Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Banco Central projeta crescimento modesto do PIB gaúcho em 2017

10 de fevereiro de 2017 0

A economia do Rio Grande do Sul voltou a ter recuo. O IBC-RS é calculado pelo Banco Central. Teve queda de 0,9% no trimestre encerrado em novembro. Nos três meses anteriores, havia acumulado alta de 0,2%.

Veja o gráfico comparando com o indicador nacional:

bancors

 

“A trajetória dos indicadores de demanda segue repercutindo os desempenhos modestos, mesmo com alguma recuperação na margem, dos mercados de trabalho e de crédito.”

O impacto negativo veio do setor industrial. Mas o indicador do IBGE trouxe o dado de que dezembro foi bom para as fábricas gaúchas, o que pode melhorar o indicador nas próximas medições.

A autoridade monetária divulgou nesta sexta-feira documento trimestral em que analisa economias regionais. Para o Rio Grande do Sul, reforçou projeção de crescimento modesto do PIB em 2017, citando: estabilidade na produção industrial, retração ainda no setor de serviços, crscimento da agropecuária, além de uma defasagem no mercado de trabalho com taxa de desemprego ainda elevada.

“Adicionalmente, projeta-se, no setor externo, suavização no processo de redução das importações e, no fiscal, a repercussão do baixo nível de atividade sobre as receitas estaduais, que deve impulsionar a renegociação das dívidas refinanciadas pela União.
Ressalte-se que este quadro poderá ser mais favorável à medida que os impactos do processo de ajuste em curso no país e da redução nas taxas de juros passem a incentivar efetivamente a atividade econômica.”

 

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

E também curta a página Giane Guerra, no Facebook.

Envie seu Comentário