Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Índice de rentabilidade das exportações gaúchas caiu 9,9% em 2016

15 de março de 2017 0
Porthus Junior / Agencia RBS

Porthus Junior / Agencia RBS

babi mugnol

 

 

Em 2016, o índice de rentabilidade das exportações gaúchas caiu 9,9% com relação ao ano anterior. Entre os setores que mais contribuíram para essa queda estão os ramos de máquinas e equipamentos (-22,2%), alimentos e bebidas(-13,7%), refino de petróleo e produtos químicos (-14,1%) e produtos de fumo (-11%).

Lembrando que 2015 foi um ano em que as empresas buscaram as exportações para compensar a crise na economia brasileira e por isso teve um melhor desempenho de rentabilidade. Com isso, 2016 registrou índices ruins em função base de comparação muito forte.

O setor que merece destaque positivo em 2016 foi o de equipamentos e de transporte, principalmente relacionado com as plataformas de petróleo, cuja a margem de ganho do exportador subiu de 2015 para 2016 em 6,8%%.

Este é o único indicador de rentabilidade de exportação estadual do Brasil e foi apresentado pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) do Estado nesta quarta-feira (15). O chamado IREG resulta da relação entre os três principais determinantes da rentabilidade exportadora: o preço de exportação, a taxa de câmbio e os custos de produção. Ele serve para auxiliar o direcionamento da produção para o exterior ou para o mercado doméstico.

Envie seu Comentário