Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Inserção social no trabalho é tema de livro

20 de abril de 2009 0

A inserção social de pessoas com necessidades especiais, conhecidas como PNDE, é um assunto cada vez mais debatido e tema do livro que será lançado dia 22, na Megastore da Livrarias Curitiba em Joinville. “Trabalho e Pessoas com Deficiência” é resultado do desenvolvimento de pesquisas e de articulações entre pesquisadores que têm investigado sobre a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho em várias regiões do Brasil.

Traz ainda pesquisas desenvolvidas com pessoas que apresentam deficiência, tanto em situações de desemprego quanto inseridas no mercado de trabalho; práticas de inclusão desenvolvidas em organizações; perspectivas de análise do processo e instrumentos de diagnóstico que poderão ser utilizados tanto em pesquisas quanto em intervenções.

“O conteúdo do livro tangencia tópicos da psicologia organizacional e do trabalho, da administração, da ergonomia, da educação corporativa, da educação especial e das políticas públicas. Trata-se de uma fonte inédita e valiosa para todos os interessados na inserção de pessoas com deficiência no mundo do trabalho”, afirma Valdirene Daufemback, uma das autoras da obra.

Aprofundar e dar visibilidade às possibilidades de inclusão das pessoas com deficiência no mercado do trabalho, bem como apresentar a comunidade o resultado de pesquisas científicas realizadas na área são os objetivos central da obra.

“Durante a formação universitária, a convivência com a diversidade foi tema de interesse em várias matérias, porém em um estágio extracurricular realizado no Manicômio Judiciário em Piraquara (PR), fiquei sensibilizada ao constatar que a sociedade cria meios para afastar aqueles que de certa forma são o resultado do seu próprio insucesso”, afirma. ”Essa análise foi transportada para outros espaços institucionais e quando comecei a trabalhar na Associação dos Deficientes Físicos de Joinville (Adej) em 1997, pude intervir diretamente nessa questão”, completou.

Valdirene é psicóloga, especialista em gestão de pessoas, mestre em psicologia. Atualmente, é responsável pelo Programa da Valorização da Diversidade na Embraco, professora da Univille no curso de Direito, integra a diretoria colegiada do Centro de Defesa de Direitos Humanos de Joinville, o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e a Comissão Nacional de Fomento aos Conselhos da Comunidade, ambos do Ministério da Justiça.

O LANÇAMENTO

“Trabalho e Pessoas com Deficiência” (Ed. Juruá, 303 páginas, R$ 64,00) será lançado dia 22, a partir das 19h30, na Megastore da Livrarias Curitiba em Joinville. Mais informações: (47) 3433-6400.

Postado por Aldo Brasil, Joinville

Envie seu Comentário