Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 15 janeiro 2009

Menino Caranguejo e o mistério de São Gonçalo

15 de janeiro de 2009 1


Fui ao Arquivo Histórico de Joinville fazer uma pesquisa e encontrei uma edição da revista do Menino Caranguejo. Como na capa dizia que a distribuição era gratuita, peguei um exemplar para ler mais tarde. Só para lembrar: fora essa edição especial, as outras têm um preço e podem ser compradas em algumas bancas da cidade.

Foi uma surpresa muito boa. A revista, com edição especial para o curso de capacitação sobre patrimônio cultural, traz, nas suas 14 páginas, a história do “Mistério de São Gonçalo” e brincadeiras para a criançada. Na verdade, o mistério foi o sumiço da imagem do santo. A aventura para encontrar São Gonçalo envolve o Menino Caranguejo e sua turma.

O legal é que a trama é ambientada em Joinville, sendo mostrados vários lugares da cidade. Para resumir, a saga da galera do Caranguejo começa no Morro do Amaral e chega até a Estrada Bonita, retornando ao local onde tudo começou para uma grande festa. Como enredo, a importância de se manter as tradições.

Pena que eu não consegui informação sobre onde as pessoas podem descolar um exemplar dessa revista, mas se você vir uma por aí dando sopa, pode ler, porque é bem interessante. Quem quiser, também pode acompanhar as aventuras do Menino Caranguejo no caderno “Anexo”, de “A Notícia”.

Postado por Aldo Brasil, Joinville, SC