caixa o valor é outro, a maior. Olha o que aconteceu recentemente numa cidade da zona sul do Estado, acho que foi Pelotas,lá o MP/Procon tiveram que intervir nesta Empresa. Moro em Guaíba aqui tem dois mercados deste Grupo e volta e meia estão praticando exatamente isto. Eu estou sempre atento e não deixo por menos brigo por qualquer centavo. Os pequenos mercados aqui são mais honestos neste sentido e sempre que posso compro. Como alguém já disse nos comentários: Já vão tarde.

  • Maurício cabech diz: 29 de dezembro de 2015

    O nossa presidenta esta destruindo o Brasil…. e ninguém faz nada, quantas lojas vão ter que fechar, se a economia estivesse indo bem, não precisava fechar as lojas. O governo vai fechar o ano, mais uma vez devendo o dobro do ano passado ao cofres públicos e ninguém faz nada, o real esta sendo desvalorizado e vai voltar a ficar igual ao cruzeiro, quem lembra?

  • Rafael dos Santos diz: 29 de dezembro de 2015

    Meu Deus!!!
    Não acredito que esta Amanda escreveu “ossada” e pior… a desculpa de que digitou rápido ou o teclado inteligente não cola. Uma Supervisora do meu ex-trabalho também escreve OSSADA, as pessoas estão emburrecendo. O correto é: alçada, alçada criatura… volta pra escola.
    Abaixo a prova:

    “Eu acredito que o Sartori está tomando as culpas por algo que nem diz respeito a ossada dele…”

  • Chicão diz: 29 de dezembro de 2015

    Rafael dos Santos,
    Sintomas da educação PETISTA!
    Feliz 2016.

  • Guria diz: 29 de dezembro de 2015

    Não é só no RS que estão fechando as lojas, no Paraná já foram fechadas várias e em janeiro serão fechadas mais algumas, se a Dilma fosse afastada agora, ainda teríamos chance de essas lojas não fecharem e o Brasil voltar a crescer, muita gente está ficando desempregada e se o pt continuar viraremos em uma Cuba, e só quer isso que nunca foi lá e não conhece a situação que as pessoas vivem… O pt tem que ser extinto o quanto antes.

  • joao freitas diz: 29 de dezembro de 2015

    ja vam tarde lixo de rede

  • joao freitas diz: 29 de dezembro de 2015

    fora com esses governantes corruptos.
    e tem gente que segura essas bandeiras nas esquinas

  • Richard diz: 29 de dezembro de 2015

    Vamos todos pra SP gente. Lá é um outro país, outra cultura, estado progressista, capital da América Latina, capital financeira, cidade globalizada e todos os povos. Apesar de algumas mazelas, SP consegue ser maior que a Argentina e Uruguai juntos. O que dizer do RS? Estado com a economia voltada ao setor primário e infraestrutura cômica. O que salva do Rio Grande é a cultura, mas o estado como um todo fica muito a desejar…
    Ps.: Segue abaixo o choro dos bairristas e recalcados…

  • leonira diz: 29 de dezembro de 2015

    Trabalhei alguns anos no nacional, a alguns anos atrás quando tudo funcionava, mas agora é terrível o atendimento. Demorou, fechem as portas.

  • JJ diz: 29 de dezembro de 2015

    Os supermercados dessa rede são umas bosta. Não tem nem empacotador, nem sacolas. Tratam os funcionários como lixo. Não estão nem aí para os clientes. Que eles caminhem pra bem longe e não voltem nunca mais! Não precisavam nem ter vindo com essa qualidade de merda deles.

  • Alison diz: 29 de dezembro de 2015

    Bem, a partir do momento que começa o assunto crise, temos que levar em vista o governo por completo, não só o governador do Estado, mas também o ilustríssimo governo (Presidencial) que além de não tomar providencias na nossa região, cada vez mais torna ela mais difícil de se viver, com repasses e tributos diferenciados dos outros estados. Estamos em um Brasil de roubo e decadência e outras coisas do gênero, episódios como o da rede Walmart só é mais um do reflexo financeiro que estamos passando, e que provavelmente serão normais, até o momento que a população tomar a devida “vergonha na cara” e começar a revindicar direitos. Começando pela diminuição dos salários no plenário, se possível de Deputados que ganham muito além do precisam devidamente, porem é complicado discussões sobre assuntos financeiros com pessoas que simplesmente não sabem nem quanto o Estado tem de alíquota no ICMS.

  • JJ diz: 29 de dezembro de 2015

    Não entendo porque tão brigando pra manter essa merda. Quem acha que esses supermercados dessa Wallmart tem que ficar no sul, é porque não depende deles pra fazer suas compras. Essa Wallmart vai sair fora porque diminuiu os lucros com as suas bodegas. Todos os que estão discutindo aqui e falaram especificamente sobre os supermercados não estão preocupados com o partido A, B ou C ou com qualquer um desses políticos de merda e sim em dizer que a qualidade é péssima.

  • adierbal diz: 29 de dezembro de 2015

    Vendo acusações contra o pt, pmdb, e outros, acho que a discussão não é essa. Bem ou mal quase todos os partidos já estiveram no poder, seja a nível federal, estadual ou municipal e a cada eleição sempre tem a solução dos problemas enfrentados pelo governo que sai. Essa dívida não é de agora nem de 10, 20 ou trinta anos atrás. Isso é uma crescente que só tem um nome: A ganância, seja ela dos políticos ou empresários que só visam lucros. Vamos pensar um pouco, reparem que quando vem uma grande empresa para cá é dado uma isenção dos impostos por um período X e o governo seja ele qual for vem com o discurso de que será gerado vários postos de trabalhos direta ou indiretamente em função dessa grande empresa, o que é correto, porém passado esse tempo de isenção quando teria que ser arrecadado impostos da referida empresa o que acontece? Tchau, vou procurar outro estado que me de nova isenção e ai vem o problema; governos mal assessorados que gastam mais do que arrecadam acabam ficando na mão e o rombo só vai aumentando. Por isso que disse que independe da sigla partidária.

  • felipe diz: 29 de dezembro de 2015

    Nos estamos passando por dificuldades por que queremos , so sabem reclamar mas o povo não para de gastar , vai nas lojas ver as pessoas estão. Sempre gastando , se o povo segurasse um pouco seria menos impostos pois o governo sobe o imposto e o povo gasta mais ainda , eles ficam felizes com os bolsos cheios.Jesus logo terminara com tudo.

  • Carlos diz: 30 de dezembro de 2015

    Como há muito tempo, por aqui é sempre Grenal. E vamos por toda a vida seguindo o exemplo do balaio de caranguejos. Ambos, “gremistas” e “colorados”, insistem em fazer de conta que não tem a verdadeira noção do motivo de o estado do RS estar na situação em que se encontra. Culpa do Olivio e do Tarso, ou do Brito e da Ieda. Parece que as causas são bem mais complexas, porém, é preciso de um pouco de lucidez para enxergar. Cada um, de forma parcial, defende o seu lugar debaixo do guarda-chuva, que segue sendo, convenientemente, sustentado pelo contribuinte, já tão espoliado. Como já dizia, a estadista (coisa que desconhecemos) Margareth Tatcher: “Não existe dinheiro público, somente, dinheiro dos contribuintes”. E, para não ficar definitivamente afastado do assunto em pauta, nos empreendimentos privados, o que não dá lucro, vai a falência, quebra, fecha.

  • mauro da fontoura diz: 30 de dezembro de 2015

    O Walmart está dizendo Sartei Sartori aqui do sul… Assim como os empregos estão sartando Sartori. Eu tambem só tenho uma coisa para falar para o governador. Eu sartei Sartori seu governo é pessimo.

  • Liziane diz: 31 de dezembro de 2015

    Tem mais é q fechar. E a alienação é tão gigantesca q td é o governo. Cadê qm elegeu a Dilma? Pq agora sumiram? Tenho certeza q vários ai estão reclamando pq fizeram cagada. Votaram e se arrependeram. Td é motivo p falar d crise. Nosso país sempre foi fraco economicamente, estivemos sempre a um passo do lodo. Um deslize e caímos na merda. Parem d ficar discutindo babaquice em reportagem e façam como um adulto faria. Pense, mas antes de falar pense muiito. Pq vc só fala d crise? Pq o governo não te da bolsa família, ai vc se sente abandonado? Pq vc não tem nenhum beneficio. Pq ” a Dilma” te desamparou. Se queria um babaca na presidência q só ficasse lambendo saco d empresário pq não elegeram o bosta do Aécio, cara vazio, completamente sem noção d mundo. Só mais um p continuar afundando a classe trabalhadora. Caso vcs não saibam essa “crise” começou a mtos e mtos anos e td q foi feito foi tapar buraco. Agora vem com papinho d Brasil esta na crise, Brasil, sempre viveu na corda bamba, nunca foi potência em nada, só no futebol, coisa q já é passado. Vcs ficam o dia td ouvindo babaquice na tv e não conseguem mais pensar. Td é Dilma. Td é Sartorri. Qm elegeu? D qm é a culpa? Nós votamos, nós decidimos quem é o próximo mentiroso p ocupar esses lugares. Façam algo q preste e parem d engolir td merda q esses urubus televisivos insistem em nos dizer td dia. E essa ida da STEMAC ja fazem foi anos q estão nessa ladainha. Ela ja saíram p qm não sabe. Eu trabalho no ramo e lhes digo, STEMAC ja ta longe.

  • Lenilton diz: 31 de dezembro de 2015

    Um Estado com pesada carga tributária como o Brasil, que pune o empreendedor, e com políticas trabalhistas que fazem com que o empregador pague mais para o empregado não trabalhar do que para trabalhar (FGTS, Previdência, etc…) somado a uma justiça trabalhista que sempre favorece o trabalhador, dá nisso. Infelizmente, o povo brasileiro ficou viciado em ser sustentado pelo Estado e a não querer trabalhar pelo seu próprio sustento.

  • Udo diz: 1 de janeiro de 2016

    OBS.: DETALHE, aumento de ICMS vale para todos. Exceto para alguns que moram a alguns metros do Mampituba.Todos tem que continuar comendo e vivendo.
    A realidade é uma mera consequencia do 39×61 do Tarso (aumentos em % na arrecadação e despesa nos seus 4 anos). Para a maioria dos eleitores BURROS, político bom é quem tem $$$ para torrar. Gerando ROMBO ou não. Não é de se admirar que muitas familias estão endividas pelo mesmo motivo, e BEM ANTES desta crise.

  • águia diz: 4 de janeiro de 2016

    é realmente esses Governantes e Presidentes e toda a corja deles estão afundando o Rio Grande do sul e o Brasil , e ninguém faz nada tem q tirar toda essa cambada do poder .

  • cid diz: 7 de janeiro de 2016

    Os supermercados nacional em pelotas estão demitindo em massa por justa causa , os funcionários mais antigos, agora eu pergunto, será que estas demições são legais, só a justiça do trabalho dirá, muitos levaram anos até receberem seus direitos !!!

  • Susumu Kodai diz: 18 de janeiro de 2016

    Walmart fechou 154 lojas nos Estados Unidos. A culpa também é do PT ou do Sartori?

Envie seu Comentário