Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Jornalista lança livro-reportagem sobre Israel

27 de novembro de 2009 1


Com um tanto de pesquisa, outro tanto de entrevistas e muitas xícaras de chá tomadas dentro dos lares israelenses, Sabrina Abreu, em seu livro “Meu Israel — Viagem ao País Onde o Céu e a Terra se Encontram”, mostra Israel por diferentes ângulos, sempre se distanciando dos estereótipos que costumam ser ligados ao país. O bom humor e o olhar sempre curioso sobre as situações do cotidiano justificaram os elogios feitos por Moacyr Scliar na contracapa do livro, que, segundo ele, é “um retrato vívido, informado e sensível da realidade israelense. Uma excelente contribuição (e muito brasileira) para um tema que está sempre na ordem do dia”.

Além de ser convidado a conhecer o país de Norte a Sul, passando pelas principais cidades — Tel-Aviv, Jerusalém, Eilat, Haifa, Tiberíades — e pelos pontos turísticos imperdíveis como Mar Morto, Galileia, Masada, o leitor é convidado a inteirar-se dos diálogos com cidadãos e imigrantes de diferentes etnias que fazem aquela nação ser o que é. Vale a pena descobrir o ponto de vista do adolescente sudanês refugiado em Israel, do árabe muçulmano que vive em Jerusalém Oriente, da primeira mulher a ser ordenada rabina e da octogenária sobrevivente do Holocausto que saiu da antiga Tchecoslováquia e, hoje, vive bem perto do mar de Tel-Aviv.

O livro também conta com mais de 100 fotos das paisagens e pessoas encontradas pelo caminho. A mistura do texto e da imagem, do diário de viagem com as entrevistas tão caras ao jornalismo, fazem de “Meu Israel” uma obra das mais delicadas — ainda que seja um livro forte, muitas vezes, e engraçado, em tantas outras.

“Meu Israel — Viagem ao País Onde o Céu e a Terra se Encontram”, de Sabrina Abreu. Editora Leitura, 174 páginas, R$ 35,00.

Postado por Aldo Brasil, Joinville, SC

Comentários (1)

Envie seu Comentário