Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Tem gente que escreve torto...

27 de abril de 2009 0


O assunto da moda é o acordo ortográfico entre os países que têm o idioma português como língua oficial. Ele entrou em vigor, no Brasil, a partir de 1° de janeiro, mas tem um período de “transição” de três anos, dentro do qual valerão tanto a grafia “antiga” quanto aquela ditada pelo novo acordo.

A reboque desse acordo, a Academia Brasileira de Letras (ABL) teve de elaborar um novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, o Volp, para os mais íntimos, que foi publicado praticamente três meses depois da assinatura do presidente Lula que colocou em vigor as novas grafias. Para uma perfeita sincronia, creio que o ideal seria o Volp, que custa R$ 120 na livraria mais perto da sua casa, fazer parte do pacotão ortográfico no começo do ano. Mas tudo bem… antes tarde do que nunca. Para quem achava que a sopa de letrinhas estava completa, digo que ainda falta um ingrediente: a atualização do Volp na página da ABL na internet.

Com perdão à franqueza, acho um atraso absurdo e inadmissível a ABL, que é a “capitã” nessa barca, ainda não ter atualizado o seu site. Se já existem dezenas de sites tentando dar uma forcinha ao pessoal que lida com palavras, por que cargas-d`água a casa dos imortais ainda está com tudo velho em folha?

No pé da página na internet há o seguinte aviso:

“Observação: esta versão digital ainda não foi atualizada conforme a nova ortografia em vigor. No momento, a Academia Brasileira de Letras desenvolve um nova versão do VOLP e, em breve, ela estará disponível nesta seção para consulta.”

Com a devida vênia do José António Baço, cronista de “AN”, como diz o velho deitado, tem gente que escreve torto por linhas retas.

Postado por Aldo Brasil, Joinville, SC

Envie seu Comentário