Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Thumbnail

Duas receitas deliciosas para comemorar o Halloween

A Fleischmann preparou duas receitas deliciosas para comemorar o halloween...

Thumbnail

Bem dourado: filé ao molho de mostarda e café

  Ingredientes 4 medalhões de filé mignon. 1 cebola média...

Thumbnail

No Dia Mundial da Banana: cinco receitas deliciosas com a fruta

A banana, assim como o brigadeiro, está entre os alimentos...

Thumbnail

Nada difícil: tortilhone com queijos e salame

    Ingredientes: Ingredientes para o molho 2 colheres (sopa)...

Calor pede saladinha leve

30 de outubro de 2014 0

Com a chegada do calor, as pessoas optam por refeições mais leves, como sucos naturais, sanduíches e saladas. Além de serem mais saudáveis, ajudam a manter o corpo em dia. Pensando nisso, o coordenador do curso de Gastronomia do Senac Gramado, Luis Policarpo Júnior, ensina a fazer uma Salada Tropical, utilizando produtos da época.

Salada Tropical

Confira como preparar a Salada Tropical

Ingredientes :
4 folhas de alface americana
4 folhas alface crespa
4 folhas de rúcula
80g cogumelo shimeji
50g tomate cereja
20g cebola roxa
3 unidades folha de hortelã
100g de abacaxi
10ml azeite oliva
folhas de manjericão

Modo de Preparo:
Em uma tigela média rasgue todas as folhas de forma uniforme. Corte a cebola roxa em rodelas bem finas e reserve. Corte os tomates cereja em 4 parte iguais. Descasque o abacaxi e corte em cubos, e os cogumelos, em lâminas. Misture todos os ingredientes com as folhas de alface e rúcula. Tempere com as folhas de manjericão e hortelã. Finalize com azeite e pimenta.

 

 

 

Duas receitas deliciosas para comemorar o Halloween

29 de outubro de 2014 0

A Fleischmann preparou duas receitas deliciosas para comemorar o halloween com as crianças. Veja como são fáceis de fazer!

Cupcake Buuuu

 

haloween

Ingredientes:
Massa:
1 embalagem de Mistura para Bolo Chocomousse (450 g)
1 copo de iogurte natural integral (170 g)
1 colher (sopa) de manteiga (14 g)
3 ovos
Raspas da casca de 1 laranja

Cobertura:
1 caixa de creme tipo chantilly (200 ml) gelado
1 copo de iogurte natural integral
Gotinhas de chocolate

Preparo:
Massa: na tigela da batedeira, junte a mistura para bolo, o iogurte, a manteiga, os ovos e as raspas de laranja. Bata na velocidade alta por cerca de 5 minutos ou até que a massa fique bem lisa e homogênea. Distribua a massa em forminhas de mini cupcakes, preenchendo-as somente até a metade. Asse em forno médio pré-aquecido (180° C) por 15 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo e seco. Retire do forno e deixe esfriar.

Cobertura: enquanto os bolinhos esfriam, bata o creme para chantilly em ponto firme e depois, ainda com a batedeira ligada, adicione aos poucos o iogurte. Continue batendo até que obtenha uma mistura homogênea.
Finalização: coloque a cobertura dentro de um saco de confeiteiro com o bico redondo e faça um espiral sobre os bolinhos assados, formando o corpo dos fantasminhas. Coloque as gotinhas de chocolate, formando os olhos e a boca.

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 24 cupcakes

Dica: Se os cupcakes forem ficar fora da geladeira por um longo período, deixe para montar os fantasminhas um pouco antes de servir.

 

 Cupcake Halloween

 

cuphalow

 

Ingredientes

1 embalagem de Mistura para Bolo sabor Laranja (450 g)
1 xícara (chá) de amoras (100 g)
2 ovos (120 g)
1 cenoura pequena cortada em rodelas (120 g)
6 colheres (sopa) de manteiga derretida (78 g)
1 embalagem de Creme tipo Chantilly (200 ml)
½ pote de geleia de uva (115 g)

Preparo
Abra a embalagem de mistura para bolo e divida o conteúdo em duas tigelas (caso tenha balança, pese 225 g da mistura em cada recipiente).
Em um liquidificador, bata as amoras com 1 ovo, 3 colheres (sopa) de manteiga derretida e ¼ de xícara (chá) de água (50 ml), até que as amoras estejam bem processadas. Passe a mistura de amoras para uma vasilha e reserve.
Acrescente, também no liquidificador, a cenoura com 1 ovo, 3 colheres ( sopa) de manteiga derretida e ¼ de xícara (chá) de água (50 ml). Bata até formar um purê denso.
Em uma das tigelas com metade da mistura para bolo, junte as amoras processadas e misture bem. Na outra metade da mistura para bolo, acrescente o purê de cenouras, misturando até obter uma massa homogênea.
Separe 15 forminhas de papel para cupcakes e disponha-as dentro de forminhas para empada, para que não abram enquanto estiverem no forno.
Preencha 1/3 do volume das forminhas com a massa de cenoura. Após, disponha a massa de amoras sobre a massa de cenoura, preenchendo 2/3 do volume total das forminhas com as duas massas.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos ou até que, quando espetar um palito no centro da massa, este saia limpo. Retire do forno e espere esfriar.
Enquanto isso, bata o creme tipo chantilly, previamente resfriado em geladeira por no mínimo 4 horas, na batedeira, até obter ponto de picos firmes.
Passe o creme para um saco de confeitar com bico tipo pitanga, e, com os cupcakes já frios, confeite-os: começando das bordas, forme uma espiral contínua até o centro dos bolinhos, de forma que toda sua superfície seja coberta.
Na hora de servir, disponha uma colher (chá) de geleia de uva sobre os cupcakes confeitados, e deixe-a escorrer para as laterais.

Rendimento: 14 a 15 cupcakes
Tempo de preparo: 40 minutos

Dica: quanto mais cor tiverem os vegetais e frutas, mais colorida a massa ficará. Prefira amoras bem maduras, cenouras frescas e laranjas sem partes esverdeadas.

Parada obrigatória

23 de setembro de 2014 4

 

Pessoal, vou dar uma paradinha nas postagens no blog até o dia 10 de outubro em função das minhas férias.

 

Até a volta!

 

Luciane

No Dia Mundial da Banana: cinco receitas deliciosas com a fruta

22 de setembro de 2014 0

Brigadeiro_Banana_DivulgacaoWalmart

A banana, assim como o brigadeiro, está entre os alimentos mais amados pelos brasileiros. Nesta segunda-feira, 22, quando é comemorado o Dia Mundial da Banana, o Instituto Walmart e o Programa Mesa Brasil Sesc apresentam uma receita que mistura esses dois sabores e ainda evita o desperdício. É o brigadeiro de mariola feito com casca de banana, item geralmente descartado quando a fruta é consumida.

Além de proporcionar o aproveitamento integral dos alimentos e aumentar o rendimento, o uso da casca de banana oferece diversos benefícios à saúde, por conter vitaminas e diversos minerais. “Esta receita é uma forma de adicionar ao brigadeiro tradicional as vantagens frutas, como a banana, que é rica em carboidratos e potássio. Além disso, contém vitaminas A, C e do complexo B, cálcio, zinco, fósforo, sódio e uma pequena quantidade de ferro. Auxilia, inclusive, no processo de digestão dos alimentos”, explica Francine Vasconcelos Fraga, nutricionista do Programa Mesa Brasil Sesc, que preparou a receita a pedido do Instituto Walmart.

Ingredientes:

3 unidades de casca de banana
4 colheres de sopa de chocolate em pó
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
Chocolate granulado para enfeitar

Modo de Preparo:

Lavar e higienizar as cascas de banana em solução clorada, após bater todos os ingredientes no liquidificador. Em uma panela média, manter em fogo brando e mexer até que o brigadeiro solte do fundo da panela. Deixar esfriar e enrolar, passando no chocolate granulado.

Rendimento: 20 porções

CONFIRA OUTRAS RECEITAS:

Cuca de banana

cuca de banana

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina
2 ovos
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
5 bananas cortadas em rodelas

Farofa:
2 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de acúcar
1 colher (sobremesa) de canela em pó
1 colher (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo:
Em uma tigela, misture o açúcar, a margarina, os ovos ligeiramente batidos, o leite, a farinha de trigo, o sal e o fermento. Coloque a massa na forma untada com margarina. Sobre a massa distribua as rodelas de banana.

Farofa: Misture a margarina, o açúcar, a canela e a farinha de trigo até formar uma farofa. Polvilhe a farofa sobre a cuca e leve ao forno preaquecido a 180ºC durante 50 minutos. Sirva.

Dica: se preferir, substitua a banana por maçã fatiada.

Receita: Anamaria

Banana empanada

Banana Empanada

Ingredientes:
30g de biscoito mousse chocolate ao leite
2 bananas nanicas
2 colheres (sopa) de mel
1 colher de (sopa) de açúcar mascavo
10g de aveia em flocos
10g de castanha do para, triturada
10g de gergelim

Modo de Preparo:
- Numa tigela funda, junte os biscoitos picados em pedaços bem pequenos, o açúcar mascavo, a aveia, a castanha do para, o gergelim, misture bem até envolver todos os ingredientes e reserve.
- Com a ajuda de um pincel espalhe o mel nas bananas e empane-as com a farofa nutritiva. Unte uma assadeira pequena com margarina, acomode as bananas e leve ao forno pré-aquecido (180º) por 10 minutos.
- Retire do forno, regue mel e sirva a seguir.

Rendimento: 2 porções

Toque do Chef: A combinação de ingredientes desta receita é bastante nutritiva e indicada para adolescentes e crianças que praticam esporte.

Receita: Isabela

Bolo cremoso de banana

bolo cremoso de banana

Ingredientes

Caramelo:
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
5 bananas prata

Massa:
1/2 tablete de manteiga em temperatura ambiente (100g)
2 xícaras (chá) de açúcar
3 ovos
1 embalagem de cream cheese (150g)
1 xícara (chá) de suco de laranja
raspas de laranja a gosto
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de Preparo

Caramelo:
Em uma panela, coloque o açúcar e deixe-o caramelizar, sem queimar. Acrescente a água e espere o caramelo derreter completamente e formar uma calda não muito grossa. Em uma forma de furo central untada, coloque o caramelo e arrume as bananas cortadas em fatias no sentido do comprimento. Deixe amornar.

Massa:
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme fofo. Acrescente as gemas e o cream cheese. Bata mais um pouco e misture o suco e as raspas de laranja. Desligue a batedeira e vá acrescentando a farinha de trigo e o fermento, mexendo com um batedor de arame. Bata as claras em neve e incorpore-as, delicadamente, à massa. Despeje a massa sobre o caramelo já resfriado. Asse em forno preaquecido em temperatura média por 40 minutos. Espere esfriar. Para desenformar, coloque o fundo da forma em contato com a chama do fogão para derreter um pouco o caramelo e soltar da forma.

Receita: Philadelphia

Lasanha de banana

lasanha de banana
Ingredientes

1 embalagem de Lasanha Festonada Isabela (500g)
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
2 latas de leite condensado
1 1/2 xícaras (chá) de amido de milho
400g de goiabada, em cubinhos
8 bananas da terra, em rodelas
1 colher (sopa) de essência de baunilha
3 litros de leite
400g de queijo coalho, ralado

Modo de fazer:
Comece preparando o creme. Numa panela grande, coloque 3 litros de leite e dissolva 1 ½ xícara (chá) de amido de milho. Junte 2 latas de leite condensado e leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo, acrescente 1 colher (sopa) de essência de baunilha, mexa delicadamente e reserve. Prepare as bananas carameladas. Numa frigideira grande, aqueça 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina, acomode as rodelas de 8 bananas, salpique 2 colheres (sopa) de açúcar por cima, deixe dourar dos dois lados e reserve.

Monte a Lasanha Direto ao Forno num refratário grande e fundo. Divida as tiras de lasanha em 4 partes e o creme, as rodelas de banana, a goiabada e o queijo coalho em 5. Alterne as camadas de creme e massa da seguinte forma: creme, rodelas de banana, goiabada, queijo coalho, tiras de lasanha, creme, rodelas de banana, goiabada, queijo coalho, tiras de lasanha, creme, rodelas de banana, goiabada, queijo coalho, tiras de lasanha, creme, rodelas de banana, goiabada, queijo coalho, tiras de lasanha, creme, rodelas de banana, goiabada, queijo coalho. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos. Retire do forno e espere 5 minutos antes de servir.

Rendimento: 20 porções

Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.
Receita: sugestão Massas Isabela

 

 

Diferente: bolinho de chuva com capuccino

21 de setembro de 2014 0

chuva
Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
½ xícara (chá) de açúcar refinado (90 g)
1 pitada de sal (0,5 g)
1 colher (chá) de fermento em pó (2 g)
2 colheres (sopa) de cappuccino em pó (19 g)
2 colheres (sopa) de manteiga derretida (24 g)
1 ovo médio (50 g)
2 xícaras (chá) de óleo de soja para fritar (400 g)
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro ou açúcar gelado (20 g)
2 colheres (chá) de canela em pó (3 g)

Modo de Fazer
1. Peneire em uma tigela a farinha de trigo, o açúcar, o sal e o fermento em pó. Faça uma cavidade e reserve.

2. Misture em uma tigela o cappuccino com ½ xícara (chá) de água. Junte a manteiga e o ovo e bata com um batedor manual por 1 minuto. Despeje na tigela com os ingredientes secos e misture até a massa ficar homogênea.

3. Aqueça o óleo em uma panela (não aqueça em excesso para a massa ficar cozida por dentro). Aos poucos disponha colheradas da massa e frite, jogando óleo sobre a massa com uma escumadeira. Retire e disponha sobre toalha de papel.

4. Sirva polvilhado com açúcar de confeiteiro misturado com a canela.

Tempo de preparo: 15 minutos (mais 10 minutos para fritar)
Rendimento: 24 bolinhos de 25 g

Receita: Melitta

Torta pizza

20 de setembro de 2014 0

torta_pizza

 
Ingredientes

Massa
¾ xícara (chá) de óleo de soja (150 g)
3 colheres (sopa) de leite (35 g)
1 ovo (55 g)
3 1/3 xícaras (chá) de farinha de trigo (400 g)
1 ½ colher (chá) de sal (3g)

Recheio
5 xícaras (chá) de queijo mussarela ralado (550 g)
2 tomates italianos, maduros, em rodelas (200 g)
1 colher (sopa) de folhas frescas de tomilho (5 g)
1 colher (sopa) de folhas frescas de manjericão (5 g)
4 fatias de bacon, fritos, escorridos da gordura (20 g)

Modo de Preparo

Massa: Em batedeira, com o batedor “gancho” e na velocidade média, leve os ingredientes da massa para bater por aproximadamente 3 a 5 minutos ou até obter uma massa macia. Em uma forma redonda e com fundo falso acomode a massa por todo o fundo e lateral. Fure a massa com a ponta de um garfo e leve para assar em forno, pré-aquecido, à temperatura de 180°C, por 10 minutos.

Recheio: Sobre a massa pré-assada polvilhe o queijo. Em seguida coloque as rodelas de tomate, as folhas de tomilho e manjericão e por último os pedacinhos de bacon frito.
Retorne ao forno, pré-aquecido, para assar por mais 20 minutos ou até que esteja dourada.
Varie usando outros queijos ou mesmo uma mistura de queijos.

Receita: Soya

O pão integral que sobrou pode virar cookies

19 de setembro de 2014 0

cookies

 
Ingredientes
1 xícara (chá) de pão integral bem picado (2 fatias)
3 colheres (sopa) de chocolate meio amargo picado
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de iogurte natural
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
1 colher (café) de óleo vegetal
½ xícara (chá) de farinha de aveia
½ xícara (chá) de aveia em flocos
Papel manteiga para a assadeira

Modo de preparo
Em um recipiente, misture todos os ingredientes, exceto o óleo, deixando por último o bicarbonato de sódio. Faça bolinhas com a massa e aperte, para dar o formato de cookies.

Forre uma assadeira com papel manteiga e unte-a com óleo. Espalhe os cookies, deixando certo espaço entre os biscoitos. Leve ao forno médio, por 20 minutos, e sirva em seguida.

Receita: Wickbold

Cupcake de parmesão com cobertura de catupiry

19 de setembro de 2014 0

234361_437899_cupcake_parmesao_catupiry

 
Ingredientes:
Massa:
6 colheres (sopa) de azeite (90ml)
1 cebola grande picada (160g)
1 xícara (chá) de leite (240ml)
2 ovos
2 e meia xícaras (chá) de farinha de trigo (375g)
1 colher (sopa) de fermento em pó
Cerca de 1 colher (chá) de sal
1 xícara de queijo parmesão ralado (100g)

Cobertura:
1 embalagem de requeijão (410g)
1 xícara (chá) de espinafre cozido bem picado (160g).

Modo de preparo:

Massa: Numa panela ou frigideira, aqueça a metade do azeite e doure levemente a cebola em fogo brando, mexendo de vez em quando. Reserve.
Numa tigela junte o leite, o azeite restante e os ovos. Misture bem até que os ovos estejam totalmente integrados à mistura.
Numa outra tigela, junte a farinha, o fermento e o sal. Despeje o líquido sobre os ingredientes secos e misture com uma colher até a massa ficar homogênea. Acrescente o refogado de cebola reservado e o queijo parmesão.
Distribua a massa entre 24 fôrmas de empada (com cerca de 6 cm de abertura e 2 cm de altura – 22,5ml de capacidade).
Coloque as forminhas numa assadeira e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 20 minutos ou até que, enfiando-se um palito no centro do cupcake, este saía limpo. Desenforme.

Cobertura:
Coloque o requeijão numa tigela e trabalhe com uma colher até ficar cremoso. Junte o espinafre e misture. Coloque o creme num saco de confeitar com bico pitanga.

Montagem:
Desenforme os cupcakes e espere amornar para colocar a cobertura.
Faça uma pitanga grande com o catupiry e espinafre, com movimento em círculo, sobre a superfície de cada bolinho. Sirva os cupcakes em temperatura ambiente.

Rendimento: 24 unidades

Dica: O espinafre deve ser cozido no vapor, espremido e bem picado. Aqueça 1 colher (sopa) de azeite e refogue o espinafre até ficar totalmente “seco”. Tempere com sal a gosto.

Variação: Substitua metade da quantidade de queijo parmesão por queijo gorgonzola.

Receita: Catupiry

Nada difícil: tortilhone com queijos e salame

18 de setembro de 2014 0

massa

 

 
Ingredientes:

Ingredientes para o molho
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola pequena picada
1 litro de creme de leite fresco
150 g de queijo provolone ralado grosso
300 g de queijo mussarela ralado grosso
400 g de queijo prato ralado grosso
sal a gosto
200 g de salame cortado em tirinhas

Ingredientes para a massa
1 colher (sopa) de sal
1 embalagem de massa tipo tortilhone (500 g)

Ingredientes para finalizar
1 pão amanhecido, ralado grosso
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Preparo:

Prepare o molho: em uma panela derreta a manteiga e refogue a cebola. Acrescente o creme de leite, os queijos e, mantenha em fogo baixo, mexendo sempre, até que os queijos derretam completamente e se forme um molho espesso. Tempere com o sal, junte o salame e reserve.

Prepare a massa: em uma panela grande ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente, acrescente ao molho e misture bem para que toda a massa fique bem envolvida pelo molho.

Passe para um refratário grande, polvilhe o pão e o parmesão misturados e leve ao forno bem alto (230 °C) por 10 minutos para dourar. Retire do forno e sirva em seguida.
Receita: Isabela

Docinho: merengue recheado com brigadeiro

18 de setembro de 2014 0

bolachinhas_de_suspiro
Ingredientes

Suspiro
4 claras de ovos (140 g)
1 ½ xícara (chá) de açúcar (270 g)
1 colher (chá) rasa de raspas de limão (1,5 g)

Recheio
1 lata de leite condensado (395 g)
6 colheres (sopa) de margarina (60 g)
2 colheres (sopa) de cacau em pó (8 g)
½ pacote de refresco em pó, sem açúcar, sabor morango (5 g)

Modo de Preparo

Suspiro:
Em batedeira leve as claras para bater até que estejam bem consistentes, mas elásticas. Junte o açúcar e bata até ponto de suspiro. Desligue a batedeira, acrescente as raspas de limão e misture bem. Em assadeira forrada com papel manteiga, com a ajuda de uma colher (sopa) ou com um saco de confeiteiro e bico liso, pingue a massa em formato redondo, deixando espaços entre eles.
Em forno preaquecido, leve para assar à temperatura de 100ºC, por aproximadamente 10 minutos ou até que fiquem sequinhos.

Recheios:
A uma panela, leve o leite condensado e a margarina para cozinhar em fogo médio, mexendo sempre, até que comece a aparecer o fundão da panela. Retire metade do conteúdo, coloque em uma vasilha de vidro e misture o refresco sabor morango. Na parte que ficou na panela, acrescente o cacau, misture bem e retire do fogo. Espere os recheios esfriarem e aplique-os sobre as metades dos suspiros, fechando-os com a outra metade, como se fossem casadinhos.

Receita: Bunge Brasil