Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O dia em que o "pássaro Galvão" foi salvo pelo mundo por meio do Twitter

11 de junho de 2010 6

*Atualizado às 0h05 de 12/06/10

Uma das maiores piadas internas difundidas no Twitter dos últimos tempos. Com o início da Copa do Mundo nesta sexta-feira, 11 de junho, hashtags como FIFA World Cup e Nelson Mandela estão entre as mais tuitadas. Mas os brasileiros iniciaram uma brincadeira que lhes está rendendo o topo da lista dos Trending Topics. Desde a manhã de hoje, quando Galvão Bueno, narrador da TV Globo, participava da transmissão ao vivo da partida entre África do Sul e México, a frase “CALA BOCA GALVAO” vem sendo repetida em inúmeras mensagens no microblog. São mais de 100 novos tweets por minuto, e tudo indica que o fenômeno vai se repetir durante muitos dias até o fim da Copa do Mundo, em 11 de julho.

CALA BOCA GALVAO nos trending topics do Twitter

A “campanha”, que começou como uma crítica ao narrador, conta com dois perfis: @calaboocagalvao, criado nessa madrugada, já possui quase 900 seguidores (no horário da atualização, sete horas depois do post inicial, esse número já chega a 3 mil), e @shutupgalvao, inaugurado há pouco mais de cinco horas e que soma pouco mais de 50 até o momento. Mas uma brincadeira à parte fez com que estrangeiros também embarcassem na piada. Os brasileiros estão replicando mensagens que fazem pessoas de outros países acreditarem que Galvão é uma ave em extinção, e que “Cala boca” significa “salvar”. Até Lady Gaga e Beyoncé entraram na confusão:

GALVAO is a very rare bird in Brazil. CALA BOCA means SAVE, the brazilians are very sad because lots of GALVAOS die everyday. (GALVAO é uma ave muito rara no Brasil. CALA BOCA significa SALVAR. Os brasileiros estão muito tristes porque muitos GALVAOS morrem todos os dias.)

Each tweet with ”CALA BOCA GALVAO” generates a donation of U$0.10 cents to the Galvao Bird’s Foundation. Let’s preserve our biodiversity! (Cada tweet com “CALA BOCA GALVAO” gera uma doação de US$ 0,10 para a Fundação Pássaro Galvão. Vamos preservar nossa biodiversidade!)

Lady Gaga lança novo clipe CALA BOCA GALVAO, novo hit da copa!

Lady Gaga & Beyonce launches new clip CALA BOCA GALVAO to save the birds from the Amazon, now is the new hit of the crown! (Lady Gaga e Beyoncé lançam novo clipe CALA BOCA GALVAO para salvar as aves da Amazônia. Agora é o novo hit da copa – tradução livre.)

Campanha que visa a preservar o pássaro Galvao já possui banner e é sucesso na rede

A mobilização já se espalha por outras mídias sociais, com vídeo no YouTube, comunidade no Orkut, blogbanner da “Cala a Boca Galvão Foundation” e da “Galvao Bird’s Foundation” (acima) – que obviamente não existem. Alguns apostam até que a manifestação é a maior do país desde as Diretas Já! Contudo, o TwitPic já tirou do ar imagens que haviam sido postadas pelos usuários em referência à “campanha”.

A brincadeira já foi desvendada por alguns, mas ainda deixa muitos ressabiados. Veja:

Now its real confusing, some says CALA BOCA GALVAO means shut up galvao, some says save a bird, some says a song by lady gaga (Agora está realmente confudo. Alguns dizem que CALA BOCA GALVAO significa “cala a boca Galvão”, outros dizem que é para salvar um pássaro, outros dizem que é uma música da Lady Gaga.)

CALA BOCA GALVAO? Is this the new Gaga song? (Isso é a nova música da Gaga?)

CALA BOCA GALVAO save the bird! (Salvem o pássaro!)

Pessoas de outros países também se identificam com a “campanha”:

El TT “CALA BOCA GALVAO” es a brasil como “CALA BOCA SOLABARRIETA” sería a Chile (O Trending Topic “CALA BOCA GALVAO” é para o Brasil como “CALA BOCA SOLABARRIETA” seria para o Chile.)

*Fernando Solabarrieta é jornalista, apresentador e participa de transmissões esportivas da Televisón Nacional de Chile.

E aí… será que o Cala Boca Galvão vai ter alguma consequência no mundo real? Há quem aposte na entrada da tag para o Guiness Book – o livro dos recordes. Há quem espere que o narrador realmente se cale e se aposente. Mas pode ser que a piada fique apenas na memória e na história das mídias sociais. É esperar pra ver…

Bookmark and Share

Comentários (6)

  • Ian diz: 11 de junho de 2010

    Bem bolado, bem bolado!

  • World Wide News Flash diz: 11 de junho de 2010

    Admirável Mundo Virtual » Arquivo » O dia em que o ?pássaro Galvão ……

    I found your entry interesting do I’ve added a Trackback to it on my weblog :)…

  • Cesar diz: 14 de junho de 2010

    Isso vai virar lenda…..Daqui a 20 vamos nos lembrar disso com saudades.

  • Vinicius diz: 15 de junho de 2010

    Bem bolado, O Galvão Bueno deve tá se mordendo, Cala a boca Galvão…

  • Admirável Mundo Virtual » Arquivo » Internautas combinam flash mob de “Cala Boca Galvão” diz: 16 de junho de 2010

    [...] Admirável Mundo Virtual Admirável Mundo Virtual trata de comunidades virtuais e seus reflexos no “mundo real”. Matérias, artigos, notícias, achados e informações em geral sobre as relações entre o digital e o mundo físico. « O dia em que o “pássaro Galvão” foi salvo pelo mundo por meio do Twitter [...]

  • Admirável Mundo Virtual » Arquivo » Flash mob de “Cala Boca Galvão” não mobiliza, Tadeu Schmidt vira novo alvo e Rede Globo fica sob ameaça de boicote diz: 23 de junho de 2010

    [...] movimento “Cala Boca Galvão”, brincadeira que virou sucesso na internet e ganhou as páginas da imprensa internacional, não [...]

Envie seu Comentário