Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Rio Grande do Sul tem 555 consumidores que geram energia solar

30 de setembro de 2016 10
Foto: Divulgação Renova Green 1.

Foto: Divulgação Renova Green 1.

 

 

Rio Grande do Sul é o terceiro estado com o maior número de conexões de micro e minigeração de energia no País. A Agência Nacional de Energia Elétrica considera que houve um rápido crescimento dentro de um ano.

São 564 conexões em agosto. Em setembro de 2015, era 111 ligações registradas na Aneel.

A fonte mais usada pelos “consumidores-geradores” é a solar com 555 adesões. Depois, aparece a solar/eólica, com cinco instalações.

O uso residencial ganha disparado. É seguido por comercial e depois rural.

A geração de energia pelos próprios consumidores tornou-se possível a partir de uma resolução de 2012. A norma estabelece as condições gerais para o acesso de micro e minigeração aos sistemas de distribuição de energia elétrica e cria o sistema de compensação de energia elétrica, que permite ao consumidor instalar pequenos geradores em sua unidade consumidora e trocar energia com a distribuidora local.

Quando a quantidade de energia gerada em determinado mês for superior à energia consumida naquele período, o consumidor fica com créditos que podem ser usados para diminuir a fatura dos meses seguintes. O prazo de validade dos créditos é de 60 meses e eles podem ser usados também para abater o consumo de unidades consumidoras do mesmo titular situadas em outro local, desde que na área de atendimento de uma mesma distribuidora. Esse tipo de utilização dos créditos é chamado de “autoconsumo remoto”.

No caso de condomínios (empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras), a energia gerada pode ser repartida entre os condôminos em porcentagens definidas pelos próprios consumidores. Existe ainda a figura da “geração compartilhada”, que possibilita diversos interessados se unirem em um consórcio ou em uma cooperativa, instalarem uma micro ou minigeração distribuída e utilizarem a energia gerada para redução das faturas dos consorciados ou cooperados.

Leia mais: Empresa do Sul oferece assinatura de energia solar por menos de R$ 20 mensais

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

E também curta a página Giane Guerra, no Facebook.

 

 

Comentários (10)

  • Cristiano diz: 30 de setembro de 2016

    Energia solar é um ótimo investimento, não sei o que é mais conta de luz.
    Indico a elysia energia solar que fez um baita projeto na minha residência.

  • Anderson diz: 30 de setembro de 2016

    Isso é o que ocorrerá logo ali na frente. Cada um gerando sua energia, desonerando o sistema elétrico, sem depender tanto das chuvas nas regiões geradoras de energia no país. O mesmo vale para a iluminação das cidades, onde os postes poderão contar com um acumulador de energia solar, iluminando ao anoitecer. Reduzir o custo de energia nos municípios mais o uso de led.

  • cesar diz: 30 de setembro de 2016

    Bom dia, ja tenho a mais de 02 anos e nao sei o que é conta de luz, recomendo o investimento e a empresa que me proporcionou é a ENERGIA PROPRIA de Arroio de Meio-RS

  • Maicon Chaves diz: 30 de setembro de 2016

    Melhor forma de gerar energia é essa,existem muitas empresas nesse ramo,mas a SOLAR HAUS de Novo Hamburgo é fantástica,desemprenharam um ótimo serviço aqui na minha região,instalando inúmeras usinas de energia solar fotovoltaica,assim que puder quero por na minha residência !

  • Rodrigo diz: 30 de setembro de 2016

    Depende muito, hj é muito caro ainda, não vale a pena investir 20 mil pra economizar 100 reais de luz, esse dinheiro investido rende muito mais que isso… os preços precisam baixar bastante, é ridiculo pagar 1200 reais num painel se 250w. e 7 mil num inversor de 1500w.

  • Sra. M diz: 30 de setembro de 2016

    Cristiano, que sonho, hem?
    O investimento é muito alto? E em caso de prédio: posso usar só na minha unidade ou todo o condomínio teria que entrar tb?

  • Carlos diz: 30 de setembro de 2016

    Nossa! Só jabá das próprias empresas…

  • Gustavo Imperatori diz: 30 de setembro de 2016

    Além de colaborarmos com o meio ambiente, a energia solar fotovoltaica já é uma excelente opção de investimento. Como integrador, vejo que a decisão do cliente investir ou não, não trata-se exclusivamente do valor investido, mas sim da falta de esclarecimentos sobre a tecnologia e sobre as regulamentações.

    Havendo interesse, podemos lhe apresentar matematicamente porque investir em energia solar é um excelente investimento, além de esclarecer eventuais dúvida em relação ao funcionamento e regulamentações.

    Gsix Engenharia Elétrica
    51 3199.1301 | 9950.5532
    gsix.eng@gmail.com

  • Jonas diz: 5 de outubro de 2016

    Energia Fotovoltaica é considerado hoje um dos mais atraentes investimentos, com prazo de retorno médio de 4,5 anos e com garantia de produção por 25 anos.
    A SOLLED tem hoje em torno de 120 projetos conectados na rede, nos estados do MS, MT, PR, SC e RS.
    Dispomos de equipes treinadas e capacitadas para efetuar a instalação de forma segura e eficiente.
    Pós venda e acompanhamento de contas, além de monitoramento remoto de sistemas instalados* fazem com que o cliente tenha o real e exato dimensionamento do que está deixado de pagar para a concessionária todos os dias.
    Solicite-nos um orçamento. Faça com quem realmente entende.
    http://www.solledenergia.com.br
    jonas@solled.com.br
    51 95751214

  • Vera diz: 7 de outubro de 2016

    Instalei o sistema em minha casa com 12 placas solares com a Empresa Sevenia que fica no Tecnopuc, minhas despesas com energia acabaram. Recomendo!

Envie seu Comentário