Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Corte no juro pelo Banco Central demora até oito meses para chegar ao consumidor e para empresas

20 de fevereiro de 2017 0

20178348

 

 

O impacto da redução da Selic demora meses até chegar ao consumidor ou às empresas. A gente percebe isso, tanto que as pesquisas demoram para mostrar o movimento de corte dos juros iniciado em outubro pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central.

Aliás, nesta semana, tem nova reunião do Copom. Mercado aposta em redução de até um ponto percentual.

Estudo do economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz, mostra demora de até oito meses para o corte no juro chegar na sua totalidade ao consumidor, por exemplo, no cheque especial. No caso do crédito pessoal, leva sete meses. O repasse mais rápido apareceu no crédito para compra de veículo, com o maior impacto ainda no primeiro mês.

O levantamento considerou também linhas de crédito para empresas. Nos descontos de duplicatas, o maior impacto fica no segundo mês. Nos empréstimos para capital de giro, o repasse total também leva oito meses.

- Muitas vezes as pessoas acham que basta o Copom se reunir e anunciar uma nova taxa para que no outro dia tenham mudanças nas condições creditícias, na inflação e em tudo aquilo que a taxa afeta colateralmente. Não é verdade.

Ouça entrevista com Antônio da Luz no programa Destaque Econômico, da Rádio Gaúcha:

 

 

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

E também curta a página Giane Guerra, no Facebook.

 

Envie seu Comentário