Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Petrobras faz novo corte no preço do diesel e da gasolina

08 de novembro de 2016 14

17737098

A Petrobras anunciou no início da noite novo corte no preço da gasolina e do diesel. Foi enviado um comunicado ao mercado após reunião do Grupo Executivo de Mercado e Preços.

Para a gasolina, a redução é de 3,1%. Já para o diesel, o corte chega a 10,4%.

Estes percentuais valem para as refinarias. Ainda há formação de preços nas distribuidoras e nos postos de combustível, porque não há tabelamento.

“Se o ajuste feito hoje for integralmente repassado, o diesel pode cair 6,6% ou cerca de R$ 0,20 por litro, e a gasolina 1,3% ou R$ 0,05 por litro.”

Esta nova redução teria um impacto importante na inflação. A gasolina é o item que mais pesa no cálculo individualmente. Além disso, há o efeito em cascata do preço do diesel, que é o principal combustível de carga em um país como o Brasil, com transporte essencialmente rodoviário.

Em 14 de outubro, a Petrobras já havia anunciado um corte nos preços. Só que o consumidor não sentiu porque as usinas elevaram o preço do etanol, que é adicionado à gasolina. Presidente da Petrobras, Pedro Parente chegou a lamentar publicamente que a redução não chegou na bomba.

Conforme o comunicado, esta nova redução se deve à queda no preço do petróleo e derivados no mercado internacional. Além disso:

“a redução da participação da companhia nas vendas ao mercado interno tem impactos sobre o nível de utilização dos ativos da Petrobras.”

Em outubro, a estatal também anunciou a mudança na política de preços. Antes, a Petobras não tinha periodicidade definida para mexer nos valores. Agora, determinou revisão pelo menos uma vez ao mês. À medida foi muito bem recebida pelo mercado, que interpretou como transparência e também como saudável para a Petrobras seguir a variação de preços do petróleo no mercado internacional.

Comentários (14)

  • Jussiê diz: 8 de novembro de 2016

    Na boa. Álcool 1,50, Gasolina comum 2 pilas, aditivada(de verdade) 2,50 seria o preço justo.

  • Jorge Ferreira diz: 8 de novembro de 2016

    É. Eu vi o último corte no preço dos combustíveis. Bah! Como ficou mais barato. Fiquei emocionado com a baixa do valor da gasolina na bomba.

    É uma PIADA!!!!!!!!

  • eli diz: 8 de novembro de 2016

    Que tapa na cara do PT.

  • Gustavo diz: 8 de novembro de 2016

    Na maioria dos estados o etanol não compensa em relação à gasolina… por que não se reduz o percentual na gasolina? há algum tipo de benefício?
    Giane, acho interessante se puderes averiguar esse assunto.

    Obrigado!

  • joão diz: 9 de novembro de 2016

    Eu acredito que na atualidade estão querendo baixar a gasolina, mas infelizmente o rombo que o PT deixou roubando é tão grande que dificulta… ainda vai levar tempo pra voltar ao normal… a destruição desse país que o PT deixou

  • adriano diz: 9 de novembro de 2016

    PIADA!!!

    Será que irá subir mais 15 centavos… como no ultima queda…

  • digo diz: 9 de novembro de 2016

    Que redução que nada, aqui na minha cidade disseram que iam reduzir os preços e aumentam em mais de dez centavos o litro, o minimo que se acha é 3,85 por litro…bando de ladrões, pagar rios de impostos para nada em retorno!

  • Afonso diz: 9 de novembro de 2016

    Ainda tem idIotas como esse Eli e o João que ainda acreditam nessa história de que o PT quebrou a Petrobrás. Essa empresa literalmente entrou no cenário mundial na gestão Petista , que a elevou ao nível de uma das maiores empresas de petróleo do mundo. Mas estão certos, midiotas da globosta e da Veja , realmente não tem outra opinião. Não leem, não estudam, não se informam, mas replicam tudo que essas duas agências de mentiras divulga. Otários, trouxas e imbecis, além de golpistas.

  • Luciano diz: 9 de novembro de 2016

    Golpista….???? e tu é um cego Afonso…..não encherga as coisas que estão na tua cara…é desses que acredita que o Lula é inocente…..pena de vocês….!!!!

  • Daniel diz: 9 de novembro de 2016

    Digo, a culpa não é somente da carga tributária. Muitos empresários brasileiros são gananciosos no momento de repassar a diminuição de seus custos. Exemplo: Os postos mantêm, invariavelmente, uma boa quantidade de combustível em seus tanques subterrâneos, adquirido a um preço X. Quando os combustíveis aumentam de preço, ele imediatamente sobem o valor na bomba pelo mesmo patamar da alta, não interessando se aquele combustível foi adquirido pelo preço antigo. Outro exemplo são nossos carros. Compara a margem de lucro das montadoras no Brasil com as de outros países.

  • Alberto diz: 9 de novembro de 2016

    Que legal! Vou agora mesmo comprar minha nova Ferrari V12! kkkkk.

  • Fernando diz: 9 de novembro de 2016

    Enquanto ficamos discutindo o envolvimento, ou culpa política, de um grupo ou outro, deixamos de lado a realidade, que é o lucro cada vez maior dos intermediários, (distribuidoras, etc), sem sobrar nada para nós, ou alguém de vocês tem notícia de algum posto que tenha realmente reduzido seus preços, neste ou na alteração anterior?

  • Gustavo diz: 9 de novembro de 2016

    se quiserem dar uma passada em novo hamburgo…
    gasolina comum 3,39 nas redes ipiranga e shell…

  • Alberto diz: 9 de novembro de 2016

    Novo Hamburgo tem gasolina barata mas corre risco de levarem teu carro.

Envie seu Comentário