Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

No positivo: Indústria gaúcha fechou primeiro trimestre com crescimento

09 de maio de 2017 2

21122860

 

Confirmando o resultado positivo que era esperado, a indústria do Rio Grande do Sul fechou o trimestre com crescimento de 1,9%. O dado foi divulgado nesta terça-feira pelo IBGE.

O desempenho do setor aqui tem sido, inclusive, melhor que a média nacional. Reverteu a queda do último trimestre de 2016.

Nos três primeiros meses do ano, nove dos 14 setores pesquisados tiveram aumento na produção. Os principais impactos positivos foram nos ramos de bebidas (32,8%) e de veículos automotores, reboques e carrocerias (11,8%). O IBGE destaca a maior fabricação de vinhos de uvas e de automóveis. Outros destaques foram revólveres e pistolas, artefatos de alumínio e de ferro e aço para uso doméstico.

Ainda assim, alguns setores reduziram produção. Principalmente, óleo diesel, gasolina automotiva, biodiesel, gás liquefeito de petróleo (GLP), queijos, arroz, carnes e pastas químicas de madeira (celulose).

O crescimento no trimestre foi possível mesmo com a queda de 1,2% na produção das indústrias gaúchas em março sobre fevereiro. Até porque, quando março é comparado com o ano passado, o avanço atinge 7,4%. É um resultado significativo, apesar da base fraca que foi 2016.

A expectativa é para quando teremos impacto com força nos investimentos e no mercado de trabalho. E a dúvida: este aumento de produção será duradouro?

 

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

E também curta a página Giane Guerra, no Facebook.

Comentários (2)

  • Alex diz: 9 de maio de 2017

    Tchê se a indústria está se recuperando então por que o número de desempregados saltou de 10 para 14 milhões?

  • Douglas diz: 11 de maio de 2017

    Alex, esse crescimento da indústria se refere particularmente ao RS, esse número de desempregados se refere ao Brasil.

Envie seu Comentário