Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Altruísmo x Egoísmo

10 de abril de 2010 3

Quando me deparo com situações onde posso perceber claramente as ações de indivíduos envolvidos no mesmo de tipo de freqüência, como uma gôndola de supermercado com produtos escassos, um embarque de vôo internacional ou mesmo uma equipe esportiva, onde todos deveriam estar com o mesmo propósito maior, ou seja, o de contribuir para o bem comum – o sucesso esportivo de seu time –, consigo enxergar perfeitamente a praga que me incomoda desde que me conheço: o egoísmo.

Por outro lado, ele nos permite conhecer o outro lado, pessoas sem vaidade, simples e que são reconhecidas pelos seus gestos e atos desprovidos de interesse próprio, altruístas, que pensam sempre nos outros. Por isso mesmo, reconhecemos com satisfação pessoas de grande poder pessoal.

O empurra-empurra do supermercado na busca dos desejos na escassez do produto, a ânsia de passar à frente e furar a fila para embarcar numa aeronave que só decola quando todos estiverem à bordo ou ainda o atleta ou componente da equipe que só está preocupado com sua satisfação e seu desenvolvimento é tão comum aqui quanto na China. No entanto, é preciso acreditar que a salvação para os grandes problemas que vivemos em nosso mundo passa pelo processo ativo de devoção ao bem-estar dos outros e aos interesses alheios. Dar a sua contribuição à sociedade ou aos companheiros de equipe favorece o indivíduo e o atleta na questão esportiva, favorecendo, em conseqüência, todo relacionamento da humanidade e sua própria atuação dentro da equipe.

Não existe ditado popular mais sábio do que o “é dando que se recebe”. Aquilo que você dá de coração, sem interesse na volta, recebes de volta.

Um exemplo de altruísmo no esporte é o meu atleta/assistente Espiga. Ontem, no jogo 2 da série em que estamos envolvidos, ele estava embaixo da cesta, sozinho, e preferiu passar a bola ao companheiro igualmente livre ao seu lado, que converteu mais dois pontos.  Durante todo tempo ele tem interesse sincero em ajudar no crescimento dos mais jovens. Por isso, todos os jogadores do Basquete de Joinville, do mini ao adulto, têm por Espiga o maior respeito, assim como seus inúmeros fãs.

Para encerrar, relato uma antiga história oriental, onde o céu e o inferno são exatamente iguais. Nos dois lugares é servido um enorme banquete em que pratos deliciosos e quitutes de todos os gostos estão postos sobre mesas enormes. No entanto, para comer os participantes recebem palitos de um metro e meio de comprimento. No banquete do inferno, todos desistem e a comida apodrece, enquanto no banquete celeste todos alimentam altruistamente a pessoa do outro lado da mesa.

Por isso, sempre se coloque por último e serás o primeiro. Fique fora, e permanecerás dentro da equipe e da sociedade. A realização está no fato de não exagerar nos próprios interesses.

               

Comentários (3)

  • Flávio Soares diz: 10 de abril de 2010

    Valeu Bial!!
    Obrigado mais uma vez pelo seu reconhecimento…

  • Ketty diz: 12 de abril de 2010

    Mestre, estou até sem palavras depois desse texto, alias ultimamente o senhor tem me deixado sem palavras mesmo. Suas colocações foram perfeitas e deviam ser tomadas como exemplo para todas as atitudes no trato social. Vivemos num mundo cada vez mais egoista, egocêntrico e pessoas como o senhor buscam de todas as maneiras mostram o quanto isso é prejudicial, fazendo de suas vidas um exemplo a todos que estiverem a sua volta. Tenho orgulho de dizer que me espelho em vocês, orgulho de todo dia aprender um pouco e defendo, valorizo as ações e sou muito grata a tudo que recebo quando estou próxima a vocês, sempre baseada no principio de fazer de coração sem querer nada em troca, tem sido assim há um ano e como diria uma amiga minha, quanto menos eu peço, mais eu agradeço! Quanto mais eu faço sem meu importar com retorno, mais abençoada me torno. E o senhor e toda equipe são responsáveis por isso. Por isso só posso dizer muito obrigada por tudo mestre

  • Muriel diz: 12 de abril de 2010

    Incrível tuas palavras,percebemos pessoas assim todos os dias,é só pararmos e analisarmos ao nosso redor…Infelizmente,nem todos tem esta visão de servir….Mas o mais importante é que existem pessoas,como vc que consegue transmitir tua mensagem de força,vontade de mudança e vonatde de mudar pra melhor.A gente vai superar cada obstáculo e certamente iremos chegar ao nosso tão sonhado lugar merecidíssimo.Força e fé…que Deus abençoe vcs…

Envie seu Comentário