Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Ambira, embira, taturana... que bicho é esse?

09 de abril de 2009 1

Um inseto, várias denominações

Chegaram à redação de “AN”, por e-mail, opiniões de leitores, alguns irados, outros mais ponderados, questionando a grafia usada pela redação para se referir à espécie de lagarta que infestou algumas casas em Joinville. No site, a reportagem sobre a invasão das lagartas (outro nome dado ao bicho) somou 13 mil acessos em 24 horas.

Realmente, se formos adotar os dicionários “Aurélio” e “Houaiss” como “documentos oficiais”, a palavra correta para designar esses insetos seria ambira. Porém, pesa a favor da pronúncia “embira” o fato de que é a mais comum em Santa Catarina, pelo menos na região Norte.

Dando uma olhadinha a mais nos dois dicionários, vamos encontrar outra curiosidade a respeito do nome desse bicho: o “Aurélio”, por exemplo, dá a definição de ambira:

Substantivo feminino. 1.Bras. SP Zool. TATARANA, em certas regiões.

Isso mesmo: tatarana, quando a maioria das pessoas fala taturana. Está errado falar taturana? Claro que não. Afinal, é uma forma popular que se consolidou. O dicionário até registra a palavra taturana, mas remete àquela usada na definição de ambira.

Já a palavra embira é definida, pelo “Aurélio, como:

Substantivo feminino. Bras. 1.Bot. Designação comum a várias espécies arbustivas da família das timeleáceas e do gênero Daphnopsis, de flores inconspícuas, e que se caracterizam por produzir boa fibra na entrecasca. Ocorrem nas matas úmidas. 2.A casca da embira-branca. 3.Qualquer casca ou cipó usado para amarrar. [Var.: envira.]

Veja que até mesmo essa palavra tem a variante envira, conforme o tópico 3.

Para emendar a prosa, o inseto recebe mais um nome: mandorová. Essa palavra também tem variações na escrita (e na pronúncia) conforme a região: mandruvá, druvá, manduruvá, mandarová, mandaruvá, marandová. São diversas as formas de escrever e falar o nome de um mesmo ser. Por isso, “AN” fez uma brincadeira no título da contracapa da edição desta quinta-feira.

Postado por Aldo Brasil, Joinville, SC

Comentários (1)

  • Jose diz: 10 de abril de 2009

    Embira realmente refere-se a especie de arvore. Existe ate uma moda caipira famosa: “Num saco de estopa com embira amarrado…”
    Pra mim, esses insetos ai sao os bichos cabeludos ou bichos cachorrinhos. Mas a lingua “brasileira” e rica em variacoes, entao todas as formas acabam sendo aceitaveis.

Envie seu Comentário