Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Tarifa de energia deve cair também para RGE e CEEE

13 de abril de 2016 0
Foto: Ricardo Chaves / Agencia RBS.

Foto: Ricardo Chaves / Agencia RBS.

A tarifa de energia elétrica deve cair também para RGE e CEEE. É alívio para o bolso do consumidor, que enfrentou aumentos de 50% ou mais na conta de luz em 2015.

Nessa segunda-feira, a Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou reajuste de -0,34% nas tarifas da AES Sul. A redução passa a vigorar em 19 de abril.

A RGE tem reajuste em junho. A projeção da TR Soluções para consumidores de baixa tensão é queda de 0,09% na tarifa.

Para a CEEE, o diretor da consultoria, Paulo Steele, calcula queda de 2,14%. Com a renovação do contrato de concessão, a data de reajuste da CEEE passou de outubro para novembro.

“Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais. Os custos típicos da atividade de distribuição, por sua vez, são atualizados com base no IGP-M.” – explica a Aneel.

Lembrando que abril não terá a cobrança extra na conta de luz. A Aneel autorizou bandeira verde. Em março, estava em amarela. O mecanismo de bandeiras tarifárias é usado para repassar mensalmente aos consumidores o custo de geração de energia. Por mais de um ano, os consumidores pagaram a taxa extra mais alta por estarmos em bandeira vermelha.

Com o recuo nas tarifas, bandeiras e, eventualmente, tributos, a conta de luz tem ficado mais barata. Até mesmo para os gaúchos, que sofreram no início do ano com o aumento das alíquotas de ICMS sobre energia elétrica.

 

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

Envie seu Comentário