Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Thumbnail

Bolo cremoso de milho

Ingredientes 3 ovos 1 lata de milho verde escorrida 1...

Thumbnail

Paçoca de pinhão faz sucesso no Acampamento Farroupilha

  Receita ensinada em oficinas do Piquete Lendas do Sul,...

Thumbnail

Strudel de maçãs

  Ingredientes: Um pacote de massa folhada pronta Meio limão...

Thumbnail

Macarrão com molho de queijo e salame

  É preciso muita energia para aguentar os dias de...

Paçoca de pinhão faz sucesso no Acampamento Farroupilha

16 de setembro de 2015 0

17632440

 

Receita ensinada em oficinas do Piquete Lendas do Sul, no Acampamento Farroupilha, a Paçoca de Pinhão é um dos pratos típicos gaudérios que fogem um pouco da culinária convencional mas sem perder a praticidade do preparo. A receita dada por Maria da Graça Spindola era feita pelos índios do sul que caminhavam longas distâncias e precisavam de energia.

Ingredientes
1kg de pinhão cozinho
1kg de carne de gado assada
1kg de lombo de porco assado
500g de salsichão assado (pode acrescentar frango)
200g de bacon
Cebolinha a gosto
Alho a gosto
Temperos a gosto (como cebolinha e salsa)

Modo de fazer
Triture o pinhão cozinho ainda quente em um liquidificador junto com a carne, lombo e o salsichão assados. Refogue em uma panela com óleo, a cebola, o alho, o bacon e os temperos. Quando começar dourar, junte os ingredientes triturados e deixe fritar até dourar. De preferência a carne deve ser assada (sobra de churrasco), mas também pode ser frita.

 

 

17632487

Bolo cremoso de milho

24 de junho de 2015 1

00af5f0b

Ingredientes
3 ovos
1 lata de milho verde escorrida
1 xícara de açúcar
½ xícara de óleo
½ xícara de leite
1 ½ xícara de farinha de milho
50g de queijo ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó para bolo

Modo de fazer
No liquidificador bata os ovos, o milho, o açúcar, o óleo, o leite, a farinha e queijo ralado até obter uma mistura homogênea. Desligue o liquidificador e misture o fermento em pó. Despeje numa assadeira de furo central untada e enfarinhada. Leve ao forno, preaquecido a 200° C, por aproximadamente 40 minutos ou até que esteja dourado.

Strudel de maçãs

10 de março de 2015 0

maca   Ingredientes: Um pacote de massa folhada pronta Meio limão Duas colheres de açúcar mascavo Uma colher (de chá) de canela Cinco maçãs Passas Modo de fazer: Descasque as maçãs e corte-as em cubinhos. Esprema meio limão sobre as maçãs. Misture o açúcar mascavo, a canela e as passas. image1 (2)   Abra a massa dividindo-a em dois quadrados. Coloque o recheio e feche a massa. Polvilhe canela e açúcar por cima do strudel fechado e coloque no forno pré-aquecido a 200 graus. Leva cerca de 40 minutos. A consistência da massa é crocante.   image1     bbb  

Lanche para a volta às aulas: Brownie da Galera

09 de março de 2015 0

Brownie da galera Fritz  Frida - Divulgação

 

Neste mês de março, período de volta às aulas, a Fritz & Frida ensina a receita do Brownie da Galera. É um prato perfeito para uma tarde de estudos, para lanche na escola ou para receber seus amigos em casa.

Brownie da galera
Ingredientes:
- 150g de chocolate meio-amargo, quebrado em quadradinhos
- 100g de manteiga sem sal
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 2 ovos, em temperatura ambiente
- 1/2 xícara de mistura para bolo sabor chocolate
- ½ colher (chá) de fermento em pó
- ½ xícara de amendoim torrado e moído

Modo de Preparo:
Em uma tigela refratária de tamanho médio, ponha o chocolate, a manteiga e leve para derreter em banho-maria. Após, retire do fogo. Bata os ovos com o açúcar e a manteiga. Acrescente o chocolate derretido e mexa. Coloque a mistura de bolo de chocolate, o fermento e o amendoim torrado e moído sem casca. Espalhe a mistura sobre a assadeira untada e leve ao forno pré-aquecido, moderado (180ºC), até o palito sair seco, cuidando para não deixar secar demais. Retire, deixe esfriar e corte em quadrados do tamanho desejado.

** A receita foi elaborada pela nutricionista Gládis Fazenda especialmente para a Fritz & Frida.

Macarrão com molho de queijo e salame

10 de fevereiro de 2015 0

mcheese_fumaca

 

É preciso muita energia para aguentar os dias de Carnaval. Pensando nisso, a Isabela sugere uma deliciosa combinação de macarrão com molho para você preparar antes de ir para a festa.
Ingredientes:

Molho
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola pequena picada
1 litro de creme de leite fresco
150 g de queijo provolone ralado grosso
300 g de queijo muçarela ralado grosso
400 g de queijo prato ralado grosso
sal a gosto
200 g de salame cortado em tirinhas

Massa
1 colher (sopa) de sal
1 embalagem de Tortilhone Com Ovos Isabela (500 g)

Para finalizar
1 pão amanhecido, ralado grosso
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

Molho
- Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola. Acrescente o creme de leite, os queijos e, mantenha em fogo baixo, mexendo sempre, até que os queijos derretam completamente e formem um molho espesso. Tempere com o sal, junte o salame e reserve.

Massa
- Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente, acrescente ao molho e misture bem para que toda a massa fique bem envolvida pelo molho.
- Passe para um refratário grande, polvilhe o pão e o parmesão misturados e leve ao forno bem alto (230 °C) por 10 minutos para dourar. Retire do forno e sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Tempo de forno: 10 minutos

Bolo de fubá

09 de fevereiro de 2015 0

fUBA

 
Ingredientes
1 embalagem de Mistura para Bolo de Fubá Fleischmann (450 g)
1 lata de creme de leite (395 g)
2 ovos
1 colher (chá) de sementes de erva-doce
250 g de requeijão cremoso
Preparo
Na batedeira, bata em velocidade alta a mistura para bolo, o creme de leite, os ovos e a erva-doce por 5 minutos ou até que a mistura esteja homogênea. Despeje a mistura em uma forma com furo no meio untada e enfarinhada. Transfira o requeijão para um saco de confeitar e corte a ponta, de modo que fique uma abertura de 2,5 cm. Vá apertando o saco de confeitar e despejando o requeijão sobre a massa crua, cobrindo toda a extensão do bolo.
Asse em forno médio preaquecido (180 °C) por cerca 35 minutos ou até que, ao espetar um palito na massa, ele saia limpo e seco. Desenforme e sirva morno, acompanhando o café.

Rendimento: 16 porções

Tempo de preparo: 20 minutos

Receita: Fleischmann

Carnaval e bem-estar: dicas de receitas para manter o pique

08 de fevereiro de 2015 0

O consumo excessivo de bebida alcoólica é uma das principais causas para interromper a folia no Carnaval e estragar a brincadeira. Para que você possa curtir o todo o carnaval e chegar inteiro na quarta-feira de cinzas, algumas recomendações são cruciais:

• Se beber de estômago vazio, a absorção será muito maior, logo o folião perderá um componente, então se alimente antes de beber, com alimentos de todos os grupos;

• Somente lanchinhos não irão sustentar você para a folia;

• Alimentos mais gordurosos retardam a absorção do álcool, mas também estão relacionados a doenças cardiovasculares (consuma com moderação);

• Intercalar a ingestão de líquidos com a de álcool, e isso faz a diferença pois assim vocês estará ingerindo menos álcool.

• Se acontecer de beber além, para se recuperar dê preferência a alimentos mais leves, como frutas da estação, verduras e alimentos mais secos, como pão, arroz, purê, biscoitos agua e sal e aqueles alimentos que seu corpo tolerar;

• Procure se hidratar tomando muita água ou água de coco, para repor o excesso de líquidos perdidos pela ação do álcool no organismo.

• Evite alimentos gordurosos e pesados durante a ressaca, pois podem fazer com que você enjoe e tenha sensação de estufamento.

Depois de um dia de folia, a ingestão sucos naturais são uma ótima alternativa para se reidratar, além de ser fonte de vitaminas, sais minerais e antioxidantes, com certeza estará auxiliando ao bom funcionamento do seu organismo, água de coco, suco de abacaxi com hortelã e morango, melancia com gengibre e laranja com melão e hortelã, são algumas alternativas

Algumas receitas práticas para não deixar de aproveitar a festa e se recuperar com saúde

 

008d5f6c

Abacaxi com hortelã e morango
Ingredientes:
• 3 rodelas grandes de abacaxi
• 1 maço de hortelã
• 6 morangos médios

Modo de preparo:
Adicione o abacaxi com o hortelã no liquidificador e bata até que fique liquido. Após colocar os morangos e bater deixando que ele fique em pedaços .O suco está pronto.

Suco de melancia com gengibre
Ingredientes
• 3 fatias de melancia sem caroço
• 1 colher de chá de linhaça triturada
• 1 colher de chá de gengibre ralado

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, sirva com muito gelo!

Suco de laranja, melão e hortelã

• 1 laranja descascada, sem sementes
• 200 g de melão cortado em pedaços
• 2 colheres (sopa) de folhas de hortelã fresca ou a gosto
Modo de preparo

No liquidificador, bata os ingredientes até obter um suco cremoso e sirva em seguida.

Delicioso: bolo Capim-santo

04 de fevereiro de 2015 1

bolo

 

 

Ingredientes
Massa:
- 1 ¼ de xícara (chá) de leite integral (250 ml)
- 6 folhas de capim-santo
- 1 embalagem de Mistura para Bolo de Limão Cremoso Fleischmann (450 g)
- 4 colheres (sopa) de margarina (60 g)
- 3 ovos
Glacê:
- 4 folhas de capim-santo
- 2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro (300 g)

Preparo
Massa: no liquidificador, bata o leite com as folhas de capim-canto até que as folhas fiquem bem trituradas e o leite adquira cor esverdeada. Coe o leite e descarte as folhas.
Na batedeira, coloque o leite coado, a mistura para bolo, a margarina e os ovos. Bata em velocidade alta por 5 minutos ou até que a mistura esteja homogênea. Despeje a massa em uma forma com furo no meio de 23 cm de diâmetro, untada e enfarinhada, e asse em forno médio preaquecido (180 °C) por 25 minutos ou até que, ao espetar um palito na massa, ele saia limpo e seco. Desenforme sobre o prato em que for servir.

Glacê: quando o bolo estiver assado, ferva as folhas de capim-santo com ½ xícara (chá) de água. Deixe esfriar e depois misture aos poucos ao açúcar, até que adquira uma consistência de creme homogêneo. Espalhe sobre o bolo, cobrindo toda a superfície.
Rendimento: 16 porções
Tempo de preparo: 40 minutos

Dica: o capim-santo também é chamado de erva-cidreira e capim-limão. Você pode utilizar sachês de chá em vez das folhas. Neste caso, ferva o leite do bolo com 4 sachês de chá, e para o glacê, ferva um sachê em ½ xícara (chá) de água.

www.fleischmann.com.br

Sagu de Caipirinha sem álcool

03 de fevereiro de 2015 0

Sagu de caipirinha Fritz  Frida - Divulgação

 

No auge do verão, a Fritz & Frida ensina a receita de uma sobremesa prática e saborosa: o Sagu de Caipirinha. O toque da fruta cítrica é uma boa pedida para a estação escaldante. A sobremesa é uma sugestão para quem vai receber os amigos ou deseja adicionar um sabor brasileiro à mesa.

Sagu de Caipirinha
Ingredientes:
- 1 xícara de sagu
- 1 pacote de refresco de limão
- Água
- 1 pau de canela
- 3 unidades de cravo
- ½ xícara de açúcar

Modo de Preparo:

Coloque uma xícara do sagu em uma tigela, cubra com água e deixe inchar. Separadamente, ferva o refresco preparado de limão com mais duas xícaras de água, dois cravos e um pauzinho de canela. Quando levantar fervura, junte o sagu já hidratado. Cozinhe em fogo médio por mais 15 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar. Acrescente ½ xícara de açúcar e cozinhe por mais 5 minutos. Retire do fogo, mexendo algumas vezes. Deixe esfriar em temperatura ambiente e leve para gelar. Sirva gelado.

 

Aproveite o calor para se hidratar com as águas aromatizadas

12 de janeiro de 2015 0

Águas Aromatizadas - 27 11 2014 - Tarde (27)

 
São fáceis de fazer, leves e boas para a saúde. Para amenizar as temperaturas elevadas do verão, as águas aromatizadas surgem como uma solução econômica e prática. Elas consistem em uma combinação de água com ingredientes como frutas, vegetais, ervas, mel e sementes. É uma boa alternativa para substituir o refrigerante, bebidas alcóolicas, além de ajudar na hidratação.

Segundo o professor do curso de Bartender da Faculdade Senac Porto Alegre, Edison Vanderlei dos Santos Dias, a água aromatizada não contribui para o ganho de peso por ser isenta de gorduras e conter poucas calorias. “As combinações podem ser incrementadas com alimentos com ação termogênica que ajudam a acelerar o metabolismo, o que eleva a nossa temperatura corporal e, consequentemente, favorece a queima de calorias”, esclarece.

O professor ensina duas receitas fáceis de fazer. Confira:

Água Aromatizada com Limão Siciliano e Manjericão

1 litro de água mineral sem gás
1 limão siciliano
6 folhas de manjericão
Gelo a vontade

Modo de preparo: Coloque em uma jarra um litro de água mineral sem gás, um limão siciliano higienizado e cortado em rodelas, 6 folhas de manjericão higienizadas e levemente amassadas e gelo à vontade.
Dica: As folhas de manjericão podem ser substituídas por folhas de menta, hortelã ou alecrim.

Água Aromatizada com Frutas Vermelhas e Menta

1 litro de água mineral sem gás
6 morangos frescos
6 amoras
6 mirtilos
6 framboesas
10 folhas de menta

Modo de preparo: Com todos os insumos higienizados, coloque em uma jarra: um litro de água mineral sem gás, 6 morangos cortados ao meio, 6 amoras inteiras, 6 framboesas inteiras, 10 mirtilos, folhas de menta levemente amassadas e gelo à vontade.