Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Aneel reduz tarifa da CEEE para residências em quase 18%

16 de novembro de 2016 4

17457149

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica definiu reduções para tarifas de energia elétrica de clientes da CEEE. A empresa atende 1,6 milhão unidades no Rio Grande do Sul, o que equivale a cerca de 4,8 milhões de pessoas ou um terço da população gaúcha. Ficam em 72 municípios.

A média de corte é de 16,28%. A diretoria da Aneel definiu as seguintes reduções:

Baixa tensão -17,87%

Alta tensão -13,12%

Para residências, é 17,89% de redução. O cálculo foi finalizado agora à tarde.

As novas tarifas entrarão em vigor a partir do dia 22 de novembro, próxima terça-feira. A tarifa é parte da conta de luz, que inclui também os tributos.

Especialista em energia elétrica da TR Soluções, Paulo Steele explica:

- Queda basicamente explicada pela redução para este ano dos custos da energia comprada de Itaipu e do encargo da Conta de Desenvolvimento Energético. Muito bom para as unidades consumidoras desta concessão.

Mas…

- Em 2017, deverá ocorrer praticamente o inverso. Projetamos elevação média de 16%, sendo 16% para alta tensão e 17% para baixa tensão.

E por que?

- Isso se deve às indenizações aos agentes de transmissão relativa a uma dívida de R$ 23 bilhões a preços de 2013, realizada quando ocorreu aquela redução de 20% das tarifas em janeiro de 2013… Essa dívida, uma vez corrigida e remunerada, está sendo quantificada em cerca de R$ 50 bilhões a preços de 2017…

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

E também curta a página Giane Guerra, no Facebook.

Comentários (4)

  • Anderson diz: 16 de novembro de 2016

    Em resumo: permanece na mesma. Tira agora, depois coloca novamente.
    Dívida de 23, agora é 50. Mais 27 para o povo pagar. Hum, fácil de entender o recado.

  • Lucas diz: 16 de novembro de 2016

    Olha é F…. a M… da Dilma inventou essa redução de 20% nas contas diabos por que? agora não para de ter aumento por causa dessa redução eleitoreira que ela inventou na cabeça dela inacreditável como 4 anos de uma governo tão incompetente consegue destruir um país inteiro. E tem gente ainda que acha que o PT governa para o povo, vai pagar tua conta de luz pra ver como governa bem

  • Roger diz: 16 de novembro de 2016

    Congelem os preços assim como querem congelar nossos salários por 20 anos com a PEC 55.

  • Gilmar diz: 16 de novembro de 2016

    Cataram alguém pra falar mal, não é Gaúcha? O mesmo fizeram no Jingle de vocês, que fala da falta de luz… vocês estão tentando a todo custo colocar para a sociedade que a CEEE é uma droga, pra quê? Pra conduzir a opinião pública para uma venda… Quase não se nota! “Projeções” de uma empresa de tecnologia, nem especializada no ramo de energia… Como assim, Gaúcha? Não pode dar apenas uma boa notícia, precisa queimar o filme da CEEE pra gauchada? Triste isso.

Envie seu Comentário