Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Indústria caxiense fabrica caminhões para marca chinesa, mas principal mira é no mercado norte-americano

20 de março de 2017 0

 

Júlio Soares / divulgação

Júlio Soares / divulgação

babi mugnol

 

 

As primeiras unidades dos caminhões da fabricante chinesa Foton, produzidos no Rio Grande do Sul, estão para ser comercializados nos próximos dias. Como o projeto da construção da fábrica em Guaíba não avançou, eles estão sendo produzidos na linha de montagem da Agrale em Caxias do Sul. O presidente da indústria caxiense, Hugo Zattera, diz que a Agrale já fez muitas parcerias semelhantes, uma delas foi com a International, a Navistar dos Estados Unidos, que suspendeu as operações em Canoas. Segundo Zattera, o ambiente de negócios atual explica porque os chineses estão demorando, mas o empresário disse que a Foton tem um planejamento, mas que anda lentamente. Segundo o diretor da Agrale, o processo para a construção em Guaíba ainda vai durar alguns anos e a fabricação seguirá em Caxias.

Mas a parceria com a Foton é uma atividade secundária, não é o principal foco do negócio.  A Agrale agora está mais de olho em outro nicho, a venda do Marruá ao mercado norte-americano. Da família de veículos de aplicação militares, ele terá mais saída para uso civil nos Estados Unidos. Conforme Zattera, é um negócio que tem potencial, mas que a fabricante de chassis trata de forma discreta, porque ainda tem pela frente a conclusão do projeto, validações legais, autorizações governamentais, o que não permite ainda falar em volume de negócios. Ele adianta, porém, que será um carro-chefe da indústria.

No passado, a Agrale era mais conhecida pela fabricação de tratores para a agricultura familiar, mas optou por fabricar outros motores e hoje essas atividades que eram acessórias são as principais da empresa. Apenas um quarto da produção de hoje é de tratores. A principal fabricação da Agrale é de veículos. Ela é líder no segmento de chassis leves, terceira no país entre todos os chassis e também se destaca dentro do mercado da Argentina.

Ouça a entrevista no programa Serra de Negócios:

Confira também o vídeo com o presidente da Agrale

Envie seu Comentário