Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Desemprego tem leve aumento da Região Metropolitana de Porto Alegre

27 de julho de 2016 1
Foto: Roni Rigon / Agencia RBS.

Foto: Roni Rigon / Agencia RBS.

 

A taxa de desempego teve um pequeno aumento em junho. Passou de 10,2% em maio para 10,3% na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A pesquisa foi divulgada por FEE, DIEESE e FGTAS. Estimam 196 mil desempregados, 1 mil a mais do que no mês anterior.

A oferta de vagas foi menor, mas o número de pessoas procurando emprego também diminuiu.

- A Região Metropolitana de Porto Alegre perdeu 13 mil postos de trabalho e 12 mil pessoas saíram do mercado de trabalho, gerando por isso um aumento do número de desempregados em um mil. A saída dessas pessoas do mercado de trabalho fez com que não houvesse um aumento ainda mais forte da taxa de desemprego. – explica Iracema Castelo Branco, economista da FEE.

Segundo a pesquisadora, provavelmente são pessoas que já podem se aposentar, jovens que adiam a entrada no mercado de trabalho e ficam mais tempo só estudando, além das pessoas que retardam a busca por emprego aguardando um cenário melhor.

O aumento foi pequeno. Mas a preocupação continua.

- Os dados apontam para uma estabilidade na taxa nos últimos meses, mas em um patamar bastante elevado e que representa quase o dobro da taxa de desemprego observada dois anos atrás. Em junho de 2014, a taxa era 5,7%.

Os dados apontam ainda que a indústria de transformação e o comércio foram os setores da atividade econômica que tiveram redução no número de trabalhadores. Além disso, o emprego assalariado com carteira assinada foi o mais afetado nesse período.

Renda

Entre abril e maio de 2016, o rendimento médio real aumentou para o total de ocupados, assalariados e trabalhadores autônomos.

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

 

Comentários (1)

  • fabricio goulart andrade diz: 27 de julho de 2016

    Você está desempregado?ou está empregado e quer ter uma renda extra?existem alguns sites que pagam pra gente clicar em anúncios,e com os dinheiro que se ganha pode-se alugar referidos,( são membros virtuais),Quanto mais tiver,mais você ganha,,e é Grátis,veja mais neste Site .

Envie seu Comentário