
Tive a oportunidade de conhecer Ricardo Lemos, médico, professor, sommelier, chef de cozinha, apaixonado por vinhos, especialmente o do Porto. Ele tem 42 anos e nasceu em Jundiaí-SP e mora em Joinville desde 1972. Gosta muito do que faz.
_ A cirurgia é um momento único na medicina, onde o estresse e a ansiedade correm ao lado do conhecimento da técnica e da vontade de se ter sucesso na cura do paciente. Não dá para errar, e isto é simplesmente apaixonante _ comenta Ricardo.
Conquistas
_ A minha primeira e maior conquista foi e sempre será poder estar ao lado da minha família, que sempre me apoia, me dá suporte em tudo o que preciso e que divide comigo todos os momentos de curtição e chatices. Em seguida, o respeito dos colegas de trabalho e dos pacientes pela minha profissão. Considero também uma conquista, o fato de, recentemente, ter sido aceito e ter recebido o título de Cavaleiro Confrade Honorável da Confraria do Vinho do Porto, em Portugal. Poder desfrutar a vida fazendo as coisas que me dão prazer, ao meu ver, é uma grande conquista.
Qualidades e defeitos
_ Acho que qualidades e defeitos se confundem, depende do momento e do ponto de vista de quem analisa. Sou muito persistente, luto e batalho até conseguir o que quero. Sou perfeccionista e extremamente imediatista. Isto tudo pode ser bom, mas também pode ser um fardo muito pesado.
Filosofia de vida
_ A vida é muito curta, realmente não sabemos o dia de amanhã, portanto, aproveite o máximo que você pode, mas com muita responsabilidade. Minha profissão me ensinou isto.
Não vivo sem
Minha bateria _ ensaiar com a minha banda e descarregar as energias. Excelente mecanismo antiestresse.
Livros de vinhos e minha coleção de garrafas de vinhos antigas _ bebo, leio e coleciono.
Meus DVDS de rock and roll.
Shows de rock _ tenho os ingressos.
Desejo
_ Ver meus filhos sempre bem, tendo sucesso em suas escolhas de vida, e, aí sim, vou estar tranquilo e, quem sabe, ter uma quinta (vinícola) no douro (Portugal) e produzir o meu vinho do porto.
Viagens
Portugal (de Porto a Lisboa, apreciando a hospitalidade portuguesa, além da maravilhosa culinária e vinhos). Espanha (Barcelona _ cidade para morar para o resto da vida; setembro, praia; e novembro, neve, espetacular. Madri, um agito total). França (Bordeaux e Borgonha, muita história, castelos e muitos vinhos). Paris, Veneza e Roma (lua de mel dos sonhos). EUA (San Francisco maravilhosa, Napa Valley com passeio de balão sobre os vinhedos; Chicago, hospitaleira e com muita diversão. Nova Orleans, o paraíso da música. Nova York, a capital do mundo). Mendoza, Santiago do Chile e Montevidéu (muitos vinhos e boa carne).
Livro de cabeceira
_ Acabei de ler Inferno, de Dan Brown e estou lendo Nothing to Lose _ A Formação do Kiss (1972 a 1975) de Ken Sharp _ biografia da Banda Kiss.
Receita de bem-estar
_ Durma mais, coma melhor, namore muito, viva mais com a sua família e beba uma tacinha de vinho por dia.
Pensamento
_ Tinha um professor de cirurgia que sempre dizia isto: “Quem quer, faz; quem não quer, dá desculpas”. Acho que é uma variação de uma frase do jornalista Caio Fernando Abreu.