Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Livro mostra o que está na boca do povo

14 de maio de 2009 0


Você, provavelmente, já ouviu expressões como “fazer boca-de-siri” ou “a cobra está fumando”. Invariavelmente, a maioria das pessoas sabe o significado de tais expressões, mas ignora a origem.

O livro “O Pulo do Gato 3 — o Berço de Palavras e Expressões Populares”, de Márcio Cotrim, mostra justamente onde nasceram e o significado delas. Aliás, a língua portuguesa é riquíssima desse tipo de recurso que as pessoas usam para “enfeitar” o discurso.

A obra, já em seu terceiro volume, é um delicioso presente de leitura e de revelação da imaginação criadora de uma língua e de seus falantes. O livro mostra 270 expressões que usamos diariamente. Além das já citadas acima, é interessante descobrir como surgiram expressões do tipo larápio, sanduíche, fazer nas coxas… Por essas e outras, está aí o livro de Márcio Cotrim para você lavar a égua. E pode tirar o cavalinho da chuva, pois se quiser saber mais, esses são outros quinhentos. Quem ler este livro vai se divertir à beça.

“O Pulo do Gato 3 — o Berço de Palavras e Expressões Populares”, de Márcio Cotrim, com ilustrações de Osvaldo Pavanelli. Geração Editorial, 128 páginas, R$ 34,90.

Postado por Aldo Brasil, Joinville, SC

Envie seu Comentário