Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Luzes acesas: brasileiro desperdiça 1,5 hora de energia por dia

21 de abril de 2016 1
Foto: Ricardo Chaves / Agencia RBS.

Foto: Ricardo Chaves / Agencia RBS.

 

 

Ao deixar luzes acessas sem necessidade, o brasileiro desperdiça em média 1,5 hora por dia de energia elétrica. É o levantamento sobre o consumo inútil feito pela empresa Lutron Eletronics.

A pesquisa mostrou ainda que seis em cada dez pessoas deixam a luz acesa ao sair do cômodo. E esta seria uma ação básica para reduzir a conta de luz no fim do mês.

Onde o brasileiro mais esquece a luz acesa: quartos e cozinha. Aparelhos eletrônicos ligados simultaneamente também consomem muita energia elétrica.

- A iluminação corresponde, em média, a 20% do valor da conta de energia de uma residência. – afirma a diretora de Marketing para a América Latina da Lutron, Alejandra León.

Para quem pensa em usar a tecnologia para resolver esse problema, há os sensores de presença, que ligam as luzes quando há movimentação, ou os dimmers, interruptores que regulam o nível de luz.

 

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

Comentários (1)

  • Ronaldo diz: 21 de abril de 2016

    Necessidade é algo bastante subjetivo, logo, falar em desperdício evocando falta de necessidade só pode ser aceito se analisarmos caso a caso. Eu mantenho luzes acesas na garagem de minha casa, que fica na parte frontal da mesma, durante toda a noite, pois, meu sistema de câmeras, destinado a gravar ocorrências, necessita de iluminação para gravação com qualidade e atualmente, sem policia na rua nem durante o dia, a marginália tornou-se mais ousada e profícua, criando a necessidade da vigilância por vídeo para coibir ações ou ajudar a identificar os meliantes !

Envie seu Comentário