"Já saímos do fundo do poço e vamos entrar 2018 crescendo 3% ao ano". - diz ministro da Fazenda
11 de maio de 2017 0
- Já saímos do fundo do poço e estamos começando a crescer.
Disse o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em entrevista para rádios no programa Agora Brasil. Na manhã desta quinta-feira. Argumentou que a inflação caiu, a confiança aumentou, o poder de compra cresceu, estão sendo encaminhadas as reformas.
- Importante é que a recessão ficou para trás. O Brasil cresceu no primeiro trimestre. E vamos entrar em 2018 crescendo 3% ao ano.
Meirelles enfatizou muito a queda da inflação e a necessidade de cortar gastos públicos para manter o indicador controlado.
- Inflação está totalmente controlada. Mas não vamos relaxar. Com inflação, não se brinca.
A Rádio Gaúcha perguntou se achava que tinha espaço para a taxa de juros Selic cair mais e fechar abaixo da expectativa do mercado. Analistas projetam juro de 8,5% ao ano no fechamento de 2017. O ministro não deu números e sinalizou confiança na atuação do Banco Central.
- O Banco Central vai baixar até o possível. Onde chegar é onde o Brasil tem condições de chegar com a economia atual.
Reforma da Previdência
Meirelles reafirmou que a Previdência tem um déficit de R$ 150 bilhões ao ano.
- Estamos tomando dinheiro emprestado para pagar aposentadorias. É insustentável. Temos que resolver este problema para não quebrar.
Fizemos a pergunta da colega Kelly Matos “Com as mudanças no texto da Reforma da Previência, o governo acredita que já tem votos suficientes para aprová-la no Plenário?” Resposta do ministro:
- Os parlamentares estão conscientes de que brasileiros têm que ter emprego, renda e inflação baixa. Acho que teremos apoio maior.
===
Siga @GianeGuerra no Twitter.
E também curta a página Giane Guerra, no Facebook.
Comentários