Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Devir apresenta "Liah e o Relógio"

03 de abril de 2009 0

Por causa da morte de sua mãe, Liah, ainda uma garotinha, se dá conta de que existe um “último dia” para todas as pessoas. Atemorizada pela dúvida acerca de quando será o seu último dia, Liah passa a esperar pelo último dia, todos os dias, vendo-se presa num círculo de angústias e medos.

Certa manhã, no entanto, a pequena Liah acorda em um mundo alternativo e estranho, no qual ela é apresentada ao Cuco da sala de estar, um velho relógio que mora no alto da parede e insiste em dizer que a Liah é um relógio como ele.

Por meio de longas e divertidas conversas, o Cuco mostrará para Liah uma nova maneira de entender o tempo e sua relação com ele, o que mudará para sempre, o modo como Liah compreende o que é a vida, a existência, e a verdadeira natureza daquilo que seria o seu “último dia”.

O livro, editado com o apoio do Programa de Ação Cultural (PAC) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, tem um aspecto interessante: não se sabe exatamente a idade da menina Liah, mas ela faz questionamentos que mostram um amadurecimento que vai muito além da sua idade biológica. Talvez o fato de ter perdido a mãe tenha ajudado a desenvolver um lado mais crítico na garotinha.

Como recomendação, “Liah e o Relógio” é um daqueles livros que os adultos devem ler para os pequenos, criando um clima de descoberta. E Liah é acompanhada, na história, por Seu Pai, que lhe passa alguns ensinamentos, como este:

Guarda a minha palavra: nenhum fio de seus cabelos, minha filha, vai cair antes da hora. Esqueça quando. Deixe que o tempo cuide do tempo.

“Liah e o Relógio”, de Marcela Godoy, ilustrado por Weberson Santiago. Devir Livraria, 134 páginas. R$ 49,00.

Postado por Aldo Brasil, Joinville, SC

Envie seu Comentário