Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de abril 2013

A beleza das joias da catarinense Fabi Jorge

30 de abril de 2013 0

As joias da designer Fabi Jorge, gaúcha radicada em Santa Catarina, casada com um joinvilense, realizam um passeio pelo século 20, indo e vindo no tempo, buscando inspiração na história e oferecendo formas de cada década, marcadas pelas suas transformações. As joias são atemporais e cada época é representada por uma peça, desde a Belle Époque, passando pelos anos loucos até os anos 1970.
Fabi Jorge é formada em administração de empresas, design de moda e design de joias. Fez vários cursos fora e dentro do Brasil em moda e ourivesaria.

Joinvilenses na Casa Cor

29 de abril de 2013 0

PARCERIA


Dois universos complementares se uniram para desenvolver uma intervenção artística para a Casa Cor Santa Catarina: a arquitetura e o design de moda. A convite do arquiteto Tufi Mousse, a designer Bruna Starling está desenvolvendo três quadros “irmãos” para serem apresentados no espaço gourmet criado e executado pelo arquiteto, que buscou valorizar parceiros da própria cidade. Utilizando os conceitos e materiais já presentes desde suas primeiras coleções de bolsas e acessórios, os quadros ficarão expostos no evento, que acontece de 18 de maio a 30 de junho, em Florianópolis, e serão colocados à venda após o evento. O projeto prevê ainda outros itens de decoração, como almofadas e pufes.

Karina e o Grupo Revelação no Big Bowlling

26 de abril de 2013 0

Depois do showzão de Karina e Dudu Nobre na Moom, amanhã, dia 27, a morena sobe ao palco do Big Bowlling, às 23 horas, agora com o Grupo Revelação. Enquanto Karina vem com o seu “Você Merece Samba”, Xande Pilares e banda apresentam o show do novo disco “360º ao Vivo”. Os dois já estiveram juntos neste ano na última temporada dela, no Rio Scenarium, na Lapa, no Rio de Janeiro. E no domingo, dia 28, ainda tem Karina na cidade, e com uma inovação e tanto: ela faz participação no Projeto Pode Aplaudir – a Música é para Você, no Shopping Mueller, às 18 horas, onde canta com uma orquestra de 35 músicos e 80 vozes no coral.

Reconhecimento internacional

24 de abril de 2013 0

A mais recente obra estrangeira publicada sobre a ação dos parasitas no mundo – o livro “Parasites: Ecology, Diseases and Management” – foi organizado pelo pesquisador e professor da Univille Gilmar Erzinger. Doutor em tecnologia bioquímico-farmacêutica pela USP, tornou-se reconhecido na área em que estuda pela comunidade científica internacional ao lançar três artigos internacionais em 2010. O livro de 292 páginas tem artigos de 31 pesquisadores nas áreas de biomedicina, farmácia, saúde e meio ambiente, entre eles dois outros professores da Univille: Ozair Souza, doutor em biotecnologia, do departamento de engenharia química e do mestrado em engenharia de processos, e Marco Fabio Mastroeni, doutor em saúde pública, do departamento de ciências biológicas e do mestrado em saúde e meio ambiente.

Aniversário do Joinville Garten Shopping

18 de abril de 2013 1

Os três anos do Joinville Garten Shopping começam a ser comemorados neste mês. No dia 24, o espaço será palco do lançamento do livro “Pequeno Segredo”, de Heloísa Schurmann. A autora participará de um bate-papo e sessão de autógrafos em frente à loja Beagle.

O shopping também comemora a nova idade com a abertura de lojas. Neste mês, os amantes de quadrinhos e cinema ganharam mais um espaço para cultuar as artes. A loja Xeescre’ver reúne peças para colecionadores, como miniaturas de veículos e action figure. A loja conta ainda com uma estátua do personagem Thor em tamanho real, uma das cinco produzidas no mundo.

DVD do projeto Encontros Musicais

17 de abril de 2013 0

Está à venda o DVD “Encontros Musicais em Joinville”, resultado do projeto do violonista Marcus Llerena que ocorreu no Teatro Juarez Machado em novembro de 2011, com apoio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).

Foram cinco concertos de música erudita em homenagem ao compositor Arthur Verocai (foto), que, inclusive, disponibilizou ao evento duas peças inéditas, “Imigrantes” e “Altiplano”.

As cinco horas de espetáculos foram editadas para o DVD em pelo menos 1 hora e meia. Ao todo, 27 obras são executadas no vídeo. Além da participação do proponente Llerena e do homenageado Verocai, também fazem parte do projeto Rosenete Eberhardt, Flávio Augusto Oliveira, Andréa Enest Dias, Orquestra 6/8 Violões e Quarteto Catarina, responsáveis por encontros inusitados, porém possíveis, dentro da formação erudita.

O DVD pode ser comprado na loja Discolândia, que fica na rua 15 de Novembro, a R$ 30, ou diretamente com Llerena, pelo (47) 8472-2344.

Seleções para o 31º Festival de Dança já começaram

16 de abril de 2013 0

Os jurados do Festival de Dança de Joinville receberam nesta segunda-feira os vídeos dos trabalhos inscritos para a 31ª edição. Os avaliadores têm até o dia 22 de abril para entregar o resultado da primeira etapa seletiva ao instituto. A segunda seleção de coreografias ocorre de 2 a 6 de maio, em Joinville. A seletiva presencial, especial para os grupos joinvilenses, está marcada para este período, no dia 5 de maio.

O evento ainda tem vagas para alguns cursos de aprimoramento, como composições coreográficas, balé intermediário e dança contemporânea intermediário. As inscrições são feitas pelo www.festivaldedanca.com.br. A edição deste ano do festival ocorre de 17 a 27 de julho. Informações pelo (47) 3423-1010.

Inscrições para o Prêmio Manchester de Propaganda

15 de abril de 2013 0

As boas ideias de publicidade e propaganda do Norte do Estado terão chance de reconhecimento com o 2º Prêmio Manchester Catarinense de Propaganda. A iniciativa vai avaliar a criatividade, originalidade, pertinência e execução de peças (mídia impressa, TV, rádio, outdoor, internet…). Os melhores trabalhos serão revelados no dia 30, no V12 Lounge de Eventos, em Joinville.

As agências da região filiadas ao Conselho Executivo de Normas Padrão (CENP), ou em processo de filiação, podem se inscrever por meio do www.manchestercatarinense.com.br. As inscrições deverão ser feitas até o meio-dia de sexta-feira. O regulamento também está disponível no site. O prêmio é realizado pelo Núcleo de Agências de Propaganda e Marketing da ACIJ, com promoção do Grupo RBS.

Inauguração da sede do Instituto Cultural Ademar Cesar

12 de abril de 2013 0

O Instituto Cultural Ademar Cesar finalmente conquistou uma sede própria. Com a arrecadação de eventos beneficentes e ajuda de associados, o projeto realizado há quatro anos pelo artista Ademar Cesar passa a funcionar na rua Benjamin Constant, 3.870, bairro Costa e Silva, em uma casa.

A inauguração será neste sábado, das 14 às 18 horas, com bazar, exposições de arte e apresentações. É a oportunidade para quem deseja conhecer o trabalho que oferece aulas de arte e dança para pessoas com deficiência física e mental, além de cursos de música e computação para crianças de escolas públicas. Atualmente, o espaço atende 50 pessoas.

É muito fácil colaborar com o instituto. Para se tornar associado, a taxa mensal tem o valor mínimo de R$ 15. O contato pode ser feito pelo (47) 9958-4675, com a coordenadora Jane dos Santos.

Programação para o Dia Internacional da Dança

11 de abril de 2013 1

As programações especiais do Dia Internacional da Dança (29 de abril) já começaram a circular por Joinville e região. A Associação dos Grupos de Dança de Joinville – Anacã reservou o Teatro Juarez Machado para lembrar a data. A comemoração será antecipada para o dia 27 com um espetáculo protagonizado por companhias joinvilenses.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil também abre as portas para o tradicional “bailarinos por um dia”. As inscrições para quem deseja conhecer a instituição e participar das atividades gratuitas devem ser feitas pelo (47) 3422-4070, ramal 235. As vagas são limitadas.

Em Jaraguá do Sul, o Movimento Dança Jaraguá está prevendo uma programação especial de apresentações de balé clássico livre e de repertório, dança urbana infantil e juvenil, acrobacia de solo, dança contemporânea, dança de salão e participação de B-Boys. Tudo isso ocorrerá gratuitamente no Centro Cultural da Scar e no Centro de Atividades do Sesc.

Os planos de Germano Pereira para Joinville

10 de abril de 2013 1


O ator global Germano Pereira teve dias produtivos na última visita a Joinville. Cheio de ideias para incluir definitivamente a cidade natal no circuito cultural do País, ele se reuniu com o vice-prefeito e presidente da Fundação Cultural, Rodrigo Coelho, visitou lugares como a Cidadela Cultural Antarctica e Sociedade Harmonia-Lyra, além da Feira do Livro, no Centreventos Cau Hansen.

Tudo isso porque o artista quer realizar por aqui um festival de cinema aos moldes do que ocorre em Taubaté, em São Paulo. “Joinville tem potencial industrial e pode fomentar um evento como este”, justifica. O projeto será inscrito no Simdec ainda neste ano.

O joinvilense embarca nesta quarta-feira para gravar o “Encontro com Fátima Bernardes” dedicado ao maestro André Rieu. Ele adiantou para a coluna que falará sobre Joinville. “É um retorno que quero dar a minha cidade. Divulgar as grandes iniciativas que existem por aqui, como a Escola do Bolshoi”, afirma o ator, que deve voltar a Joinville daqui a duas semanas para dar continuidade aos contatos.

Germano acabou de sair de cartaz com o filme “Colegas” e já se prepara para gravar “Diminuta”, longa que será rodado na Itália nos meses de setembro e outubro. Ele também espera lançar em breve o romance “Príncipe da Noite – Sete Mulheres e Meia”, seu quarto livro.

Dudu Nobre e Karina Samba em Joinville

09 de abril de 2013 0

A Moom Art n’ Music recebe Dudu Nobre e Karina Samba no dia 20. O encontro que já se repetiu no Rio de Janeiro promete não deixar ninguém parado. A cantora radicada em Santa Catarina já deu um gostinho de como está a atual fase de sua carreira em março. Ela lançou o CD “Você Merece Samba” no aniversário de Joinville. Dudu também vem com trabalho novo, o “O Samba Aqui Já Esquentou”.

Para se antecipar e garantir os ingressos, que saem por R$ 35 (feminino) e R$ 50 (masculino), procure os restaurantes Zum Schlauch e Mango e as Lojas Center Som (Loja Americanas) e Magazine Victhoria (rua do Príncipe e Dr. João Colin). Mais informações pelo (47) 8837-7943.

Espetáculo "Sonhos" no Teatro Juarez Machado

08 de abril de 2013 0

Uma grande noite de balé está prevista para 14 de maio, no Teatro Juarez Machado. O espetáculo “Sonhos” trará integrantes do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, além da participação do premiado pianista Guilherme Tomaselli. A coreografia, recém estreada no Rio de Janeiro, é assinada por Renê Salazar e Priscila Mota, conhecida pela atuação junto à comissão de frente da Escola de Samba Unidos da Tijuca.

A iniciativa é do diretor artístico Darling Quadros, com apoio do mecenato do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura 2012. O mesmo projeto, intitulado Aplausos, já trouxe para Joinville, em 2011, apresentações diurnas de trechos de balé clássico e dança contemporânea e uma noite de gala no Harmonia-Lyra com a presença de integrantes da Cia. Brasileira de Ballet e do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Na foto, Marcia Jaqueline e Renê Salazar

Chef de Joinville do Gastronomix, em Curitiba

05 de abril de 2013 0


A 5ª edição do Gastronomix, festival de gastronomia de Curitiba, terá a presença de um chef de Joinville. Fábio Mattos (foto), do restaurante Poco Tapas, é o único catarinense da lista de profissionais convidados, que conta com os nomes internacionais Hajime Kasuga e Erick Jacquin.

Na aula show, Fábio vai ensinar aos participantes o segredo da pipoca Bafo do Dragão, famosa sobremesa do restaurante joinvilense, e do pudim Jack Daniels.

O evento é neste sábado e domingo, das 11 às 16 horas, no Museu Oscar Niemeyer (MON). A entrada custa R$ 10, sendo que R$ 1 de cada ingresso será doado à Santa Casa de Misericórdia, na capital paranaense. Os participantes também podem degustar as receitas preparadas. Cada prato sai por R$ 10.

Bolshoi no Encontro com Fátima Bernardes

04 de abril de 2013 0


Os bailarinos Diego Cunha e Karine de Matos, da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, estiveram ao vivo nesta quinta-feira no programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo. Eles contaram um pouco sobre a trajetória na instituição e dançaram. Os dois integram a Cia Jovem do Bolshoi, companhia profissionalizante da escola sediada em Joinville.