Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Outono é tempo de aquecer o corpo

16 de maio de 2012 0

Com a ajuda dos óleos essenciais, a aromaterapeuta Sâmia Maluf dá dicas para se cuidar sem sair de casa

A chegada do outono traz luminosidade especial para os dias, mas também os primeiros ventos frios. Com isso, é necessário tirar casacos e cobertores do armário bem como caprichar nos cuidados com a pele – a fim de deixá-la livre do ressecamento.

A aromaterapeuta e aromatóloga Sâmia Maluf – idealizadora da grife By Samia Aromaterapia – compartilha receitas simples e eficientes, com o uso de óleos essenciais, para aquecer o corpo e tratar a pele. “Óleos essenciais são retirados de plantas, flores, caules e raízes e trazem todos os benefícios terapêuticos, antes disponíveis apenas na natureza, concentrados em apenas uma gota”.

Na Aromaterapia as micromoléculas voláteis dos óleos essenciais, quando aplicadas sobre a pele, são absorvidas pela epiderme e passam para as próximas camadas através da corrente sanguínea. Mas a aromaterapeuta lembra que é fundamental que os óleos sejam diluídos em substâncias chamadas carreadores – responsáveis por levar as propriedades terapêuticas pelo organismo – antes de serem aplicados sob a pele. “Os principais carreadores são os óleos vegetais puros, que são ácidos graxos essenciais. Além de permitir que os óleos essenciais sejam mais bem absorvidos pela pele, eles também desempenham uma importante função de nutrição e hidratação”, esclarece.

A primeira receita de Sâmia é um escalda-pés para aquecer o corpo.

Em dois litros de água quente (em temperatura confortável para os pés), coloque 25 gotas de óleos essenciais, sendo:
15 gotas de Óleo Essencial de Gengibre By Samia Aromaterapia
05 gotas de Óleo Essencial de Pimenta Negra By Samia Aromaterapia
05 gotas de Óleo Essencial de Tangerina By Samia Aromaterapia

Deixe seus pés por 15 minutos. Retire e faça uma boa massagem com o Óleo de Massagem da Linha Natural Healing Muscle. Use uma colher de chá e massageie bem. Coloque uma meia de lã.

O Muscle foiinspirado nos óleos vegetais que os índios da Amazônia usavam para combater inflamações, dores e curar cortes. Combina óleos vegetaispuros de Copaíba, Andiroba e Gérmen de Trigo, além de óleos essenciaisde Noz-Moscada, Cipreste, Eucalipto-Glóbulos, Pimenta-Negra, Tomilho, Alecrim, Gengibre e Hortelã-Pimenta. “É o melhor complemento para tratamentos de inflamações musculares, distensões e hematomas, inclusive em atletas. É indicado também em fibromialgia, LER, Dort, artrite, artrose e atrofias leves. Potente anti-inflamatório, ativa a circulação, a vascularização e a cicatrização, podendo ser usado também no pós-cirúrgico de varizes e estética, com a vantagem de não causar efeitos colaterais. Seu aroma lembra floresta e madeira, e pode ser aplicado em massagens no banho ou pós-banho, seguido de aquecimento corporal, principalmente em idosos e nos casos de dores crônicas”, recomenda Sâmia.

Outra receita importante para tratar a pele do corpo é a Esfoliação corporal para eliminar toxinas. É importante para promover a renovação celular antes de receber a hidratação.A esfoliação desintoxica e melhora o humor, energizando o organismo.

Ingredientes:
3 colheres de sopa de sal
4 colheres de sopa de óleo vegetal de girassol
10 gotas de Óleos Essenciais By Samia Aromaterapia (a escolher).

Misture os ingredientes e passe sobre a pele, sempre em movimentos circulares e no sentido do coração, dos pés para a virilha; das mãos para as axilas. No abdômen, faça movimentos circulares sentido horário, terminando na virilha; ao redor dos seios, massageie de forma bem leve. Não se esqueça dos cotovelos, mãos, braços, pés e calcanhares. É interessante fazer essa esfoliação antes do banho.

Escolha o óleo essencial mais adequado para fazer a esfoliação:

Grapefruit: drena o fígado e os rins, tem ação desintoxicante e auxilia na regulação de peso corporal (obesidade)

Erva Doce: é diurético, regulador da menstruação e auxilia na regulação do intestino. Atua em edemas e obesidade.

Laranja: os bioflavonóides da casca reforçam os vasos capilares. Já a vitamina C tem ação tonificante geral; é tranquilizante e desintoxicante. Reequilibra o sistema simpático e é um regulador cardíaco, atuando sobre palpitações; hidrata as células e aumenta a circulação.

Alecrim: atua nas contraturas musculares; tem efeito descongestionante de vasos e capilares. É diurético, diminui edemas e reduz a celulite.

Tomilho: estimulante do sistema simpático é um poderoso antinfeccioso, com efeito tônico, energizante, vasodilatador e diurético.

Junípero: reduz a retenção de fluídos; é excelente diurético, aumenta a circulação e desintoxica rins e fígado.

Para a Hidratação corporal, Sâmia indica uma máscara:

Ingredientes:
- 6 colheres de sopa de Argila Rain Forest By Samia Aromaterapia
- 1 litro de infusão de água com pétalas de rosas (ferva a água, desligue o fogo e coloque pétalas de rosas. Abafe por cinco minutos.)
- 3 gotas de Óleo Essencial de Gerânio By Samia Aromaterapia
- 3 gotas de Óleo Essencial de Sálvia Esclaréia By Samia Aromaterapia

Cubra o corpo todo com este preparado e retire após 30 minutos com uma chuveirada ou com toalhas úmidas.

Envie seu Comentário