Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Blog Acerto de Conta$ encerrado

15 de maio de 2017 0

Oi, pessoal

O blog Acerto de Conta$ está sendo encerrado. As notícias não serão mais publicadas nesta plataforma.

Por enquanto, minhas notícias ficarão todas disponíveis aqui: gaucha.com.br/gianeguerra.

Também no @GianeGuerra no Twitter e na página Giane Guerra, no Facebook.

E, é claro, durante toda a programação da Rádio Gaúcha. No domingo, às 9h, tem o programa Destaque Econômico.

Sigo ainda todas as terças com a coluna Acerto de Conta$, no Diário Gaúcho.

Meu e-mail segue: giane.guerra@rdgaucha.com.br.

O blog começou em 2009. Desde lá, tivemos 13 mil posts que seguem aqui para consulta. Sem falar nos milhões de acessos. Guardarei este espaço com um carinho enorme no meu coração. 

Abraços!

Giane Guerra

Prévia do PIB aponta saída da recessão no país

15 de maio de 2017 1
Foto: CC0 Public Domain.

Foto: CC0 Public Domain.

 

Ainda é uma prévia, mas o Índice de Atividade Econômica mostra que saímos da recessão. O indicador calculado pelo Banco Central apontou crescimento de 1,12% na economia no primeiro trimestre na comparação com o último trimestre de 2016.

Esta é a comparação que o IBGE faz para analisar o desempenho do PIB. O indicador oficial da economia brasileira será divulgado em junho, já com os dados consolidados.

Se confirmado o crescimento, o Brasil interrompe oito trimestres seguidos de queda. Aliás, esta é considerada a pior crise já registrada na economia brasileira, superando a dos anos 30.

O país entrou em recessão técnica no segundo trimestre de 2015. Isso ocorre quando o PIB tem recuo por dois trimestres consecutivos.

Mas março não foi bem. Com ajuste sazonal, o IBC-Br teve queda de 0,44%. Abril, com tanto feriado, pode vir fraco também.

Em entrevista para rádios na semana passada, o ministro da Fazenda disse que o Brasil tinha voltado a crescer no primeiro trimestre e que a recessão tinha ficado para trás. Henrique Meirelles também projetou começar 2018 com crescimento anual de 3%.

Leia aqui: “Já saímos do fundo do poço e vamos entrar 2018 crescendo 3% ao ano”. – diz ministro da Fazenda

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

E também curta a página Giane Guerra, no Facebook.

 

Mercado aposta em inflação abaixo de 4% em 2017 pela primeira vez

15 de maio de 2017 0

Passou a barreira e o mercado está projetando inflação abaixo dos 4% pela primeira vez em 2017. Conforme o relatório Focus, a aposta passou para 3,93% para o IPCA, considerado a inflação oficial do país.

Com isso, também fecham dez semanas consecutivas de redução no indicador. A pesquisa é divulgada todas as semanas pelo Banco Central. O mercado reduziu também as projeções os outros indicadores de inflação.

Aumentou também a projeção para o PIB. Esperam crescimento de 0,5% ao ano.

Para o dólar, previsão de R$ 3,25.

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que a inflação está “totalmente controlada.”

Leia aqui: “Já saímos do fundo do poço e vamos entrar 2018 crescendo 3% ao ano”. – diz ministro da Fazenda

Nas últimas pesquisas, no entanto, os preços dos alimentos pressionaram o indicador. Itens de peso tiveram alta forte nos preços. Mas a corretora Quantitas observa que os preços no atacado apontam para uma reversão disso nos próximos meses.

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

E também curta a página Giane Guerra, no Facebook.

Justiça bloqueia FGTS do novo emprego de aposentada

15 de maio de 2017 0

19319163

 

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região manteve decisão que não liberou para aposentada o FGTS do novo emprego. No argumento, lembrou que só pode movimentar o saldo do fundo de garantia nas hipóteses previstas em lei ou em situações realmente graves e urgentes.

Após se aposentar por tempo de contribuição em fevereiro de 2012, a servidora começou em um novo emprego em março do mesmo ano. Então, ajuizou ação contra a Caixa Econômica Federal pedindo a liberação do saldo depositado pelo novo empregador na conta do FGTS. Alegou que ser aposentada lhe dava direito ao saque: “que a liberação dos valores evidencia o cumprimento de princípios constitucionais, fazendo referência à dignidade humana.”

Só que não levou também no recurso feito ao tribunal.

- A condição de aposentada da requerente não é suficiente para permitir o levantamento dos valores depositados, que se referem a vínculo empregatício que surgiu após a aposentadoria. – afirmou o relator, desembargador Cândido Leal Junior.

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

E também curta a página Giane Guerra, no Facebook.

 

 

Agenda Econômica 15.05

15 de maio de 2017 0

Banco Central divulga o Índice de Atividade Econômica. O IBC-Br é considerado uma prévia do PIB.

Braskem divulga resultados não revisados pelos auditores do primeiro trimestre de 2017. As informações serão apresentadas pelo presidente da Braskem, Fernando Musa, em teleconferência.

Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado debate, em Brasília, a situação dos polos navais no Brasil. Especialmente, o do Rio Grande do Sul.

Diretora-executiva de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza, Patricia Pugas palestra no Zoom – Na Era do Engajamento, da CDL Porto Alegre. O evento será em oito de junho, no Teatro CIEE. Incrições no site: www.cdlpoa.com.br/zoomdovarejo/ingressos.

Tabela do Imposto de Renda desatualizada é tema de debate do SESCON-RS.

Dia das Mães: Lojistas gaúchos projetam aumento nas vendas pela primeira vez desde 2013

13 de maio de 2017 0
Foto: Pixabay.

Foto: Pixabay.

A expectativa sobre o movimento no comércio para o Dia das Mães se tornou otimista em 2017. De acordo com a Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo, os lojistas projetam um crescimento nas vendas entre 6% e 8%. É a primeira vez que essa projeção é positiva desde 2013.

De acordo com o presidente da entidade, Vilson Noer, alguns fatores contribuem para isso: inflação mais baixa, juros menores e até mesmo a liberação dos recursos de contas inativas do FGTS. Nesta sexta-feira, os valores foram liberados para trabalhadores que nasceram em junho, julho e agosto. Além disso, a Caixa já pagou (até o dia 3 de maio) mais de R$ 16,6 bilhões para aqueles nascidos entre janeiro e maio.

A entidade percebeu, também, um aumento no valor que os consumidores estão dispostos a gastar.

O maior movimento, segundo os lojistas, deve ser registrado na última hora. A previsão é que 40% dos consumidores comprem o presente de Dia das Mães neste sábado (13/05).

O Dia das Mães é a segunda maior data de compras para o varejo. Perde apenas para o Natal.

RGE Sul demite mais de 100 trabalhadores no RS

12 de maio de 2017 2

A RGE Sul está dispensando funcionários nesta sexta-feira em várias cidades do Rio Grande do Sul. Somente para o Sindicato dos Eletricitários, a empresa informou que serão 115 dispensas de trabalhadores da categoria.

Segundo a presidente interina do Senergisul, Ana Maria Spadari, o argumento foi reestruturação da empresa. A RGE Sul é a antiga da AES Sul, que teve o nome alterado quando a empresa foi comprada em 2016 pela CPFL Energia, que também é dona da RGE.

- Nós vamos pedir a suspensão das demissões na Justiça. É demissão em massa e isso exige negociação prévia com o sindicato dos trabalhadores, o que não ocorreu. – afirma Ana Maria.

Pelas homologações que a presidente já analisou, são principalmente trabalhadores jovens.

- A maioria tem até 30 anos, pelo que já observamos.

Conforme o site da empresa, a RGE Sul atende 1,3 milhão de clientes no Rio Grande do Sul.

Posicionamento enviado pela empresa a partir do nosso contato:

“O Grupo CPFL esclarece que desde do mês de novembro de 2016 um plano de transição tem sido implementado, com foco no respeito às pessoas, no aproveitamento dos profissionais e no compartilhamento das melhores práticas.
A empresa adotou algumas alternativas para evitar um número maior de desligamentos como congelamento das novas contratações e o máximo de aproveitamento dos cargos em todas as áreas da empresa, desde então, não tem medido esforços para mitigar ao máximo os impactos dessas ações nos colaboradores.
No entanto, em processos de aquisição e fusão é natural que haja potencial de sinergia entre áreas. No dia de hoje, foram desligados aproximadamente 100 colaboradores dos mais de 2.400 que compõem o quadro da RGE Sul.
Agradecemos aos colaboradores pelas contribuições, comprometimento e empenho dedicados à RGE Sul ao longo de suas trajetórias profissionais na companhia.”

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

E também curta a página Giane Guerra, no Facebook.

 

 

 

Celulose Riograndense corta produção em Guaíba

12 de maio de 2017 0
Foto: Daniel Andriotti/CMPC / Divulgação.

Foto: Daniel Andriotti/CMPC / Divulgação.

 

A fábrica de Celulose Riograndense está reduzindo produção em Guaíba. Procurada, ainda não passou detalhes do corte, como extensão e motivos. Uma reunião será realizada no início da tarde na empresa, que é da chilena CMPC.

Em fevereiro,  um forte barulho na fábrica assustou moradores de Guaíba. Foi provocado por um procedimento feito após uma mangueira de uma das caldeiras furar. Foi feita uma parada emergencial, informou a Celulose Riograndense na época.

Pesquisa do IBGE divulgada nesta semana apontou queda na produção industrial do setor no Rio Grande do Sul. Segundo o levantamento, a fabricação de celulose e papel caiu 25,2% em março na comparação com o mesmo período do ano passado. Foi a principal pressão negativa sobre o desempenho total da indústria gaúcha. A pressão veio do corte na produção de celulose (pastas químicas de madeira), segundo o IBGE. O resultado chegou a pressionar o resultado do primeiro trimestre inteiro da indústria gaúcha.

Em dezembro, o presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes, disse que a empresa atingiria capacidade plena de produção em 2017: Celulose Riograndense atinge produção plena na fábrica de Guaíba. É 1,8 milhão de toneladas. A fábrica foi ampliada com um investimento de US$ 2,5 bilhões, considerado o maior investimento privado já feito no Rio Grande do Sul.

* Post sendo atualizado. Acompanhe.

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

E também curta a página Giane Guerra, no Facebook.

 

4all - Empresa de tecnologia abre quase 40 vagas de emprego em Porto Alegre

12 de maio de 2017 1

 

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

 

Empresa de tecnologia criada no ano passado em Porto Alegre, a 4all está abrindo mais 37 vagas de emprego. Entram no plano de expansão da empresa, que atualmente tem pouco mais de 160 funcionários.

As vagas são para trabalhar na sede, que fica no bairro Bela Vista, em Porto Alegre. São para a área de desenvolvimento:

Analista de UX – User Experience
Analista de Testes automatizados
PO – Product Owner
Desenvolvedor de Software IA / Chat Bot
Desenvolvedor Mobile – IOS e Android
Desenvolvedor JavaScript/React
Desenvolvedor Back-End NodeJS
Desenvolvedor Back-End Java EE
Desenvolvedor Full-stack
Estágio Desenvolvedor Back-end Node.JS
Tester

- Precisamos de pessoas empreendedoras para seguirmos criando um dos maiores cases digitais de nosso país. – diz o CEO da 4all, José Renato Hopf.

O currículo deve ser enviado para: querofazerparte@4all.com.

Recentemente, a 4all anunciou parceria com o Tecnopuc, na PUCRS. Deverá ter um espaço físico no parque tecnológico, inclusive.

Além destas vagas de desenvolvedores, a 4all segue em busca de profissionais da área que chama “de negócios”. São pessoas com mais experiência, perfil sênior e conhecimento de gestão. Funções: head de CRM/Mktg Digital, head de Mktplace, head de Produtos, especialista (Product Owner) em carteira digital, especialista (PO) em mktg esportivo (futebol) e marketing (Face/Google Ads).

===

Leia também:

Tecnopuc terá operação da empresa de tecnologia 4all

4all – Empresa de tecnologia está com mais 60 vagas abertas em Porto Alegre

Novo aplicativo do Grêmio paga contas, dá desconto e reverte receita para o clube

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

E também curta a página Giane Guerra, no Facebook.

Mais um: Novo recall de molho de tomate da Heinz

12 de maio de 2017 0

Está no Diário Oficial nova proibição de distribuição e venda de lote de molho de tomate da Heinz. É uma publicação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Conforme o texto, responde a um comunicado de recolhimento voluntário encaminhado pela própria empresa Heinz Brasil. O produto não estaria de acordo com normas sanitárias. Cita resolução de 2014 do Ministério da Saúde que trata de “matérias estranhas macroscópicas e microscópicas em alimentos e bebidas, seus limites de tolerância e dá outras providências.”

Lote que teve a venda proibida: lote L25 20:54 M3-1 do produto MOLHO DE TOMATE COM PEDAÇOS TRADICIONAL, marca HEINZ

Veja trecho do Diário Oficial:

“considerando o comunicado de RECOLHIMENTO VOLUNTÁRIO
encaminhado pela empresa Heinz Brasil S/A, em decorrência
da identificação de não conformidade com a Resolução-RDC nº 14,
de 28 de março de 2014, resolve:
Art. 1º Proibir a distribuição e comercialização, em todo o
território nacional, do lote L25 20:54 M3-1 do produto MOLHO DE
TOMATE COM PEDAÇOS TRADICIONAL, marca HEINZ, fabricado
por Heinz Brasil S/A, CNPJ: 50.955.707/0004-72, situada à
Rodovia GO 080, Km 26, Nerópolis/GO, CEP 75460-000.”

molho

 

 

Estamos tentando contato com a empresa para mais detalhes.
===

Entenda:

Há limites para materiais estranhos em alguns alimentos. Vão de pelos a insetos inteiros. Acima dessa tolerância que a Anvisa considera prejudicial à saúde.

O limite foi estabelecido por legislação de 2014. Os fragmentos não podem ser vistos a olho nu. Até então, não eram tolerados pela Anvisa.

Na época da norma que implementou os limites, a Anvisa alegou que era inviável muitas vezes eliminar todos os fragmentos. Exemplos de produtos que permitem, até um limite, a presença de “matérias estranhas”:

Molhos, purês e extratos de tomate: um fragmento de pelo para cada 100 gramas

Geleias de frutas: 25 fragmentos de insetos para cada 100 gramas

Café torrado e moído: 60 fragmentos de insetos para cada 25 gramas

Chá de camomila: cinco insetos inteiros mortos para cada 25 gramas

Canela em pó: um fragmento de pelo de roedor para cada 50 gramas

Chocolate e achocolatados: um fragmento de pelo de roedor para cada 100 gramas

Orégano: 20 fragmentos em 10 gramas

No caso de insetos, não vale moscas, baratas ou formigas, por exemplo. Anvisa considera que estes trazem riscos à saúde.

A norma completa está neste link: RDC 14/2014

===

Leia mais:

Proibida venda de mais um lote de extrato de tomate com pelo de roedor acima do limite

Proibida venda de lotes de cinco marcas de molho e extrato de tomate com pelo de roedor acima do limite

Proibido lote de extrato de tomate Heinz com pelo de roedor

Proibida venda de lote de geleia produzida no Rio Grande do Sul com larva, fungo e pelo de roedor

Como lavar tomates e fazer extrato de tomate em casa

===

Siga @GianeGuerra no Twitter.

E também curta a página Giane Guerra, no Facebook.