Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Desconto no Dia Nacional do Livro

29 de outubro de 2008 0

Para comemorar o Dia Nacional do Livro, hoje, 29 de outubro, o grupo Livrarias Catarinense e Livrarias Curitiba preparou um dia diferente em todas as suas lojas. A rede vai oferecer 10% de desconto a todos os clientes que comprarem livros não-didáticos em qualquer uma das 16 lojas do grupo localizadas em Curitiba, Londrina, Joinville, Blumenau, Balneário Camboriú, Florianópolis, Porto Alegre e São Paulo.

CURIOSIDADES
► 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, que ocorreu em 1810. Mas foi só a partir de 1808, quando dom João 6º fundou a Imprensa Régia, que o movimento editorial começou no Brasil.

► O primeiro livro publicado no Brasil foi “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época a imprensa sofria a censura do imperador. Só nos anos de 1930houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925.

ORIGEM
► Os textos impressos mais antigos foram orações budistas feitas no Japão por volta do ano 770. Mas desde o século 2, a China já sabia fabricar papel, tinta e imprimir usando mármore entalhado. Foi então, na China, que apareceu o primeiro livro, no ano de 868.

► Na Idade Média, livros feitos a mão eram produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para copiar os textos religiosos em latim. Uma pequena obra levava meses para ficar pronta. Atualmente, o livro fica pronto em questão de minutos.

Postado por Aldo Brasil, Joinville, SC

Envie seu Comentário