Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Porto Alegre tem mais de 400 mil famílias endividadas e quase 200 mil inadimplentes

09 de maio de 2017 0
Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS.

Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS.

 

Dois números chamam a atenção na pesquisa deste mês sobre a situação do consumidor gaúcho. Segundo a estimativa da Fecomércio-RS, Porto Alegre está com:

400.417 famílias endividadas e 191.623 famílias inadimplentes 

A diferença é que a inadimplente atrasou o pagamento das dívidas. A pesquisa aponta ainda que 73.911 dizem que não terão condições de pagar as contas.

Com isso, o endividamento das famílias teve a quarta alta consecutiva. Atingiu 75,2%. A inadimplência alcançou 36%.

Segundo a Fecomércio-RS, a situação está diretamente ligada ao endividamento por necessidade para manter consumo, já que há restrições de renda.

“Os condicionantes do endividamento voluntário por parte das famílias, como as taxas de juros (apesar da queda marginal da taxa Selic), nível de confiança e restrições de oferta, permanecem contribuindo para conter a formação de novas dívidas. Entretanto, o mercado de trabalho enfraquecido, com um largo número de destruição de postos de trabalho, aumenta o número de famílias com queda de renda, estimulando o endividamento por necessidade.”

- Os dados da pesquisa ainda mostram um cenário difícil. Com as fortes quedas do emprego e da renda, as famílias têm dificuldades para manter suas contas em dia. A redução dos juros, nos próximos meses, contribuirá para aliviar a pressão sobre essa situação. – afirma o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

Cartão de crédito lidera o ranking de dívidas. Em seguida, aparecem os carnês e o financiamento de carro.

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

E também curta a página Giane Guerra, no Facebook.

 

Envie seu Comentário