Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Educação infantil é tema de livro de joinvilenses

15 de abril de 2009 1


As formas, as linguagens e as experiências vividas com a aprendizagem das crianças são o material de estudo do livro “Uma Educação pela Infância: Diálogo com o Currículo do 1º Ano do Ensino Fundamental”, da Editora Univille, que será lançado nesta quinta-feira (dia 16), às 19h, no anfiteatro 1 do campus universitário de Joinville. O livro, de autoria das professoras Silvia Pillotto, Leda Pereira, Carla Ropelato, Berenice Garcia, Letícia Bohn e Gabriela Fischer, é patrocinado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e vai ser distribuído gratuitamente nas escolas. 

A obra propõe uma reflexão sobre as relações estabelecidas com crianças e sobre as proposições educativas que podem ou não potencializar o conhecimento sensível na infância: imaginação, criação, emoção, intuição e percepção. “Essa experiência interroga a infância que convive conosco e nos instiga a cada momento a refletir. São interrogações que nunca se encerram — pois a infância será sempre uma presença enigmática — provocando rupturas, aberturas, novos olhares… Um exercício em que todos são autores — crianças/alunos, professores, comunidades — formando uma rede de desejo de aprender compartilhadamente”, explica uma das organizadoras e autoras do livro, professora Silvia Sell Duarte Pillotto.

Segundo a professora, trata-se de um plano que não diz o que fazer, não oferece as coordenadas e não se fixa em um único propósito. “Antes de tudo, liberta a infância, pois escuta e conversa, levando a situações inusitadas. Nessa aventura, observamos vontades, dificuldades, alegria e tantos outros sentimentos que contribuem para que sejamos ou não afetados por algo ou alguém, interagindo e produzindo saberes, provocando múltiplas conexões que abrem possibilidades a trajetórias inventivas, pois dialogam com a infância que aprende, sente, inventa, brinca, improvisa”, completa.

O projeto do livro inclui a possibilidade de treinar gratuitamente grupos de professores interessados em desenvolver projetos escolares de educação infantil.

SERVIÇO

O QUÊ: lançamento do livro “Uma Educação pela Infância: Diálogo com o Currículo do 1º Ano do Ensino Fundamental”, de Silvia Pillotto, Leda Pereira, Carla Ropelato, Berenice Garcia, Letícia Bohn e Gabriela Fischer. Editora Univille. ONDE: anfiteatro 1 do campus universitário de Joinville. QUANDO: nesta quinta-feira (dia 16), às 19h. QUANTO: distribuição gratuita às escolas.

Postado por Aldo Brasil, Joinville, SC

Comentários (1)

  • Vera Lucia Orige Klemer diz: 11 de setembro de 2012

    Gostei do Titulo do Livro ‘ Uma Educação Para Infancia’ e gostaria de saber mais a respeito ou talvez comprá-lo, já entrei em contato com a livraria curitiba e Midas e não achei o livro para adquirir.

    *************
    Nota do blogueiro:
    Olá, Vera. Obrigado por acessar o meu blog. Talvez você consiga na Editora da Univille, responsável pela obra. Os telefones são: (47) 3461-9027 e 3461-9110.

Envie seu Comentário