Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Lojistas apontam fechamento de operações em shoppings de Porto Alegre e brigam para não pagar 13º aluguel

04 de janeiro de 2017 24
Foto: Félix Zucco / Agência RBS.

Foto: Félix Zucco / Agência RBS.

 

A briga é antiga. Há mais de década que lojistas e shoppings discutem sobre a cobrança do 13º aluguel no ano. E hoje foi tema de nova reunião na CDL Porto Alegre.

Responsável pela comissão de shoppings da entidade, a empresária Nilva Bellenzier disse que a ideia é reviver a mobilização, com mais assembleias de lojistas e reunião com a administração dos estabelecimentos comerciais.

- Antigamente, as lojas ainda vendiam o dobro no mês de dezembro e justificava uma elevação de custos dos shoppings. Mas hoje não chega nem perto disso.

Outra reclamação é o valor dos aluguéis e também do estacionamento, que espanta clientes.

- Eu pago de aluguel 3% do meu faturamento. No shopping, é 30%. É muita diferença.

Conta Nilva, proprietária da Bellenzier Pneus, que sabe que pode encabeçar a briga porque não tem loja em shopping.

A CDL Porto Alegre fez uma pesquisa sobre a ocupação dos shoppings de Porto Alegre. Houve queda em todos no último ano. A redução mais intensa foi no Bourbon Wallig. A menor foi no Iguatemi.

Veja o resultado:

shopi

 

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

E também curta a página Giane Guerra, no Facebook.

 

Comentários (24)

  • Gustavo diz: 4 de janeiro de 2017

    Shopping era um lugar boom de passear e tu acabava fazendo compras…agora é tudo caro,,ate a esacionamento..

  • pedro diz: 4 de janeiro de 2017

    Vou no apoio aos lojistas , as administrações dos shopping´s estão praticamente estorquindo os inquilinos , eu , por exemplo , não vou mais por causa do preço do estacionamento .

  • pris diz: 4 de janeiro de 2017

    Realmente, estou me limitando a pequenas compras no mercado, somente. Nem passo nas lojas, os valores são impraticáveis. o que mais condeno é que com a criação desses supershoppings Zaffari, bourbon, …. Todo, TODO o comércio do bairro ao redor quebra, enfraquece, demite funcionários , fecham aos sabados e domingos. nos obrigndo a ir ao shopping comprar pão e leite mais caros, lógico. Realmente deveriam ter uma grande intervenção nesses Super zaffaris, bourbons, big’s , etc…. sem falar que a qualidade não é tão boa assim, carne vencida, pão mal cozido, ….

  • Larissa diz: 4 de janeiro de 2017

    Acho os preços dos estacionamentos de shoppings muito caros. Deveria haver uma norma que, conforme tu gastasse no shopping, diminuísse o valor ou mesmo isentasse o estacionamento, pois quem costuma ir dificilmente não gasta nada lá, nem que seja só um sorvete do MC Donalds..

  • Rodrigo diz: 4 de janeiro de 2017

    Esse Governo está preocupado apenas em servir alguns. É óbvio! A crise é muito mais política do que financeira. Quando ele deixa de pagar o salário dos servidores do executivo, consequentemente deixa de injetar dinheiro no comércio, fazendo com que haja menos arrecadação. Não são apenas os servidores insatisfeitos, o Sindilojas não vê com bons olhos as “manobras” do Sartorão. Primeiro, vendeu a ideia que deveria implementar um tarifaço para a saúde financeira do Estado. Vendeu essa ideia como solução no fim de 2015. Adiantou? Não. Agora, quer acabar com trocentas fundações e destruir os direitos trabalhistas, reduzindo o tamanho do Estado. Dizia ele que só pagaria metade do décimo terceiro se fosse aprovado o tal do pacote (que se votou apenas metade até agora). Pois bem. Não pagou nada. Parcelou. Como ele acena com possibilidade que não pode alcançar?! É impossível acreditar, não dá para levar a sério um Governo sem projeto. Parabéns aos eleitores desse senhor.

  • Marcos diz: 4 de janeiro de 2017

    qual é o preço médio do aluguel nos shopping? alguém sabe dizer o custo do metro?

    tudo no shopping é mais caro, a começar pelo estacionamento. Compre na internet que é bem melhor e sem sair de casa

  • Frida diz: 4 de janeiro de 2017

    O dono do shopping Praia de Belas, não é o “coronel” Tasso Jereissati, do Ceará? Há muito tempo não frequento mais shoppings, além de serem todos iguais, os preços realmente são proibitivos, não comportam a ralé rude.

  • Juliana diz: 4 de janeiro de 2017

    Preço dos estacionamentos é absurdo. Antes preferia ir ao Shopping pela segurança, mas o valor do estacionamento já é o assalto. Hoje evito ir.

  • CLOVIS RRB diz: 4 de janeiro de 2017

    Não vou mais….em Goiania fizeram campanha um tempo atrás para não cobrar estacionamento qndo viajava para lá não estavam mais cobrando. Foi uma campanha de uma radio local.
    Tudo muito caro e extorsão a lojistas.
    Cobrar estacionamento de frequentadores é uma piada
    13º aluguel é o cumulo….viva o Brasil.

  • ae diz: 4 de janeiro de 2017

    As pessoas estão comprando cada vez mais de comércio online para não pagar preços mais caros de shoppings.
    Em breve shoppings não servirão nem mais para passeios, a não ser que mudem seu foco para entretenimento.

  • Barack Obama diz: 4 de janeiro de 2017

    Shopping só para ir no cinema e olhe lá. 13º de aluguel é um absurdo.

  • Marco diz: 4 de janeiro de 2017

    Eu tenho ido bem pouco por causa do estacionamento, um absurdo fazer compras no shopping e ainda ter que pagar estacionamento de 10 reais.

  • VERA diz: 4 de janeiro de 2017

    Em todos os setores da vida nas capitais cada dia pior a situação os que lucram querem ganhar mais e os que não ganham menos sem aumentos ,nem empregos ,sob o império da violência,ficam encarcerados em suas casas.tanta confusão ,tanta bateção de panela,tantos desrespeitos às leis para Isto?A bolsa família mudou para o ponto mais alto da pirâmide social e,podem crer,vai piorar.Um país não pode crescer sem justiça social….

  • Critico POA diz: 4 de janeiro de 2017

    Senhores, por favor, não quer pagar as altas taxas do shopping ou não pode, então não abra a loja no Shopping. O shopping pode cobrar o que ele quiser, ele é dono do espaço.
    Chega a beirar o ridículo o CDL ou lojista reclamar. É como se um cliente chegasse na loja dele todo mês e reclamasse que ele quer pagar 20% menos nos seus produtos só porque ele quer e acabou o assunto.
    Só não abrir a loja no shopping, se ninguém abrir e o shopping ficar vazio quem se rala é o dono do shopping.
    Pessoas com anos de administração, vivem num mundo capitalista desde que nasceram, administram negócios teoricamente lucrativos e me vem com uma palhaçada destas? Ah vão dormir…

  • Paulo diz: 4 de janeiro de 2017

    Estamos ralados mas felizes.
    Essa marolinha se transformou num tsunami, né X9?

  • Marcão diz: 4 de janeiro de 2017

    Sobre o estacionamento dos shoppings: cobram caro e não te dão segurança alguma, não assumem nenhuma responsabilidade. Além dos vários casos de assaltos, sequestros e até assassinatos nesses estacionamentos, posso citar meu caso particular, em que bateram no meu carro estacionado no Praia de Belas e eles se negaram a me indenizar o conserto. Nem as imagens das câmeras quiseram me passar, pra que eu tentasse identificar o carro que bateu no meu. Até o Procon tirou o corpo fora quando eu tentei acionar eles.
    Shopping nunca mais! Só faço compras pela internet (mais barato e com muito mais variedade), só assisto filmes por streaming, só como em restaurante com porta na calçada.

  • Claudionho diz: 4 de janeiro de 2017

    Dificilmente tenho ido em shopping por causa de preços altos em qualquer produto e estacionamento extorsivo. Se não quiserem ver as pessoas só passeando e que não vão de carro, deveriam mudar seus conceitos em relação a valores, pois estão espantando os clientes em potencial.

  • Luis Campos diz: 4 de janeiro de 2017

    Ser´´a que não perceberam o ÓBVIO? Ter Shoppings perto daria nisso… Wallig perto do Country e Iguatemi, alguém tem que sobrar nessa história. Isso sem contar que perto do Wallig tem o Boulevard e o Lindóia. Os preços do aluguel beiram ao roubo, e isso vira cadeia, pois o comerciante tem que colocar esse valor nos preços. Pro tamanho da cidade, ja tem Shopping demais. Estão mal distribuídos, e gerando esse fechamento de lojas, além do valor que cobram em aluguel. Revitalizem o centro, tirem os carros e ônibus do centro, e volte a cidade a ter um bom e velho comércio de rua estilo europeu. Mas isso ta mais pra utopia.

  • Delio diz: 4 de janeiro de 2017

    Preço do estacionamento um absurdo, realmente vou menos por causa disto. Semana passada no Praia de Belas, fui ao cinema com a família, na praça de alimentação e compramos roupa em uma loja, ou seja consumimos no shopping. O estacionamento me cobraram R$ 16,00 porque senão poderia ficar “entalado” na cancela por causa de 2 min que teria para descer. PIADA. Não irei lá por um bom tempo.

  • Augusto diz: 4 de janeiro de 2017

    Porto Alegre não comporta mas nenhum shopping, ao menos neste padrão atual.
    O último shopping (Bourbon Wallig) e simplesmente um monumento ao péssimo gosto: uma caixa quadrada que mais parece uma ave de Ets de filme dos anos 70 que pousou na Av Assis Brasil.

    O restante do empreendimento previa um Centro de Convenções, hotel e teatro. Com o apoio do sr Fortunati, foi aceita a troca do projeto por um “centro medico” com SETE FORTES de vinte andares. E assim caminha Porto Alegre: A expansão do Iguatemi previa a abertura da Av Anita Gwribaldi até a Tulio de Roese, mas o ex-prefeito bonzinho aceitou a troca por uma ciclovia inútil na Av. João Wallig que nao liga nada a lugar nenhum

  • Daniele diz: 4 de janeiro de 2017

    Absurdo! Só o valor do estacionamento já é ridículo. No Iguatemi ja aumentou pra R$12 e ainda tem tempo! Ñ dá mais pra querer…

  • Jane Eyre diz: 5 de janeiro de 2017

    O estacionamento virou um grande negocio que extorque os clientes e que vai quebrar os shoppings.
    Fora os valores e clausulas abusivas que cobram dos lojistas.
    Mas este cartel sô pensa nos seus lucros imediatos.
    Antes ia ao menos 1x por semana…agora passo meses sem ir

  • Snaro diz: 6 de janeiro de 2017

    “Barack Obama diz:
    4 de janeiro de 2017
    Shopping só para ir no cinema e olhe lá. 13º de aluguel é um absurdo.”

    Assino com o futuro ex-presidente.

  • CARLOS HAMILTON ARAUJO diz: 14 de fevereiro de 2017

    Concordo com o CRÍTICO PORTO ALEGRE, abandonem os shoppings que eles caem na real. Produtos mais caros, cobrança de estacionamento que é um absurdo e agora correndo o risco de sermos assaltados. Mas lembremos que quando se entra numa loja de shopping não tem negociação pra baixar preço de determinado produto. O brasileiro tem que aprender a jogar o jogo. Minhas compras são todas via internet. Quero mais é que quebrem, ainda mais sabendo quem são os donos.

Envie seu Comentário