Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Brasil perde espaço para concorrentes em acordos internacionais

07 de junho de 2016 0
Foto: Porthus Junior /  Agência RBS.

Foto: Porthus Junior / Agência RBS.

babi mugnol

 

 

Economistas da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul levantaram dois pontos importantes na quarta edição do Panorama Internacional sobre mega-acordos comerciais lançado nesta quarta-feira (7). Um deles é que os principais produtos exportados pelo Brasil, como minério de ferro, soja, petróleo, açúcar, carnes, café e milho, não têm tanta representatividade nos mercados desses mega-acordos quanto os concorrentes do Brasil.

O estudo trata especialmente da Parceria Transpacífico envolvendo 12 países da Ásia e das Américas; e a Parceria Transatlântica de Comércio, abrangendo os Estados Unidos e a União Europeia.

Outro constatação é de que as negociações ficam concentradas em países do entorno regional brasileiro. O Brasil é a sétima economia mundial, mas o comércio com o resto do mundo representava, em 2014, apenas 1,2% das exportações mundiais e 1,3% das importações, conforme a publicação. Desta forma, o país está perdendo espaço na exportação de manufaturados e vendendo cada vez mais commodities.

Envie seu Comentário