Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de dezembro 2016

Chef Jr Durski compartilha sua receita especial de infância

21 de dezembro de 2016 0
Chef Jr Durski. Foto de Gerson Lima 025

Gerson Lima, divulgação

Prato típico polonês, Pierogi é a dica para diversificar e enriquecer os cardápios das ceias de final de ano
Pierogi_niloBiazetto (1)

Nilo Biazetto, divulgação

O Natal é uma data repleta de memórias. Seja pelo som das músicas próprias da época, pelo toque dos abraços e beijos trocados na confraternização, pelo aroma vindo da cozinha na preparação da ceia ou pela riqueza e diversidade de sabores colocados à mesa para a festa, o Natal traz sempre boas lembranças.

Para o chef Júnior Durski, o Natal tem um toque polonês. “Sempre tínhamos Pierogi à mesa e o Natal sempre era especial”, lembra o presidente e chef dos restaurantes Madero, que mantém até hoje as tradições da cozinha polonesa e ucraniana em seu restaurante de cozinha internacional, o Durski, eleito em 2016 o melhor de Curitiba.

O Pierogi é um pastel cozido, originário da Polônia e do oeste da Ucrânia. Normalmente, são recheados com batata, chucrute, carne, queijo ou frutas. “Esse prato tem um significado especial pra mim, é referência de comfort food, pois lembra muito minha infância. De preparo simples e muito saboroso, não podia deixar de fazer parte da minha ceia de Natal ou festas de fim de ano”, comenta.

Como essa é uma época própria para compartilhar mensagens, presentes e bons pensamentos, o chef compartilha uma receita especial de Pierogi para quem quiser variar e impressionar na sua ceia de Natal e de final de ano.

RECEITA
TEMPO DE PREPARO: 45 minutos
RENDIMENTO: 8 pessoas

INGREDIENTES PARA A MASSA
· 300 gramas de farinha de trigo
· 150 ml de água

INGREDIENTES PARA O RECHEIO
· 1 kg de batata
· 1 unidade de cebola grande picada
· 4 colheres de sopa de azeite de oliva
· 250 gramas de ricota amassada
· sal a gosto

INGREDIENTES PARA O MOLHO
· 500 gramas de patinho cortado em cubos pequenos
· 1 unidade de cebola grande picada
· 3 dentes de alho
· 200 gramas de tomate pelado
· 4 colheres de sopa de azeite de oliva
· sal a gosto
· pimenta a gosto
· cheiro verde a gosto

COMPLEMENTO (OPCIONAL)
· nata a gosto
· cebola frita
· krin (raiz forte com beterraba)

MODO DE PREPARO

RECHEIO
Cozinhe a batata até amolecer e amasse-a no espremedor. Frite a cebola no azeite de oliva até dourar e misture com a batata amassada. Adicione sal a gosto. Deixe esfriar. Quando estiver frio, misture a ricota.

MASSA
Misture a farinha com a água. Sove bem a massa até ficar lisa. Abra a massa com um rolo ou cilindro e corte com um cortador ou utilize a boca de um copo. Coloque o recheio no centro da massa e feche as bordas. Cozinhe em água salgada fervente. Estará no ponto quando boiar, aproximadamente dois minutos.

MOLHO
Esquente uma panela, coloque o azeite de oliva, a cebola, o alho e a carne. Frite até dourar. Neste ponto, acrescente o tomate picado e deixe cozinhando até a carne amolecer. Se preciso, adicione água aos poucos. Finalize temperando com sal, cheiro verde e pimenta a gosto.

Palestra gratuita

13 de dezembro de 2016 0

Estão disponíveis as inscrições antecipadas para a palestra Criatividade Além das Obras de Arte, que acontece no Garten Shopping, nesta sexta-feira. Promovido pela BTRC – Accademia Beatrice D’arte, instituição de ensino online, o evento acontece às 19h30, no Espaço Garten Mais. As vagas são limitadas e para participar basta entrar em contato pelo e-mail  contato@beatricedarte.com.br. A palestra será conduzida pelo professor de História da Arte, Matheus Henrique Camilo. O educador abordará métodos de estimular a geração de ideias, para quem deseja pensar e fazer diferente. A BTRC – Accademia Beatrice D’arte tem por objetivo trazer os alunos para mais perto da arte, de forma a iniciarem um hobbie, uma profissão ou desenvolverem-se profissionalmente.

Natal feito à mão

13 de dezembro de 2016 0

Foto_003_216 (Peças - Natal)

A procura por produtos artesanais têm aumentado neste Natal. Seja para decorar a casa ou até mesmo para presentear, o fato é que o artesanato de Pomerode enche os olhos de quem passa pela cidade. Tanto que,recentemente, um grupo de 47 artesãos locais se uniram para um projeto pioneiro no Estado e criaram o Núcleo de Economia Criativa, um espaço dedicado à arte local, administrado pelos próprios artesãos. A expectativa é de que as vendas nesse período aumentem 40%, se comparadas ao mês de novembro.   Foto_005_2016 (Peças - Natal)   Foto_004_2016 (Peças - Natal)