Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Gaúcho cria plataforma que ajuda a escolher e comprar eletrônicos

23 de janeiro de 2017 0

Quadro Fique de Olho, no Destaque Econômico.

Por Mariana Ceccon (mariana.ceccon@rdgaucha.com.br)

 

shoptutor-mobile

 

Escolher uma televisão ou um notebook requer tempo e paciência. Afinal, existe uma variedade muito grande de produtos e marcas; e muitas especificações técnicas. Pensando nisso, uma startup de Porto Alegre criou uma plataforma para ajudar consumidores que não têm conhecimento técnico. O Shoptutor é um assistente virtual para escolher e comprar eletrônicos de forma fácil e personalizada.

Usa um algoritmo próprio e reduz tempo de pesquisa para poucos minutos, além de sugerir o produto com a maior afinidade com o consumidor.

- Nós desenvolvemos um algorítimo que auxilia nesse processo. Ele faz algumas perguntas simples para as pessoas sobre o uso que elas vão fazer do produto. No caso de uma TV, por exemplo, é preciso informar a distância do aparelho do sofá, a claridade do ambiente ou quais aplicativos serão mais utilizados. Essas informações são necessárias para o algorítimo avaliar o perfil do usuário, a demanda que ele tem do produto e, assim, indicar o modelo com maior afinidade para essa pessoa. É um sistema de recomendação de produtos. - explica o CEO da startup, Marcos Berghahn.

O consumidor deve indicar qual uso vai dar para o eletrônico, quais funções são consideradas mais importantes, tamanho, faixa de preço, entre outros. O Shoptutor vai indicar qual produto tem maior afinidade com o consumidor, mas vai listas outras opções, comparando modelos e ofertas das principais lojas virtuais.

Há um ano no ar, a plataforma já teve 70 mil acessos. São mais de 700 eletrônicos, entre televisores e notebooks, cadastrados no banco de dados do assistente de compras. Em breve, o Shoptutor também conter recomendações para smartphones.

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

E também curta a página Giane Guerra, no Facebook.

Envie seu Comentário