Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Embargo às exportações de carnes vai impactar indiretamente o Rio Grande do Sul

20 de março de 2017 3
Claudio Vaz / Agencia RBS

Claudio Vaz / Agencia RBS

babi mugnol

 

 

O Relatório de Comércio Exterior, divulgado pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul nesta segunda-feira (20), aponta que o Estado vinha acumulando crescimento de 30% nas exportações de carnes gaúchas em fevereiro, mas o embargo anunciado após a operação Carne Fraga da Polícia Federal deve frear este crescimento. Segundo o economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz, embora as plantas frigoríficas gaúchas não estejam com problemas e a produção do Estado seja bastante diversificada por médias e pequenas empresas, o Estado deve ser impactado indiretamente pelos bloqueios dos mercados europeus e asiáticos pela desconfiança.

“É possível que tenhamos uma queda das exportações em março por conta da suspensão das importações de vários países até que eles busquem mais esclarecimentos. Até que isso ocorra, até ver que são 21 plantas de um total de quase 5 mil em dois anos de investigação, e se sentir seguro novamente na resposta do governo, deve levar semanas”, aponta o economista.

A carne bovina já vinha apresentado queda nas exportações de 19% nos primeiros dois meses do ano por conta da variação do câmbio e do desaquecimento deste mercado, o que pode prejudicar ainda mais este setor. Mas a queda mais acentuada é esperada justamente nas exportações de carne suína, que cresceram 53% em janeiro e fevereiro, e na de frango, com aumento de 34%, justamente porque vinham nessa tendência positiva e aí o “tombo” acaba sendo maior.

 

Comentários (3)

  • Alberto diz: 20 de março de 2017

    Foram pagar propinas aos políticos e se ferraram. Pobre povo brasileiro…

  • Alberto diz: 20 de março de 2017

    Quantos políticos receberam ‘doações de campanha’ dessas empresas?

  • Anderson diz: 21 de março de 2017

    É, a sujeira está grande e vindo a tona em todos os lugares.

Envie seu Comentário