Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Uma história de bullying e ciberbullying

30 de novembro de 2009 1


Humilhação, hostilidade, ataque, difamação e covardia constituem uma fórmula que tem nome: bullying ou cyberbullying. Essa é uma realidade presente em muitos ambientes frequentados pelas pessoas, como a escola, a faculdade e até o local de trabalho. E esse tipo de ataque pode vir inclusive pela internet, escondendo a face do agressor.

Luciana sabe bem o que é isso. Ela fica até altas horas em seu computador, trocando mensagens com muitos amigos de sua rede de relacionamentos e interagindo com outros usuários de jogos online. Acha a realidade virtual muito mais interessante do que o “mundo real”.

No entanto, quando Marcelo a escolhe como alvo e começa a bombardeá-la com mensagens ofensivas pelo celular e pelo computador, Luciana fica transtornada, sem saber como agir com esse inimigo desconhecido. A situação se agrava no colégio quando Leonardo envolve Marcelo na prática do cyberbullying para difamar Henry, outra vítima desse tipo de afronta.

Luciana e Henry são as vítimas. Leonardo e Marcelo, os agressores. Quem vai tomar uma atitude para coibir essa guerra?

“A Face Oculta — Uma História de Bullying e Ciberbullying”, de Maria Tereza Maldonado, com ilustrações de Manuela Eichner. Editora Saraiva, 96 páginas, R$ 23,80.

Postado por Aldo Brasil, Joinville, SC

Envie seu Comentário