Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Eleonor não larga o pé do João

12 de janeiro de 2009 0


Quem tem filhos pequenos em casa, deve se identificar com a história do livro “Por Favor, Eleonor”, de Frieda Wishinsky. Ele conta a história de uma garotinha, Eleonor, que se recusa a deixar seu irmão mais velho, João, em paz. João faz de tudo para que ela “caia fora”, mas Eleonor faz de tudo para ficar o mais perto possível do irmão.

Desesperado, o menino chega a desejar intensamente que Eleonor se transforme num cachorro. Como num passe de mágica, ele se vê diante de uma possibilidade assustadora: Eleonor sumiu e um cãozinho surgiu, ao que tudo indica, no lugar dela. Será que o desejo de João se tornou realidade?

O livro traz dois fatos bem presentes entre crianças: a conquista de um espaço, seja para autoafirmação ou apenas para marcar território, mesmo que temporariamente. Às vezes, isso é tão intenso, que faz com que se deseje que até mesmo a irmã tome um chá de sumiço; e o “peso” na consciência ao se dar conta de que esse desejo pode ter se transformado em realidade, o que pode gerar um sentimento de culpa. Coisas de criança (e de adultos também, às vezes!).

“Por Favor, Eleonor”, de Frieda Wishinsky, com ilustrações de Marie-Louise Gay. Editora Brinque-Book, 36 páginas, preço não-informado.

Postado por Aldo Brasil, Joinville, SC

Envie seu Comentário